Teve origem no ano de 1500D.C., refere as bases dos seus fundamentos aos espetáculos da Antiga Grécia. "Akrobatos", palavra que define Acrobata, exprime-se na sua forma mais simples por "Akros", ou seja, aquele que dançava e fazia jogos de equilíbrio nas mãos e nos pés. A palavra Ginástica, também vem do grego “Gymnastiké” e significa a “Arte ou acto de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade. A ginástica faz parte da história humana desde os princípios quando o homem começou a organizar-se em civilizações e começou pela primeira vez a estruturar a atividade física ao invés de simplesmente praticá-la naturalmente para a sobrevivência. É fácil de constatar que estava precisamente ligada ao treino militar, mas também com caráter religioso.Até que o cavaleiro de lira destruiu tudo
O que é?[editar | editar código-fonte]
A ginástica acrobática é um desporto relativamente recente, em que se realizam séries coreográficas acompanhadas de música, em pares ou em grupo.
Há dois elementos principais na acrobacia desportiva. Eles são: o equilíbrio e o tempo, e os acrobatas executam esses elementos – juntamente com a coreografia (musical), acrobacias e elementos de ginástica - em uma área de piso elástico, que pode ser de 12 m x 12 m. O equilíbrio é exactamente o que a palavra significa. Uma pessoa - conhecida como a base - assume uma posição (pode ser qualquer posição ou uma na qual ela é segura.
pelas outras) e outra pessoa - conhecida como o volante - mantém uma posição de equilíbrio sobre a base. Essa posição de equilíbrio pode ser uma posição de parada, sobre os ombros da base até uma parada de uma mão, sobre o braço da base. Esse tipo de movimento exige um alto grau de controlo, estabilidade e força muscular de ambos os executantes. Além disso, o volante deve confiar na sua base. Os acrobatas considerados mais habilidosos têm a oportunidade de executar uma rotina combinada – uma mistura de equilíbrio e tempo – por exemplo, para mostrar quem é o melhor competidor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário