segunda-feira, 26 de outubro de 2015

BARALHO

 É comum em muitos lares o uso do jogo como passatempo e brincadeiras inocentes. Em muitos casos os que assim procedem o fazem inocentemente. Outros, no entanto, ainda não conseguiram extirpar resquícios de antigos vícios. Terminam por produzir testemunho negativo junto aos incrédulos, que insistem em afirmar igualdade de comportamento com os filhos de Deus. A salvos que ao serem advertidos, reafirmaram a inocência de tal proceder. ( não há nenhum pecado num simples jogo de cartas entre pessoas crentes), dizem. Mas o significado da própria palavra baralho, contesta tal afirmação. A palavra significa:confusão, conflito, desordenar, embaralhar. Tal significado, seria suficiente para a não existência de baralhos em  lares de crentes. Transcrevemos a origem e o significado das cartas do baralho. Quem conhece a origem das cartas de jogar, também compreende porque as cartas estão relacionadas com práticas satânicas, como adivinhação, esconjuração, etc... As cartas foram criadas no ano de 1392 para uso pessoal do Rei Carlos da França, visando minorar os seus sofrimentos de debilidade mental. O criador das cartas era um homem degenerado e mal , escarnecedor de Deus e seus mandamentos. Para sua criação maligna escolheu as Bíblicas. O rei representa o diabo. A dama, Maria, a mãe de Jesus. Assim, de modo blasfemo, fez de Nosso Senhor um filho de Satanás e Maria. Copas e asses representam o sangue do Senhor.  O valete representa o próprio Jesus. Paus e outros símbolos representam a perseguição e destruição de todos os salvos. Seu desprezo pelos dez mandamentos foi expresso pelo número dez de suas cartas. Quem conhece essa origem diabólica do jogo de cartas compreende também as conseqüências satânicas que acompanham os jogos. Não é de admirar que a adivinhação funcione tão bem com as cartas pois são sinais diabólicos. Devemos ser advertidos: nenhum jogador lembra da realidade de satanás e dos demônios que estão envoltos neste Jogo. Como filhos de Deus não devemos nos envolver com jogos de cartas. Nem por brincadeiras, pois não se brinca com satanás. A história da ciência oculta esta estritamente ligada com a criação das cartas de jogar. Não há dúvidas que as cartas , em razão de sua origem escarnecedora, são diabólicas. Cresce a cada a ação do maligno em nossa sociedade. Usando os mais variados recursos satanás tenta desesperadamente envolver até mesmo os salvos. O verdadeiro crente possui outros recursos para se alegrar e se divertir. Não há necessidade de usar os meios propostos pelo maligno. O testemunho do salvo, até mesmo nos momentos de folguedo, a que comprovar o poder  transformador do evangelho. Somos novas criaturas, geradas pelo precioso sangue de Cristo a produzir um novo estilo de vida e comportamento (Col. 3:1). Até mesmo no divertimento, o verdadeiro salvo é diferente dos pecadores sem Cristo. Buscamos não apenas uma alegria transitória, mas a verdadeira alegria de vidas santificadas pelo Espírito Santo. Vidas que glorificam ao Senhor diuturnamente.                   

                                                   


           
     O BARALHO
     As cartas têm mistério. Reis, rainhas e valetes olham-nos enigmaticamente, com seus sorrisos misteriosos. Paus, ouro, copas e espada são símbolos potentes com significados ocultos ainda por decifrar. Muito já se falou sobre eles e muito ainda se falará sobre esse antigo e intrigante oráculo.
    Como isso tudo começou? De onde surgiu o baralho? Uma lenda conta que o baralho foi inventado por uma concubina de um imperador chinês em 1120 a. C. e outra afirma que as cartas já eram utilizadas na China, na arte do vaticínio, dois séculos antes.
    Ali chegou vinda da Índia, após cruzar o Himalaia, assim como o Budismo e o Yoga. Na antiga Índia, as cartas eram usada como oráculo, dividindo-se o baralho em dez séries, uma para cada encarnação do deus hindu Visnu.
   Parece, pois, que desde o começo as cartas haviam sido utilizadas como oráculos para resolver os enigmas pessoais da humanidade. Essa função precedeu sua associação com o jogo. A maioria das artes, nas mais antigas civilizações, tinham um aspecto religioso e a adivinhação significava intervenção dos deuses.
    Algumas das denominações que os europeus deram às cartas derivam dos nomes que tinham no Oriente Médio e que estavam relacionados com as previsões. A palavra hebraica nabi, que quer dizer previsão, havia dado seu nome a um antigo jogo de cartas italiano, naib, do qual procede a palavra espanhola naipes.
   Um outro nome surge ligado à invenção do baralho: o antigo mago egípcio Hermes Trismegistus, que não se sabe se realmente existiu ou  se as historias que o rodeiam são místicas. Há também teorias de que no reinado dos faraós do Nilo foram empregadas as cartas para esclarecer o destino da humanidade.
  Esta teoria parece ter algum sentido, quando se sabe que os ciganos, em suas mudanças, passaram por ali e são tidos como os introdutores dos naipes na Europa. Essa teoria se fortalece ainda mais agora que se sabe que os ciganos surgiram originalmente na Índia, dividindo-se depois em dois grupos, um rumando para a Pérsia e outro para o Egito.
   Qualquer que se seja sua origem, as cartas se difundiram pela Europa e dali para o mundo todo, posteriormente, motivado pela curiosidade natural do ser humano, ansioso para receber mensagens misteriosas a respeito do desconhecido.
    Acredita-se que tenha sido por simples comodidade que as setenta e oito cartas do baralho completo original fossem reduzindo-se com o tempo, até chegar ao baralho atual de cinqüenta e duas cartas, usado hoje em dia para o jogo. Para a arte de prever o futuro com as cartas, conhecido como Cartomancia, deve-se reduzir ainda esse número para trinta e duas cartas, a partir do sete, contando os ases como a de valor mais alto.
O SIGNIFICADO DAS CARTAS E DOS NAIPES
    Cada carta tem um significado e certas combinações de cartas têm seu próprio significado.
COPAS
REIS: Um homem generoso, elegante, de pele clara. ( II Coríntios 11:14 - se apresenta como anjo de luz)
RAINHA: Equivalente feminino do rei. ( Romanos 1:26;27 - Deus fezhomem e fez a mulher com suas devidas características)
VALETE: Amigo ou amante, nem sempre confiável.
OITO: Convite, uma viagem ou uma visita. Satisfação interior.( Satisfação interior só em Jesus Cristo João 14:27)
SETE: Satisfação especialmente no matrimônio. (Satisfação no casamento é quando convida-mos o Senhor Jesus Cristo para estar no casamento Ele é único que transforma a água em vinho, aquilo que não tem mais gosto Ele transforma no mais saboroso João 2:1-12)
PAUS: Retratam contratempo e advertências de desgraças, inimigos, escândalos e traições, sofrimento e perda.
ÁS: Assuntos legais. Uma proposta amorosa ou de negócios.
REI: Advogado não muito confiável. (João 8:44 ele é o pai da mentira nele não há verdade)
RAINHA: Viúva, separada ou divorciada, sutil e astuta.
VALETE: Um homem jovem, obscuro, descarado e traiçoeiro.
DEZ: Preocupação vinda de longe, talvez uma viagem ou prisão.
NOVE: Fracasso e desgraça.
OITO: Tristeza causada por más noticias.
SETE: Disputa, distúrbios e problemas.
OURO:- Assuntos gerais, não relacionados com as emoções e os sentimentos. As figuras correspondem a pessoas.
ÁS: Carta importante, convite sério.
REI: Um homem de autoridade e força. (Toda autoridade e todo poder está em Jesus Cristo Mateus 28:18)
RAINHA: Uma mulher bonita, mas rancorosa.Baralho é o conjunto de cartas que compõem o jogo, assim chamado habitualmente devido ao fato de, antes das repartidas, as cartas serem misturadas ou embaralhadas pelo crupiê ou por algum jogador designado para fazê-lo.

