sábado, 18 de junho de 2016

VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande (pronúncia AFI[vɐrzeaˈɡɾɐɲde]) é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. É a segunda cidade mais populosa do estado, a 7ª mais populosa do Centro-Oeste, a 100ª cidade mais populosa do Brasil e está em conurbação com Cuiabá, na qual é separada pelo Rio Cuiabá. Pertence à Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá.
Na cidade, está localizado o principal aeroporto do estado (Aeroporto Internacional Marechal Rondon - CGB), servindo Cuiabá e região metropolitana. Portanto, Várzea Grande é a principal porta de entrada de Mato Grosso.
É também o 3º maior PIB do estado de Mato Grosso (ficando atrás de Rondonópolis e da capital) e o 148º maior do país.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

A origem do nome provém da extensa planície plano e baixo à margem direita do Rio Cuiabá e que se eleva a 185 metros acima do nível do mar [9] , na qual nasceu o núcleo original que se desenvolveu e abrangendo enormes várzeas. [10]

História[editar | editar código-fonte]

Várzea Grande foi fundada em 15 de maio de 1867, pelo presidente da província de Mato Grosso o Brigadeiro José Vieira Couto de Magalhães, com oAcampamento Couto Magalhães, no período da Guerra do Paraguai. Sua origem está ligada a doação de uma sesmaria por parte do Governo Imperial em1832 aos Índios Guanás, considerados mansos pelos portugueses e hábeis canoeiros e pescadores, com a denominação de Várzea Grande dos Guanás, foi também caminho obrigatório das boiadas que vinham de Rosário Acima (Hoje Rosário Oeste) em direção a Cuiabá.
Àquela época, Várzea Grande era um ponto estratégico: fazia divisa com Cuiabá pela margem esquerda do Rio Cuiabá e pela barra do Rio Coxipó.
Em 1886, Várzea Grande torna se distrito de Cuiabá, após a promulgação da Lei provincial nº 145, de 6 de abril de 1886 que regulamentava como novo nome, Paróquia de Várzea Grande.
Os anos 40 foram marcados por importantes obras de infraestrutura como a construção da ponte de concreto Júlio Müller, inaugurada em 22 de Janeiro de 1942e da chegada da energia elétrica em 1945 tornando-se a cidade no terceiro distrito de energia de Cuiabá.
Em 1948, Várzea Grande se emancipou de Cuiabá, após a promulgação da Lei estadual nº 126, de 23 de setembro de 1948 de autoria do deputado estadual Licínio Monteiro da Silva.
Em 1956 a pista de decolagem de aeronaves é transferida da Vila Militar, em Cuiabá, para o bairro Jardim Aeroporto, em Várzea Grande.
Em 1964 é inaugurado terminal do Aeroporto Marechal Rondon.
Em 1985 foi fundada a Associação Comercial e Industrial de Várzea Grande, hoje, Associação Comercial e Empresarial de Várzea Grande.

Geografia[editar | editar código-fonte]

O relevo do município encontra-se sob o domínio da baixada do Rio Paraguai calha do Rio Cuiabá, onde verificam-se três tipos de bioma: cerradoPantanal e Floresta Amazônica. Sua formação geológica está na cobertura dobrada do Proterozóico, com grantóides associados a faixa móvel Brasiliana. Sua área está portanto, inserida no cerrado mato-grossense. Sua hidrografia é a Grande Bacia da Prata, contribuindo com a Bacia do Rio Cuiabá estende-se ao longo dos limites de CuiabáSanto Antônio do LevergerPoconé e Rosário Oeste até o Pantanal.
A cidade de Várzea Grande apresenta um clima tropical quente semiúmido, com temperatura média anual entre 22º - 32º Celsius com maior intensidade nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março. A umidade relativa do ar média anual é de 60 % e a precipitação pluviométrica é de 1316,4mm.
Por sua condição geográfica e climática, Várzea Grande apresentava uma cobertura vegetal primitiva nativa representada pelo Cerrado, bem como de Floresta Amazônica.

Topografia[editar | editar código-fonte]

  • Várzea Grande está a uma altitude de 789 metros [11]

Clima[editar | editar código-fonte]

[Esconder]Nuvola apps kweather.svg Dados climatológicos para Várzea Grande (Mato Grosso) Weather-rain-thunderstorm.svg
MêsJanFevMarAbrMaiJunJulAgoSetOutNovDezAno
Temperatura máxima absoluta (°C)38,237,437,438,136,136,237,339,241,140,8403941,1
Temperatura máxima média (°C)32,632,632,933,731,630,731,834,134,13433,532,532,8
Temperatura mínima média (°C)23,223,123,122,620,518,1171921,422,823,223,221,4
Temperatura mínima absoluta (°C)19,219,215,410,876,83,3610,213,315,818,43,3
Precipitação (mm)22120620611451131013511251681291 376
Dias com chuva1919171263246101518131
Fonte: weatherbase[12] 09 de junho de 2014
Fonte #2: Instituto Nacional de Meteorologia (1961-1990).[12]

Parques e áreas verdes[editar | editar código-fonte]

Atualmente há em Várzea Grande, um limitado polo de fauna e flora, dentre os quais merecem maior destaque:
Parque Tanque do Fancho - Localiza-se ao lado do Paço Municipal. Muito utilizado pelos moradores da região para as práticas de exercícios físicos.
Parque Bernardo Berneck - Localizado no bairro Jardim Paula I, é a única área verde de importância da região. Conta com aproximadamente 28 hectares;
Parque Flor do Ipê - Localiza-se no bairro Carrapicho, numa área de 19 hectares sendo 4 hectares de trilhas suspensas onde é possível ver macacosesquilos e tamanduá-mirim, além de diversas aves e plantas nativas. A maioria das árvores possuem placas descritivas, com nome popular e científico.

Subdivisões[editar | editar código-fonte]

município de Várzea Grande tem 12 distritos, alguns deles mais afastados do centro da cidade.

Economia[editar | editar código-fonte]

Avenida da FEB, Importante via comercial que liga o bairro Cristo Reiao centro da cidade
Atividades econômicas em Várzea Grande (2012)[13]
A Economia de Várzea Grande surgiu com os Índios Guanás tendo sido os precursores da indústria manual com as redes cuiabanas e da confecção de cerâmica. Possuindo como base o comércio de troca e o cultivo da terra na virada dos séculos XIX e XX, o município foi um importante fornecedor de redes grosseiras e carne seca, esta muito apreciada por aventureiros que nesta região passaram a criar gado na região do atual distrito da Praia Grande e ao sul do atual município de Nossa Senhora do Livramento. Com fim da Guerra do Paraguai, a sociedade foi se formando a partir dos vaqueirossoldados e presos paraguaios. Com o abate de reses para a fabricação de carne seca, os moradores passam à fabricação de artigos para montaria aproveitando-se do couro para a confecção de cordas, laços, moitos, sogos, peias, caronas, tropins, e arreamentos em geral que eram era vendidos sob encomenda, à proprietários de terra dos municípios de Nossa Senhora do Livramento e Poconé. Em 1948 o município aumenta o seu comércio com a capital Cuiabá fornecendo-lhe: carne, galináceos, suínos, lenhas, carvão, material para construção e uma grande quantidade de cereais. A partir das década de 60, houve a iniciativa de se doar terras e incentivos de toda a natureza.
As primeiras iniciativas de industrialização em Várzea Grande tiveram início de suas atividades no começo da década de 70 com as indústrias madeireiracerâmica,frigorifica, de bebidas e balaios.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2011, o município se encontra em 148º lugar no Brasil[8] e em 3° lugar no estado em relação ao seu PIB (Produto Interno Bruto)..[14]

Comércio[editar | editar código-fonte]

Possui centros comerciais destacando-se entre eles:
  • Várzea Grande Shopping: Situado entre as Avenida Filinto Muller e Avenida Artur Bernardes no bairro Jardim Aeroporto a oeste do município, possui mais de 200 lojas e é, atualmente, o principal centro de compras e multiuso da cidade, contando 88.000m² e com ampla gama de lojas âncoras e 6 salas de cinema com tecnologia 3D;
O município conta com algumas galerias comerciais na região central, merecendo destaque os instalados no bairro Cristo Rei. No comércio popular estão também concentrados na região central o Shopping Popular e o Popular Shopping no Bairro Jardim Ouro Verde e no Cristo Rei.
Possui também diversas concessionárias de automóveis, de máquinas e implementos agrícolas e equipamentos industriais para indústrias de extração de madeira.
O comércio e serviços também está concentrada em diversos bairros entre as mais importantes regiões estão:
Centro - É a mais tradicional e importante área comercial da cidade. Tem como destaque as Avenidas Couto Magalhães e Filinto Muller;
Cristo Rei - Com grande presença de concessionárias, lojas de departamentoatacadistas e comércio em geral. Entre as avenidas de destaque estão a Avenida da FEB, Avenida Ari Paes Barreto, Avenida Dom Orlando Chaves e a Avenida Julião de Brito;
Jardim Glória - Concentra o comércio nas Avenida Júlio Campos e Avenida DNER com destaque para lojas de autopeças, materiais para construção e comércio em geral;
Guarita - Os destaques são a Avenida Ulisses Pompeu de Campos e a Estrada da Guarita onde se concentram empresas de retífica de motores, autopeças e tornearias, frigoríficos e metalúrgicas.
Jardim Ouro Verde - Comércio concentrado na Avenida Alzira Santana e também na Avenida Frei Coimbra;
Jardim Aeroporto - É uma das mais importantes e valorizadas regiões comerciais de Várzea Grande tendo como destaque as Avenidas João Ponce de Arruda estendendo-se pela Avenida Artur Bernardes com modesta concentração de HipermercadosBares e Restaurantes e importante rede hoteleira.

Indústria[editar | editar código-fonte]

Várzea Grande concentra um dos maiores e mais diversificados parques industriais do Estado. Estão no município indústrias alimentíciacerâmicabebidasmetalúrgicaagroindústriaplástica e indústria de colchões.
Em Várzea Grande, estão instaladas diversas indústrias como a Minerva FoodsRefrigerantes Marajá, Estofados Acent, Companhia de Distribuição AraguaiaRenosa (Subsidiária da Solar Refrescos), Ampava Indústria de Bebidas Multimarcas, Cerâmica Lavaqui, Silbas Alimentos, Videplast, Isoeste, Cerâmica Santo André, Sedavinil Tintas, Curtume Viposa, Urbano Agroindustrial, Varella Vidros, MT Indústria Química, Laromi Fertilizantes, Cremoso Alimentos, Emam Asfaltos, Frical Frigorifico, Pequi Alimentos, Prol Metalúrgica e Colchões Ortobom. É ainda um dos maiores e mais importantes centros logísticos, contando com a maior concentração de empresas atacadistas em Mato Grosso e com alguns Centros de Distribuição como da BRFYokiCoprodia e Usinas Itamarati.

Agricultura[editar | editar código-fonte]

A agricultura de Várzea Grande é de subsistência e sua pecuária é pelo sistema de cria, recria e corte[15] , o município conta o Centro de Abastecimento da Agricultura Familiar na Rodovia Mário Andreazza.[16]

Demografia[editar | editar código-fonte]

A população de Várzea Grande, de acordo com o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresenta os seguintes dados:
Fonte: PNUD.[17]
Evolução demográfica de Várzea Grande MT[18]

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento humano[editar | editar código-fonte]

Saúde[editar | editar código-fonte]

O município conta com cinco hospitais (públicos e privados), sendo que merecem destaque:
  • Hospital Metropolitano ;
  • Pronto Socorro de Várzea Grande;
  • Sociedade Hospitalar Santa Rita;
  • Hospital São Lucas;
  • Hospital e Maternidade Lírios dos Vales;
Também se fazem presentes cinco policlínicas, além do Centro de Especialidades Médicas de Várzea Grande, diversos centros odontológicos e três Centros de Atenção Psicossocial (Caps), um Centro de Especialidades Médicas, entre outros pólos de atendimento (Serviço de Assistência Especializada - SAE em DST/HIV/AIDS, Centro Integrado da Mulher e Vigilância em Saúde - Sanitária e Epidemiológica, Centro de Zoonoses, Consultório de Rua, etc.). [20]
O município apresenta os seguintes índices ligados a saúde:

