quinta-feira, 3 de março de 2016

DOR NOS RINS

A dor no rim, caracterizada por uma dor na região lombar, é uma queixa muito comum na população em geral. Entretanto, ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, a grande maioria dos casos de dor nas costas não é provocada pelos rins, mas sim pela coluna e estruturas adjacentes.
A lombalgia por problemas da coluna e a dor renal são completamente diferentes e possuem causas distintas. Neste texto vamos falar sobre as principais características e causas da dor no rim, abordando os seguintes pontos:
- PUBLICIDADE / PUBLICIDAD -
  • Anatomia do rim.
  • Causas de dor no rim.
  • Insuficiência renal causa dor nos rins?
  • Características da dor no rim.
  • Diferenças entre dor no rim e dor na coluna.
Para saber mais sobre outros sintomas dos rins, além da dor, leia: 10 SINTOMAS DOS RINS.

 ANATOMIA DO RIM

A maioria das pessoas possui 2 rins, que se localizam paralelamente à coluna vertebral, habitualmente entre a 12ª vértebra da coluna torácica (T12) e a 3ª vértebra da coluna lombar (L3). O rim esquerdo fica, normalmente, localizado um pouco mais alto que o direito. Os rins são órgãos retroperitoniais, ou seja, ficam localizados mais próximos das costas, atrás da cavidade abdominal, protegidos pela porção posterior das costelas.
Dor no rim
Os rins e ureteres (canais tubulares que levam urina dos rins à bexiga) são altamente inervados, o que permite sentirmos dor quando os mesmos sofrem alguma agressão ou inflamação. Esta rica inervação renal, porém, cruza-se com as fibras nervosas vindas de outras estruturas e órgãos próximos, incluindo nervos vindos da pele. Como resultado, o cérebro tem dificuldade de precisar a origem da dor. Por isso, não é incomum que a dor de uma lesão renal ou dor ureter possa surgir em locais distantes, como barriga, testículos ou ovários.
Em geral, a dor dos rins é mal definida e difusa, acometendo lateralmente a região lombar e um dos flancos.

CAUSAS DE DOR NO RIM

A dor renal pode ser precipitada por isquemia renal (redução do aporte de sangue), inflamação/infecção dos rins, tração ou distensão da pelve renal ou distensão da cápsula que recobre os rins.
Na prática, isso significa que as seguintes lesões e doenças renais costumam ser as causas mais comuns de dor nos rins:
– Cálculo renal (leia: CAUSAS E SINTOMAS DO CÁLCULO RENAL).
– Infecção dos rins (pielonefrite) (leia: INFECÇÃO URINÁRIA | Pielonefrite).
– Doença policística renal (leia: RINS POLICÍSTICOS | Doença policística renal).
– Hidronefrose (obstrução da passagem de urina, resultando em dilatação dos rins).
– Trombose da veia renal.
– Isquemia renal.
– Câncer renal.O rim é um órgão localizado na porção posterior do abdômen, paralelamente à coluna vertebral. A maioria de nós possui dois rins, um em cada lado da coluna, mas há pessoas que nascem apenas com um.
Os rins são órgãos essenciais à vida, sendo responsáveis por diversas funções, entre elas, filtragem do sangue, controle dos níveis de eletrólitos (sódio, potássio, cálcio, fósforo, magnésio…), da pressão arterial, da quantidade de água do corpo, estimulo à produção de glóbulos vermelhos, produção de vitamina D, etc.
- PUBLICIDADE / PUBLICIDAD -
Muitas doenças dos rins apresentam pouco ou nenhum sintoma nas suas fases iniciais. Boa parte dos pacientes só descobre ser portador de doença renal em estágios avançados, quando já não há muito o que fazer para salvar a função dos rins.
A melhor maneira de se identificar precocemente as doenças renais é através de exames de sangue e urina. A dosagem da creatinina sanguínea nos permite calcular a taxa de filtração sanguínea dos rins, enquanto que o exame simples de urina, chamado de Urina 1 ou EAS, pode identificar a presença de sangue, proteínas, glicose ou outras substâncias que apontam para uma possível doença renal.
O grande problema é que, apesar de serem exames baratos e amplamente disponíveis para a população, o desconhecimento dos sintomas que indicam doenças renais faz com que boa parte das pessoas não procurem atendimento médico para avaliação dos seus rins. Portanto, frequentemente, as doenças renais não provocam sintomas relevantes, e quando o fazem, os pacientes não sabem reconhecê-los.
Neste artigo vamos falar de dez sinais e sintomas comuns das doenças dos rins. Se você reconhecer qualquer um desses sintomas, procure um médico para fazer uma avaliação dos seus rins.
Antes de seguirmos em frente, veja esse curto vídeo de 3 minutos, produzido pela equipe do MD.Saúde, que explica de forma simples a insuficiência renal e o exame da creatinina:
Vídeo sobre doença renal crônica

SINAIS E SINTOMAS DE DOENÇAS RENAIS

Sintomas dos rins #1 – Sangue na urina (hematúria)
Hematúria é o nome que damos à presença de sangue na urina, seja ela visível a olho nu ou apenas detectável em análises de urina.
- PUBLICIDADE / PUBLICIDAD -
A presença de sangue visível na urina recebe o nome de hematúria macroscópica. Urinar sangue costuma assustar os pacientes, pois é senso comum que este é um sinal de que há algo errado nas vias urinárias. Dificilmente uma pessoa com sangue na urina não toma a iniciativa de procurar atendimento médico.
O grande problema é quando a perda de sangue é imperceptível. A hematúria microscópica é aquela que só é identificada através de exames de urina. Este tipo de sangramento na urina pode passar despercebido por anos, já que não é detectável a olho nu.
A presença de sangue na urina, seja visível ou não, pode ser causada por várias doenças, entre elas:
– Câncer renal.
– Câncer de bexiga.
– Câncer de próstata (leia: CÂNCER DE PRÓSTATA | Sintomas e tratamento).
– Cálculo renal (leia: CÁLCULO RENAL | PEDRA NOS RINS | Sintomas da cólica renal).
– Infecção urinária (leia: INFECÇÃO URINÁRIA | CISTITE).
– Hiperplasia benigna da próstata (leia: HIPERPLASIA PROSTÁTICA BENIGNA | Sintomas e tratamento).
– Doenças do glomérulo (leia: GLOMERULONEFRITE | O que é, sintomas e tratamento).
– Anemia falciforme.
– Doença policística renal (leia: RINS POLICÍSTICOS | Doença policística renal).
– Trauma renal.
– Medicamentos.
– Tuberculose urinária (leia: TUBERCULOSE | Sintomas e tratamento).
– Esforço físico.
– Excesso de cálcio na urina.
– Endometriose (leia: ENDOMETRIOSE | Sintomas e tratamento).
Para saber mais detalhes sobre hematúria, leia: HEMATÚRIA | URINA COM SANGUE
Sintomas dos rins #2 – Urina espumosa
É perfeitamente normal que surja um pouco de espuma no vaso sanitário quando urinamos devido ao turbilhonamento do jato de urina na água. Entretanto, se você notar uma mudança no padrão da espuma da urina, principalmente se houver aumento na quantidade e no tempo que ela leva para desaparecer, isso pode indicar doença dos rins.
O aumento da espuma costuma surgir quando há perda de proteínas na urina, uma alteração chamada de proteinúria. A proteinuria é um sinal de doença renal e costuma surgir nas seguintes doenças:

Nenhum comentário:

Postar um comentário