História[editar | editar código-fonte]

Embora haja indícios de que os jogos de cartas teriam surgido na China juntamente com o papel, há outros que apontam uma origem árabe. De qualquer modo, o baralho foi introduzido na Europa durante o século XIV. E a partir do século XV, o desenvolvimento dos processos de impressão e de fabricação de papel propiciou a popularização do baralho em vários países.
Em meados do século XV surgiu em Portugal um tipo de baralho, cuja origem se desconhece e cujo desenho passou a ser conhecido por baralho português. Este baralho difundiu-se pelo Oriente, levado pelos navios portugueses, sendo mais tarde imitado e adaptado à sua própria cultura, por japoneses, indonésios e indianos. O padrão português acabou por se extinguir em finais do século XIX, em detrimento do padrão francês, universalmente aceito na actualidade.
Apesar desta existência antiga, as cartas do baralho português só foram fabricadas em Portugal a partir de 1769, quando foi criada a Real Fábrica de Cartas de Jogar de Lisboa, anexa à Impressão Régia.
Há quem acredite que o baralho foi inventado pelo pintor francês Jacquemin Gringonneur, sob encomenda do rei Carlos VI de França. Gringonneur desenvolveu as cartas do jogo de forma que representassem a divisão da sociedade francesa através de seus naipes, sendo copas o cleroespadas a nobrezapaus os camponesesouros a burguesia.[carece de fontes]
Mais tarde,[quem?] atribuíram-se significados específicos às cartas com figuras, representando personalidades históricas e bíblicas. São elas:
Rei de Ouros - Júlio César, geralmente portando um machado que simboliza as legiões romanas;
Rei de Espadas - o rei israelita Davi;
Rei de Copas - o rei Carlos Magno;
Rei de Paus - Alexandre, o Grande;
Dama de Ouros - Raquel, esposa de Jacó;
Dama de Espadas - A deusa grega Atena;
Dama de Copas - Judite, personagem bíblica;
Dama de Paus - Elizabeth I de Inglaterra;
Valete de Ouros - Heitor, Príncipe de Troia;
Valete de Espadas - Hogier, primo de Carlos Magno;
Valete de Copas - La Hire (Étienne de Vignolles);
Valete de Paus - Sir Lancelot.
A carta que possui a frente com maior liberdade de criação é o curinga ou joker, que representaria os palhaços dos jograis realizados nos castelos medievais.

Componentes do baralho[editar | editar código-fonte]

A carta dos jogos de baralho é um rectângulo de papel grosso, cartolinacartão ou plástico, com um lado estampado com diversas cores e símbolos (geralmente número e naipes) chamado de face e o outro estampado num padrão comum a todas as cartas de cada baralho de modo que se esconda o valor da face.
A quantidade de cartas mais comum, e que é utilizada em vários jogos, é a que que compõe o baralho inglês de 52 cartas (o qual podem ser acrescentados uma ou duas cartas chamadas jokers ou, no Brasil,curingas), divididas nos quatro naipes franceses, com cada naipe contendo cartas numeradas de 2 a 10, e as cartas figuradas ásvaletedama e rei. Os jogos que utilizam este baralho podem usá-lo todo ou um subconjunto obtendo uma menor quantidade de cartas. Os subconjuntos mais comuns são o que exclui os 10s, 9s e 8s dos quatro naipes, totalizando 40 cartas (A K Q J 7 6 5 4 3 2) e chamado de baralho sujo e o que exclui os 10s, 9s, 8s, 7s, 6s, 5s e 4s, totalizando 24 cartas (A K Q J 3 2) e chamado de baralho limpo, ou então, mais do que um baralho.

Tipos[editar | editar código-fonte]

Baralho francês de 52 cartas[editar | editar código-fonte]