Saneamento básico[editar | editar código-fonte]

O Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE) é a autarquia responsável pelo abastecimento de água, rede de esgoto no município. Em 2011, segundo o próprio DAE, 97% das residências tinham acesso à água encanada. Cento e quinze poços garantem o abastecimento de água.[22] . A água que abastece a população é oriunda do Rio Cuiabá, que tem como adutores 12 cursos de água com braços menores e 20 córregos [23] e se transformam em áreas alagadas, várzeas como a lagoa do Jacaré no bairro Cristo Rei. Em 2013, havia aproximadamente 77 000 ligações de água no município. [24]

Transportes[editar | editar código-fonte]

Vista interna do Aeroporto Internacional Marechal Rondon. A pintura, que tem, como tema, o Pantanal, na verdade esconde a parte que está para ser ampliada.
Aeroporto de Cuiabá e Várzea Grande – Marechal Rondon, também conhecido por Aeroporto Internacional Marechal Rondon - (IATA: CGB, ICAO: SBCY), é o principal aeroporto de Mato Grosso e o segundo mais movimentado aeroporto da região Centro Oeste, serve Cuiabá, está localizado no município no bairro Jardim Aeroporto, ocupando uma área de 7 km².
VLT Cuiabá e Várzea Grande, será construído na Avenida Arthur Bernardes junto a Avenida João Ponce de Arruda no Bairro Jardim Aeroporto terá 22,2 km de extensão, 32 estações, sua primeira linha ligará o Aeroporto Internacional Marechal Rondon a Avenida Rubens de Mendonça no Centro Politico Administrativo e a segunda a região do Coxipó ambas em Cuiabá.

Transporte Público[editar | editar código-fonte]

O transporte coletivo de Várzea Grande está monopolizado pela empresa União Transportes que opera o sistema de ônibus urbano municipal em 2 linhas estruturais, que fazem a ligação dos bairros com o centro da cidade e ao centro de Cuiabá através do Terminal de Integração André Maggi (Municipal no lote 1 - verde; Dentro do município e no lote 2 - azul Intermunicipal), Através dos itinerários 07- Rodoviária, 24 - Shopping Pantanal e 55- Coxipó e fora do terminal o 08- Verdão, 21 - Unipark ao Centro de Cuiabá, 22 Jaime Campos ao Centro de Cuiabá. Segundo o Detran do MT, a frota de Várzea Grande e Cuiabá é composta por um total de 292.219 veículos ( 77.045 e 215.174 respectivamente), sendo que 152.366 são automóveis (35.056 e 117.310 respectivamente) e 77.024 são motocicletas/motonetas (25.325 e 51.699 respectivamente) (est. RENAEST 2008)

Rodovias[editar | editar código-fonte]

Várzea Grande é cortada por rodovias de grande importância no cenário estadual e federal, sendo elas:
  • BR-163 - Começa no Bairro São Matheus a divisa com o município de Jangada recomeça na região norte de Mato Grosso e termina no município de Santarém no estado do Pará;
  • BR-070 - Rodovia liga Várzea Grande aos municípios de Nossa Senhora do Livramento, a Cáceres a divisa com a Bolívia;
  • Rodovia dos Imigrantes - Serve de ligação das BR-163 e BR-070 a BR- 364, passando pelos municípios de Santo Antônio do Leverger a Cuiabá atravessando a Ponte Pênsil que liga Várzea Grande aos municípios limítrofes;
  • Rodovia Mário Andreazza - Assim como a Rodovia dos Imigrantes essa rodovia serve de ligação com as BR-070 e BR-163, para a capital mato-grossense sentido norte, atravessando por diversos Bairros e importantes indústrias, conjuntos habitacionais da cidade;
  • Rodovia Leôncio Lopes de Miranda - Mais conhecida como Estrada da Praia Grande (MT 050). Começa no bairro Costa Verde e liga os distritos de Bonsucesso e Praia Grande a Rodovia dos Imigrantes.

Principais vias urbanas[editar | editar código-fonte]

Ponte Sérgio Motta: Importante ligação de Várzea Grande a Cuiabá
Dentre os principais logradouros de Várzea Grande, destacam:

Ligação Bairros:[editar | editar código-fonte]

  • Avenida Couto Magalhães: Liga o centro ao bairro Água Vermelha;
  • Avenida Alzira Santana: Importante avenida que liga o centro ao bairro Nossa Senhora da Guia;
  • Avenida Castelo Branco: Liga o centro ao bairro Costa Verde;
  • Avenida Pedro Pedrossian:liga o centro ao Bairro Jardim Aeroporto;
  • Avenida da FEB: Avenida que liga o Bairro Zero Quilômetro ao Alameda.
  • Avenida Filinto Müller: Via que liga o bairro Jardim Aeroporto ao Bairro São Matheus.
  • Avenida Júlio Campos: Via de ligação doo Jardim Gloria I ao Trevo do Lagarto.
  • Avenida 31 de março liga o Bairro da Manga ao Bairro Unipark.
  • Avenida Arthur Bernardes : Avenida liga o Jardim Aeroporto ao IPASE.
  • Avenida Frei Coimbra: Via liga o Bairro Nossa Senhora da Guia ao distrito de Capão Grande.
  • Avenida Ulisses Pompeu de Campos: Via liga o 0 Km ao Jardim Glória I.
  • Avenida Eurico Gaspar Dutra liga o bairro Pirineu ao Bairro Água Limpa .
  • Avenida João Ponce de Arruda: liga o Bairro Jardim Aeroporto ao 0 Km.
  • Avenida Dom Orlando Chaves:liga o bairro Ponte Nova ao Bairro Lagoa do Jacaré.
  • Avenida Ari Paes Barreto: liga o bairro da Manga ao bairro Cristo Rei.
  • Avenida Ari Leite de Campos: liga o Bairro Jardim dos Estados ao Bairro Jardim Itóroró.
  • Avenida DNER:liga o Bairro Mapim ao bairro Guarita I.
  • Avenida Pantaneira: Via liga o bairro Água Vermelha ao Bairro Eldorado.
  • Avenida Licínio Monteiro da Silva liga o bairro Jardim Glória I ao Bairro Figueirinha.
  • Rua Chile: Via liga o bairro Jardim dos Estados ao Bairro Tarumã.
  • Estrada da Guarita: liga o bairro Figueirinha ao distrito de Passagem da Conceição.
  • Rua Tiradentes: Via liga o bairro Nova Ipê ao Bairro Chapéu do Sol.
  • Rua Veu de Noiva: Via liga o bairro Canelas ao Bairro Ouro Branco.
  • Rua Antonio Soltero de Almeida: Via liga o bairro Construmat ao bairro da Manga.
  • Avenida Iris Siqueira: Via que liga o bairro Maringá III ao bairro Carrapicho.
  • Alameda Julio Muller: Importante via liga o Bairro Alameda ao Carrapicho.
  • Avenida Eduardo Gomes: via liga o bairro IPASE ao bairro Costa Verde.
  • Rua Visconde de Mauá: Liga o bairro Jardim Paula ao bairro Cohab Canelas.
  • Avenida Mato Grosso : Via liga o Jardim Glória II ao bairro Mappim.
  • Avenida Gil João da Silva: acesso ao Bonsucesso.
  • Avenida Sebastião de Almeida: Via liga o bairro Dom Orlando Chaves à Ponte Sérgio Motta divisa com Cuiabá.

Educação[editar | editar código-fonte]

O município de Várzea Grande conta com universidades como o Centro Universitário de Várzea Grande, no bairro Cristo Rei, desde 1989, o IVE (Instituto Várzea-grandense de Educação) e a UNIC campi Várzea Grande ambas no bairro Jardim Aeroporto e o Studium Eclesiástico Dom Aquino Corrêa no bairro Cristo Rei. Além disso, o município conta com as seguintes Instituições de Ensino Superior: UNOPARUniversidade Aberta do Brasil e a Universidade Paulista no ensino a distância. No ensino profissionalizante uma unidade Senai.
O município apresenta algumas estatística em Educação:
  • IDH-M Educação: 0,8782

Religiosidade e manifestações[editar | editar código-fonte]

NS CARMO
Igreja Nossa Senhora do Carmo
São diversas as manifestações religiosas presentes no município de Várzea Grande. Segundo o Censo de 2010, os católicos representam 58,2 % da população, seguido pelos protestantes de várias denominações (28%) e espíritas (5.5%). Outras religiões representam 30% da população.
A igreja mais antiga da cidade é a Igreja de Nossa Senhora da Guia, edificada em 1892, construída em homenagem a padroeira da cidade. A segunda foi a Igreja de Nossa Senhora de Conceição em 1911, atualmente patrimônio histórico do município, a mais importante é a Igreja de Nossa Senhora do Carmo construída em 1950, localizada na região central.
Dentre as manifestações católicas realizadas na cidade, as mais importantes são a Festa de Nossa Senhora da Guia realizada no mês de maio, a tradicional Festa de São Pedro realizada todos os anos no mês de Junho em homenagem a São Pedro e as missas em homenagem a São João na Passagem da Conceição e outros eventos realizados a santos da Igreja Católica pelos bairros da cidade.

Serviços e Comunicação[editar | editar código-fonte]

Em 2010 Várzea Grande contava com cerca de 74.641 imóveis próprios ou quitados.[26] O fornecimento de energia elétrica é de responsabilidade da empresa Energisa, é uma concessionária de energia sediadaem Cuiabá. Na Rede Bancária, o município tinha até o ano de 2014 aproximadamente 19 agências bancarias do Banco da AmazôniaBanco do BrasilBradescoBanco ItaúBanco SantanderCaixa Econômica FederalHSBCSicredi.[27] . O município conta com uma rede serviços variado tanto para a população quanto a quem usufruir dos serviços em Várzea Grande também conta com diversas opções de supermercados, lojas de departamento, restaurantes, bares, fast-foods, franquias especializadas, locadora de imóveis e 1 shopping center o Várzea Grande Shopping e uma crescente rede hoteleira nas proximidades do Aeroporto Internacional Marechal Rondon. Na região urbana, há a cobertura das operadoras de celular ClaroVivoTIM e a Oi e também o acesso 3G. O código de área de discagem direta a distância (DDD) é 65 e o Código de Endereçamento Postal (CEP) varia de 78.110-000 a 78.250-000. Existem diversos jornais impressos em circulação, Jornal Correio várzea-grandense, e periódico como o Folha de Várzea Grande e O Atual. Também circulam jornais de Cuiabá que circulam na cidade. Na mídia eletrônica, a cidade conta com os seguintes sites: Várzea Grande noticias, VG News, Correio Press e O Atual. Dentre as rádios, destacam-se Rádio Industrial (1070 kHz) e rádios comunitárias como Estação VG (105,9 kHz), Tropical FM 104.7 MHz e Alternativa 105,9 MHz, legalizadas pela ANATEL.

Cultura[editar | editar código-fonte]

A cidade conta com a Casa de Artes de Várzea-grandense, Ateliê Vitória Basaia e a Casa de Memória de Sinharinha no distrito de Passagem da Conceição Além de contar com 6 salas de cinema no Várzea Grande Shopping.
Várzea Grande como Cuiabá está localizada nas bordas do Pantanal tem as suas características gastronômicas, cultural e religiosa ligadas ao pescado. Entre outras manifestações culturais estão mais ligadas amusica e a dança entre elas o cururusiriri e na musica o rasqueado e o lambadão mais tocado em diversos bairros da cidade, outra importante manifestação é a confecção das redes cuiabanas em alguns distritosde Várzea Grande.

Esporte[editar | editar código-fonte]

O primeiro clube de futebol de Várzea Grande foi o Clube Esportivo Operário Várzea-grandense, criado em 1949 e que desde 2009 estava sem atividades. Atualmente a cidade possui três equipes profissionais de futebol o Clube Esportivo Operário Várzea-grandense (Disputando a série A da Primeira divisão do Campeonato Mato-grossense) o Operário Esporte Clube que é homônimo ao mais antigo (Disputando a Segunda divisão do Campeonato Mato-grossense) e equipes de pouca expressão estão o Atlético Várzea-grandense (Disputando a Terceira divisão do Campeonato Mato-grossense). No futebol Americano o Várzea Grande Sabertooth é o primeiro e único da cidade.
Entre os eventos esportivos destaca a Corrida de Reis que é televisionado e seu percurso entre Várzea Grande e Cuiabá.
Pelo fato de Cuiabá ter sido uma das 12 cidades brasileiras que sediaram jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, foi realizadas diversas obras de mobilidade urbana em Várzea Grande e entre elas estão o centro oficial de treinamento COT Barra do Pari, que foi construído para o evento mais não utilizado e ainda em construção.

Cidades-irmãs[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons possui imagens e outras mídias sobre Várzea Grande (Mato Grosso)

Referências

  1. ↑ Ir para:a b «Divisão Territorial do Brasil»Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008.
  2. Ir para cima IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010.
  3. Ir para cima «Urbanização das cidades brasileiras»Embrapa Monitoramento por Satélite. Consultado em 30 de Julho de 2008.
  4. Ir para cima «ESTIMATIVAS DA POPULAÇÃO RESIDENTE NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS COM DATA DE REFERÊNCIA EM 1º DE JULHO DE 2014» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1º de julho de 2014. Consultado em 13 de setembro de 2014.
  5. Ir para cima «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil» (PDF)Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 09 de agosto de 2013.
  6. Ir para cima «Indice GINI»Cidade Sat. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2000. Consultado em 06 de agosto de 2011.
  7. Ir para cima «Produto Interno Bruto dos Municípios 2010-2013». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 27 dez. 2015.
  8. ↑ Ir para:a b Erro de citação: Tag <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas IBGE_PIB_2011
  9. Ir para cima «MT Várzea Grande e suas tantas injustiças»odocumento. Consultado em 13 August 2015.
  10. Ir para cima «História Várzea Grande MT»Ache Tudo. Consultado em 2 February 2015.
  11. Ir para cima mteseusmunicipios. «clima e geografia de Várzea Grande MT». Consultado em 19/07/2013.
  12. ↑ Ir para:a b «Passagem da Conceição, Mato Grosso.». weatherbase. Consultado em 08 de abril de 2014. Erro de citação: Invalid <ref> tag; name "eather1" defined multiple times with different content
  13. Ir para cima «Atividades econômicas em Várzea Grande (2012)»Plataforma DataViva. Consultado em 24 de fevereiro de 2014.
  14. Ir para cima IBGE. «Produto Interno Bruto dos Municípios 2010» (PDF). Consultado em 19/07/2013.
  15. Ir para cima Mato Grosso e seus municípios. «Economia».
  16. Ir para cima Prefeitura de Várzea Grande. «AGRICULTURA FAMILIAR Com a inauguração da Central de Abastecimento da Agricultura Familiar (CAAF), a expectativa é que mais de 600 famílias sejam beneficiadas». line feed character character in |título= at position 21 (Ajuda)
  17. Ir para cima Várzea Grande, MT PNUD
  18. Ir para cima [ anpuh.org/anais/wp-content/uploads/mp/pdf/ANPUH.S25.1009.pdf] 18 de agosto de 2015
  19. Ir para cima vgnoticias. «IDHM de Várzea Grande MT». Consultado em 17/09/2013.
  20. Ir para cima Prefeitura de Várzea Grande. «UPA do Ipase amenizará demanda do PS».
  21. Ir para cima atlasbrasil. «Várzea Grande, MT».
  22. Ir para cima DAE amplia sua capacidade no atendimento de água tratada à população.
  23. Ir para cima [1]
  24. Ir para cima [2]
  25. Ir para cima Brasil Sabido. «População de Várzea Grande - MT». Consultado em 17/04/2014.
  26. Ir para cima [3]
  27. Ir para cima [4]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
CommonsImagens e media no Commons

Nenhum comentário:

Postar um comentário