Eloquente significa ser convincente, persuasivo eexpressivo. Um indivíduo eloquente é aquele que possui a arte e o talento de convencer ou comover outras pessoas apenas falando.
Ser eloquente é a arte de falar bem, é ter o dom da oratória.
Ser eloquente é uma característica muito importante nos dias atuais, as pessoas que tem facilidade em se expressar e convencer outras pessoas, acabam sempre tendo maiores benefícios em quem possui certa timidez, ou não gosta de falar em público.
Ser eloquente não significa persuadir alguém com um sentido pejorativo, e sim é aquela pessoa que sabe mostrar seu ponto de vista sem agredir ninguém, sem parecer grosseiro ou desrespeitador. Um indivíduo eloquente sempre se sobressai onde quer que vá, pois sabe respeitar as opiniões de outras pessoas, e também ser respeitado.Eloquência é o substantivo que indica a qualidade de uma pessoa eloquente, é a capacidade de proferir bons discursos. Também pode ser sinônimo de oratória e retórica.
A filosofia aborda a eloquência como a arte de falar bem, de conseguir expressar um ponto de vista ou ideia de forma exímia e competente.
A eloquência também pode estar relacionada com a expressividade, sendo uma forma de entusiasmar ou despertar emoções no seu público.
Alguns autores indicam que a eloquência é um dom que nasce com algumas pessoas, que têm um carisma natural, uma presença e forma de falar que cativa as outras pessoas.
Eloquência e oratória jurídica
A eloquência é essencial para pessoas que têm funções jurídicas, como advogados, por exemplo, que têm que comunicar perante um juiz, júri e outras pessoas.
Neste caso, a eloquência como capacidade de persuadir é fundamental na oratória jurídica e abrange várias áreas, como a dicção, voz, ritmo e intensidade do discurso, etc.
Saiba mais sobre:
- Retórica
Como Falar de Forma Eloquente
A eloquência não é genética, e certamente pode ser aprendida por qualquer pessoa, em qualquer idade. Se você estiver preocupado com a eloquência do seu discurso, então arranje um tempo para praticar e melhorar não só o que você diz, mas a forma como você diz.AnúncioParte 1 de 2: Mudando o que Você Fala-
1Prefira um vocabulário claro e sucinto. Embora possa não ser sempre o caso, um vocabulário amplo não significa necessariamente um vocabulário forte. Quando se trata de sonoridade eloquente, menos é mais. Uma explicação prolixo não é mais eloquente do que uma explicação simples e clara, se ambas atingem o mesmo objetivo. Não exagere nas palavras para parecer mais inteligente.[1]Anúncio
-
2Use o que você conhece. Tente aprender vocabulário novo sempre que possível, mas quando estiver falando, prefira as palavras que você já conhece. Uma das coisas menos eloquentes que você pode fazer é usar indevidamente uma palavra grande, ou combinar muitas palavras difíceis e deixar o seu ouvinte confuso.
-
3Faça referências úteis. Quando for o caso, faça alusões a coisas que ajudem a explicar um pensamento ou ideia, para que o ouvinte tenha uma melhor noção do que você está tentando dizer. As referências à cultura pop, literatura clássica, arte, pessoas e eventos históricos são todas extremamente úteis e proporcionarão um ar adicional de inteligência.[2]
-
4Não use palavras de enchimento. Nada parece menos profissional e eloquente do que preencher silêncios e espaços entre palavras com palavras de enchimento como "hum", "tipo", "então", e "é isso". Faça um esforço consciente para não encher seus discursos com estas palavras, e não sinta que você dizer alguma coisa, seja o que for, em cada espaço vazio. Se for útil, pense exatamente no que você vai dizer antes falar, para não precisar recorrer a esses enchimentos.
-
5Enuncie cada palavra. Você poderia preparar o discurso mais eloquente no mundo, mas se não conseguir enunciar corretamente as próprias palavras, seus ouvintes vão acabar ficando confusos e perdidos. Leve o tempo necessário para pronunciar cada palavra da oração corretamente, minimizando o sotaque, se necessário. Caso tenha problemas com a enunciação adequada, contrate um treinador de voz ou da fala para ajudá-lo a pronunciar as palavras corretamente.
-
6Familiarize-se com as transições e os adjetivos. Um dos problemas mais comuns que as pessoas têm ao falar é que elas acabam se agarrando às palavras, deixando uma pausa estranha em seu discurso, dando a impressão de estarem despreparadas. Evite isso familiarizando-se com uma lista de transições e adjetivos mais conhecidos. Se você esquecer o que iria falar, não vai demorar tanto para encontrar um sinônimo, se puder recorrer a essas listas mentais.
-
7Formule a sua frase com antecedência. Para evitar tropeçar em seus pensamentos e pular direto para a fala, pense no que você vai dizer primeiro. Assim como acontece ao escrever uma resposta, pensar com antecedência lhe dará tempo para formular exatamente o que você vai dizer e como vai dizer isso. Mas tenha cuidado para não criar uma espécie de roteiro e soar falso ou acidentalmente deixar de fora palavras importantes.[5]Anúncio
Parte 2 de 2: Mudando a Forma Como Você Fala-
1Supere as ansiedades de fala e social. Vai ser incrivelmente difícil soar eloquente se a sua voz tremer, se você fala muito baixinho ou se começar a gaguejar. Tome as medidas necessárias para superar essas ansiedades sociais visitando um fonoaudiólogo, terapeuta da fala ou um terapeuta.
-
2Fique relaxado. Semelhante à referida nota sobre superar suas ansiedades, se você estiver tenso, estressado ou parecer nervoso, o seu desempenho não será eloquente. Faça o que for necessário para que você possa relaxar, quer seja imaginar o seu público em roupas íntimas ou simplesmente lembrar que a pior coisa que poderia acontecer é o público ficar entediado (o que realmente não é tão mau). A fala deve ser uma coisa natural, e não forçada, então deixe as palavras fluírem e não se preocupe muito com a forma de dizê-las ou com o que as pessoas estão pensando de você.
-
3Fale com confiança. Você já notou como as pessoas que agem com confiança parecem automaticamente mais carismáticas e eloquentes? Quando você fala com confiança, você incute um sentimento de curiosidade em seu público. Mesmo quando não se sentir assim, aja de forma confiante e seu discurso sairá mais profissional e bem falado. Além disso, enquanto você finge estar confiante, você vai realmente começar a se sentir mais otimista. É uma situação positiva em todos os sentidos, sem dúvidas.[6]
-
4Abrande o seu discurso. Falar rápido demais vai fazer até a pessoa mais eloquente parecer ansiosa e despreparada. Quando você está preocupado em dizer alguma coisa, é uma reação natural acelerar as palavras ditas por minuto para terminar mais rápido. Isso não soa profissional e te faz parecer estressado. Tire um tempo para abrandar o seu discurso; é melhor falar muito lento do que falar muito rápido.
-
5Preste atenção no ouvinte. Os bons oradores fazem contato visual com seu público regularmente e falam diretamente para pessoas individuais. Isso mostra que eles não estão apenas falando para o ar, mas que se preocupam se o público está ouvindo e prestando atenção no que eles estão dizendo. Quando estiver falando, mesmo que para uma única pessoa, faça questão de fazer contato visual com seu(s) ouvinte(s) regularmente.
-
6Se precisar, use anotações. Se você estiver preocupado com um discurso público em vez de suas conversas diárias, não se sinta culpado por ter anotações em mãos. Organizar seus pensamentos e tê-los disponíveis para olhadas rápidas é uma ótima maneira de manter o seu discurso em ordem. Não use as anotações como um script, mas sim como uma maneira de lembrar-se rapidamente das palavras-chave e frases que você pode inserir no seu discurso para ele ser melhor compreendido.
-
7Pratique na frente de um espelho. Sim, pode parecer bobagem, mas se você puder assistir você falando, é possível ver o que precisa mudar. Fale perante um espelho ou use uma câmera de vídeo para gravar você falando. Isso ajudará a identificar o que você faz bem enquanto fala e o que é preciso melhorar.
-
8Passe mais tempo praticando. Além de aumentar o seu vocabulário e a sua compreensão de leitura, ler livros também o apresenta aos personagens eloquentes e que falam bem na história. Leia regularmente e preste atenção especial às coisas que os personagens falam que você acha eloquente. Você pode imitar esses padrões e comportamentos de fala no seu próprio discurso, se assim desejar.Anúncio
-
Nenhum comentário:
Postar um comentário