O principal baralho de 52 cartas, em uso atualmente, inclui 13 cartas de cada um dos quatro naipes franceses, paus (♣), ouros (), copas () e espadas (♠), com cartas de figuras. Cada naipe inclui um ás, que descreve um único símbolo de seu naipe (muito grande, muitas vezes apenas o ás de espadas) um rei, uma rainha, e um valete, cada um representado com um símbolo de seu naipe, com valores de dois a dez, com cada cartão mostrando o número de símbolos de seu naipe. Para além destas 52 cartas, baralhos comerciais geralmente incluem dois coringas. Em muitos jogos, os coringas não são usados. Os coringas são geralmente distinguidos pela cor.
Baralho francês de 52 cartas
12345678910ValeteDamaRei
Paus:01 of clubs 01.svg02 of clubs.svg03 of clubs.svg04 of clubs.svg05 of clubs.svg06 of clubs.svg07 of clubs.svg08 of clubs.svg09 of clubs.svg10 of clubs - David Bellot.svgJack of clubs en.svgQueen of clubs en.svgKing of clubs en.svg
Ouros:01 of diamonds 01.svg02 of diamonds.svg03 of diamonds.svg04 of diamonds.svg05 of diamonds.svg06 of diamonds.svg07 of diamonds.svg08 of diamonds.svg09 of diamonds.svg10 of diamonds - David Bellot.svgJack of diamonds en.svgQueen of diamonds en.svgKing of diamonds en.svg
Copas:01 of hearts 01.svg02 of hearts.svg03 of hearts.svg04 of hearts.svg05 of hearts.svg06 of hearts.svg07 of hearts.svg08 of hearts.svg09 of hearts.svg10 of hearts - David Bellot.svgJack of hearts en.svgQueen of hearts en.svgKing of hearts en.svg
Espadas:01 of spades 01.svg02 of spades.svg03 of spades.svg04 of spades.svg05 of spades.svg06 of spades.svg07 of spades.svg08 of spades.svg09 of spades.svg10 of spades - David Bellot.svgJack of spades en.svgQueen of spades en.svgKing of spades en.svg

Baralho francês de 56 cartas[editar | editar código-fonte]

baralho de 56 cartas (baralho cavalheiresco) em uso hoje [1] inclui 14 valores de cada um dos quatro naipes franceses, paus (♣), ouros (♦), copas (♥) e espadas (♠ ) com cartas de figuras, e é usado especialmente em jogos de cartas como rook, copas, espadas e mighty. Ele aumenta o baralho de 52 cartas-padrão, com quatro cartas da corte, ou seja, cavaleiro de paus, cavaleiro de ouros, cavaleiro de copas e cavaleiro de espadas. Elas correspondem estritamente às cartas Arcanos Menores do baralho de tarô francês.
Baralho francês de 56 cartas
12345678910ValeteCavaleiroDamaRei
Paus:01 of clubs 01.svg02 of clubs.svg03 of clubs.svg04 of clubs.svg05 of clubs.svg06 of clubs.svg07 of clubs.svg08 of clubs.svg09 of clubs.svg10 of clubs - David Bellot.svgJack of clubs en.svgKnight of clubs en.svgQueen of clubs en.svgKing of clubs en.svg
Ouros:01 of diamonds 01.svg02 of diamonds.svg03 of diamonds.svg04 of diamonds.svg05 of diamonds.svg06 of diamonds.svg07 of diamonds.svg08 of diamonds.svg09 of diamonds.svg10 of diamonds - David Bellot.svgJack of diamonds en.svgKnight of diamonds en.svgQueen of diamonds en.svgKing of diamonds en.svg
Copas:01 of hearts 01.svg02 of hearts.svg03 of hearts.svg04 of hearts.svg05 of hearts.svg06 of hearts.svg07 of hearts.svg08 of hearts.svg09 of hearts.svg10 of hearts - David Bellot.svgJack of hearts en.svgKnight of hearts en.svgQueen of hearts en.svgKing of hearts en.svg
Espadas:01 of spades 01.svg02 of spades.svg03 of spades.svg04 of spades.svg05 of spades.svg06 of spades.svg07 of spades.svg08 of spades.svg09 of spades.svg10 of spades - David Bellot.svgJack of spades en.svgKnight of spades en.svgQueen of spades en.svgKing of spades en.svg

Baralho lusófono[editar | editar código-fonte]

O baralho mais usado nos países lusófonos possui 52 cartas, distribuídas em 4 grupos - também chamados de naipes - os quais possuem 13 cartas de valores diferentes. Os nomes dos naipes em português (mas não os símbolos) são similares aos usados no baralho espanhol de quarenta cartas. São eles espadas (), paus (ou arvore) (), copas () e ouros (), embora sejam usados os símbolos franceses.
Cada naipe possui 13 cartas, sendo elas um ás (representado pela letra A), todos os números de 2 a 10, e três figuras: o valete (também chamado de Jorge), representado pela letra J (do inglês jack), a dama(também chamada de rainha) representada pela letra Q (do inglês queen) e o rei, com a letra K (do inglês king). Ao ás, geralmente, é dado o valor 1 e às figuras são dados, respectivamente, os valores de 1112 e13.
Os nomes dos naipes em espanhol, correspondentes ao baralho de 52 cartas, não têm as mesmas denominações do baralho espanhol de 40 cartas que são oroscopasespadas e bastos, mas seus correspondentes diamantescorazonespique e treboles.
Alguns jogos também incorporam um par de cartas com valor especial, e que nunca aparecem com naipe: os curingas (Brasil) ou jokers (Portugal).

Baralho ítalo-espanhol de 40 cartas[editar | editar código-fonte]

baralho ítalo-espanhol é composto por 40 cartas com 10 valores de cada um dos quatro naipes, numeradas de 1 a 7 e de 10 a 12, excluindo-se as cartas 8 e 9. É usado para jogos tais como truco (e para as suas variações como o truco cego, ou espanhol, ou argentino, ou uruguaio, ou gaudério), bisca (ou bríscola), escopa (ou escova), entre outros comuns às regiões que têm influência espanhola e italiana.

Baralho de tarot de 78 cartas[editar | editar código-fonte]

baralho de tarot de 78 cartas, e subconjuntos do mesmo, são usados ​​para uma variedade de jogos europeus de trick-tracking. O baralho de tarot se distingue da maioria dos outros baralhos pelo uso de umnaipe de trunfos separado de 21 cartas, e um bobo, cujo papel varia de acordo com o jogo específico. Além disso, ele difere do baralho francês de 52 cartas pela utilização de uma carta de corte adicional em cada naipe, o cavaleiro ou cavalo. Na Europa, o baralho é conhecido principalmente como um baralho de cartas de jogar; nas Américas, o baralho é conhecido sobretudo por seu uso em cartomancia, os trunfos e o bobo compõem os arcanos maiores, enquanto as 56 cartas de naipe compõem os arcanos menores.

Baralhos personalizados[editar | editar código-fonte]

Recentemente, surgiram novos jogos de cartas baseados numa filosofia diferente, entre os quais o primeiro grande êxito foi o Magic, the gathering. Trata-se de jogos complexos que utilizam um conjunto variável de cartas, que os jogadores devem coleccionar, cada uma das quais possui um conjunto de características que a distingue das demais e que são alteradas pela interacção com as outras cartas.

Naipes[editar | editar código-fonte]

Em um baralho de cartas existem quatro naipes espadas (♠), paus (♣), copas (♥) e ouros (♦). Dependendo da região, os naipes são denominados por outros símbolos e nomes das figuras.

Dia do Baralho[editar | editar código-fonte]

A partir de 2013, no Brasil, a Copag passa a fazer uma campanha para se comemorar o Dia do Baralho. O dia escolhido é 13/09, em homenagem ao baralho "Copag 139", o mais vendido do Brasil.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons possui uma categoriacontendo imagens e outros ficheiros sobre Cartas individuais
Commons possui uma categoriacontendo imagens e outros ficheiros sobre jogos de cartas

Referências

  1. Ir para cima Notes for Writers of Pattern Sheets (em Inglês) The International Playing-Card Society. Visitado em 25 de março de 2015.
  2. Ir para cima France and Belgium-Genoese Cards (em Inglês) Andy's Playing Cards. Visitado em 25 de março de 2015.

  • Needham, Joseph, 2004, Science & Civilisation in China, Cambridge University Press, volume =IV:1, ISBN 0-521-05802-3
  • Parlett, David. The Oxford Guide to Card Games. 1990. ISBN 0-19-214165-1.
  • An Introduction to a History of Woodcut, Arthur M. Hind, Houghton Mifflin Co. 1935 (in USA), reprinted Dover Publications, 1963 ISBN 0-486-20952-0
  • Prints and Printmaking, Antony Griffiths, British Museum Press (in UK),2nd edn, 1996 ISBN 0-7141-2608-X
  • Wilkinson, W. H., Chinese Origin of Playing Cards, The American Anthropologist, volume=VIII, 1895, páginas=61–78 [1]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Um comentário:

  1. Instigante a origem do baralho e os significados dos naipes e das cartas. Muito obrigado pela bela pesquisa. Walew

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