Efusivo é um adjetivo da língua portuguesa utilizado para designar alguém ou algo que possui grande facilidade de comunicação, que se expressa com facilidade e que tem ardor e veemência no que diz. Que se comporta com efusão, seja como forma de expressão ou reação a algo.
Um ato efusivo é totalmente isento de sentimentos como a timidez e a tristeza. A efusividade (ação de ser efusivo) é caracterizada pelas demonstrações exageradas de afeto e carinho, normalmente associadas com emoções superficiais, efêmeras ou falsas.
Um cumprimento, abraço ou amplexo efusivo é uma saudação que é feita com emoção.
Sinônimos de efusivo
- caloroso
- comunicativo
- expansivo
- fervoroso
- veemente
- entusiasta
- sociável
- exagerado
- ardor
Pessoas efusivas
As pessoas efusivas possuem naturalmente uma facilidade muito grande de falar ou interagir com outros indivíduos, seja em grupos pequenos ou grandes multidões.
No entanto, a efusividade pode ter uma conotação pejorativa, associando o indivíduo a alguém chato, intrometido, inconveniente ou mesmo falso. Isso porque, normalmente, uma pessoa efusiva age de maneira muito íntima com outros indivíduos que não possuem essa mesma característica. Efusivo é uma palavra que pouca gente ouve. Na verdade, ser chamado de efusivo é algo difícil nos dias de hoje, pois a palavra é pouco usada. Entretanto, essa palavra expressa um significado praticamente único. Como explicar o que é uma pessoa efusiva? Não é difícil, basta olhar para a pessoa. São aquelas pessoas cheias de tudo. Muitos sorrisos, muitos risos, muitos abraços, muita fala, resumindo, muita chatice. Aquela pessoa sempre fervorosa com tudo, sempre excitada com tudo. Tudo bem que auto estima e bom humor são ótimos lubrificantes sociais, mas tudo em exagero perde seu objetivo.
A pessoa efusiva fica animada com tudo, feliz por tudo, ri de tudo. Pode parecer bom à primeira vista, mas o convívio revela todos os defeitos de tanto entusiasmo. Para quem é como eu então, nem se fala. Existem pessoas mais reservadas que não suportam pessoas efusivas. É um calo na sociedade. Pra que tantos risos? Falsidade? Só pode ser. Não estou falando em mau humor nem nada. Como sempre dizem, “rir é o melhor remédio”. No entanto, existe hora pra tudo. Aliás, pra que eu vou ficar mostrando os dentes pra quem eu conheci ontem ?
Esse é o problema da sociedade. Ou melhor, é um dos problemas. Tanta gente efusiva gera um grande número de relações falsas e hipócritas. E a humanidade vai se estragando aos poucos, se consumindo na sua própria idiotice. Nenhum de nós é perfeito, mas muitos de nós somos efusivos em excesso. O grande problema é que a pessoa efusiva nunca “cai na real” e percebe como ela é. Conheço dezenas de pessoas efusivas,todos conhecemos, e todos sabemos que não há proveito algum em iniciar relacionamentos ou estreitar laços com pessoas assim. É perda uma completa perda de tempo.
Não quero dizer que ser efusivo é algo condenável, pois nenhum de nós escolhe como vai ser. Porém, todos podem mudar e tentar construir uma sociedade mais agradável, gerando um convívio mais fácil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário