A VIDA DEVOCIONAL DIARIA DO CRENTE
Texto. Sl.128:1-6
Introdução
Estamos iniciando hoje uma nova serie de estudos bíblicos no tema A VIDA DIARIA DO CRENTE; e neste primeiro dia estudaremos sobre “A VIDA DEVOCIONAL DIARIA DO CRENTE” veremos que assim como nosso corpo precisa de alimentos, higiene, em fim, cuidados diversos, nossa vida devocional também.
I- A VIDA DEVOCIONAL NO LAR
1- O convívio com a famíliaSl.128:2,3
2- A importância de toda família servir ao Senhor e congregar na mesma igreja Js.24:15; Sl.122:1
3- Cuidados para não sofrer influências más de visinhos, parentes, amigos Sl.1:1-3
4- Cuidados para que o conforto do lar não esfrie a vida espiritual Mt.6:33
II- CUIDADOS COM A MODERNIDADE
1- A parafernália eletrônica – não porei coisas más diante Sl.101:3
2- A triste realidade da troca de valores – o errado virou certo Rm.1:24-28
3- O distanciamento das coisas simples e elementares Zc.4:10; Rm.12:16
4- O ser normal viver em pecado, frio, desviado dentro da igreja Mt.5:24; Mt.23:27,28
III- A VIDA DEVOCIONAL DO CRENTE FORA DE CASA
1- O crente na escola Mt.5:14; Ef.5:15
2- O crente no trabalho Mt.5:41
3- O crente na vizinhança I Tm.3:7
4- O crente e seus negócios I Cor.10:32
IV- TRES COISAS QUE NÃO PODE FALTAR NA VIDA DEVOCIONAL DO CRENTE
1- Santificação – Oração; Jejum e leitura bíblia Hb.12:14
2- Alegria espiritual – demonstrar isto no dia a dia Dt.28:47,48
3- Esperança da volta de Cristo – viver isto na pratica I Cor.15:19,20
Conclusão
Iniciamos hoje este novo assunto A VIDA DIARIA DO CRENTE e já deu pra ver que iremos ser edificados pela palavra do Senhor, procure não faltar.
O CRISTÃO E O PERDÃO
Texto. Mt.6:9-15
Introdução
Continuando nossa serie de estudos bíblicos no tema A VIDA DIARIA DO CRENTE; hoje estudaremos sobre “O JEJUM COMO REFORÇO A ORAÇÃO” veremos que o perdão de todo coração, completo e definitivo, é o remédio eficaz para a cura espiritual do ser humano.
I- O PERDÃO NO ANTIGO TESTAMENTO
1- O velho testamento nos deixa claro que:
A- Com Deus está o perdão Sl.130:4, Deus sempre concede o perdão ao pecador arrependido, porem o crente jamais deve brincar de pecar e pedir perdão;
B- O perdão exigia sacrifício Nm.15:25,26;
C- O valor do perdão, Gn.50:17-21, os servos de Deus conheciam a importância de perdoar.
II- O PERDÃO NO NOVO TESTAMENTO
1- Pontos importantes do perdão no novo testamento:
A- Deve ser recíproco Mt.6:12, vemos neste texto o quanto é comprometedor pedir que Deus nos perdoe da mesma maneira que perdoamos quem nos ofende;
B- É ilimitado Mt.18:21, não há limite para se perdoar um irmão;
C- Deve ser sincero Mt.18:35, perdoar com falsidade é pior que não perdoar;
D- Transpõe barreiras Mc.11:25,26, o perdão é condição indispensável para que nossas orações sejam respondidas. Há pessoas que oram anos a fil e a resposta nunca chega, porque será?
E- Promove comunhão Cl.3:11-13, perdoar é sinal de Cristo em nossas vidas. Quantas pessoas são ativas na obra de Deus, mas não usufrui da presença de Deus porque guardam magoas em suas vidas;
III- PORQUE DEUS PERMITE QUE SEJAMOS OFENDIDOS
1- Para nos moldar (José)
2- Para nos humilhar (Paulo)
3- Para nos dar uma benção maior (Ester e Mardoqueu)
IV- RESULTADOS DA FALTA DE PERDÃO
1- Uma pessoa ofendida tende a ficar amarga e vingativa,
2- Feridas e magoas podem alastrar se no coração do ofendido,
3- Doenças emocionais e físicas geralmente evoluem ate a morte,
4- Como cristãos nosso mestre nos ensinou como comportar quando formos ofendidos Mt.18:15-17.
V- RESULTADOS DO PERDÃO
1- Cura espiritual, o verdadeiro perdão sara as feridas da alma;
2- Libertação, o verdadeiro perdão liberta o ofendido do peso da magoa;
3- Saúde psicológica, o verdadeiro perdão limpa o psicológico da pessoa para cultivar bons pensamentos e felicidade;
4- Fervor espiritual, quando perdoamos abrimos as portas para entrada e ação do Espírito Santo em nossas vidas.
Conclusão
Amada igreja, não carregue o fardo do ódio, do rancor, as ofensas vem para nos fazer crescer, vamos liberar o perdão e pedir perdão também, que Deus vos abençoe.
O RELACIONAMENTO COM OS FILHOS
Texto. Gn.33:5; Sl.127:3-5
Introdução
Continuando nossa serie de estudos bíblicos no tema A VIDA DIARIA DO CRENTE; hoje estudaremos sobre “O RELACIONAMENTO COM OS FILHOS” veremos hoje como a palavra de Deus ensina pais e filhos como se comportar para serem abençoados e terem uma vida feliz e abençoada.
I- OS FILHOS SÃO BENÇÃOS DE DEUS
1- Dados por Deus Gn.33:5, o crente não vê os filhos apenas como resultado da união carnal do marido com sua esposa e sim como bênçãos de Deus,
2- Nascidos sob oração, ter filhos é uma experiência impar, cada um é diferente do outro: temperamento, aparência, personalidade, vocação e se dará ou não prazer aos pais, Lc.1:66, portanto os filhos devem ser concebido sob oração. A bíblia fala de filhos pedidos a Deus I Sm.1:6,10,11, pois filhos podem nascer amaldiçoados Dt.28:15,18; Os.4:6, II Pd.2:14
3- Deve ser bem cuidado, Pv.22:6, é obrigação dos pais cuidarem dos filhos:
A- Desde a gravidez da mãe,
B- Não deixar faltar o necessário para uma vida digna,
C- Dar educação, correção, ser exemplo, fazer primeiro para que o filho imite,
D- Dar um nome honrado ao filho de maneira que ele orgulhe de pertencer àquela família,
E- Dar estudo, ensinar o filho a encaminhar na vida,
F- Consagrar o filho a deus, leva-lo a igreja, ensinar a importância da vida espiritual, de servir a Deus, de congregar, de trabalhar na igreja, de obedecer aos pastores, a importância da igreja local, dos sacramentos e etc.
II- RELACIONAMENTO DOS PAIS COM OS FILHOS
1- O culto domestico II Tm.1:5, infelizmente hoje são poucos os lares que fazem culto domestico, mas uma coisa é certa: o futuro mostrará a diferença do lar que faz e do que não faz,
2- O ensino da palavra Dt.11:18-21, em uma semana os filhos passam cerca de 160 horas no lar, na escola e no lazer e somente 08 horas na igreja (isto que os que são assíduos aos cultos) se não ensinar a palavra em casa, esta situação não dará em bom termo,
III- GESTOS IMPORTANTES DOS PAIS COM OS FILHOS
1- Serem amorosos com os filhos, não quer dizer deixa-los fazer o que quer,
2- Nunca usar palavras depreciativas como: burro, você não presta pra nada, quando crescer vai puxar carroça, este aí não vai dar pra nada na vida. Estas palavras com certeza irão influenciar a criança quando crescer e se tornara uma pessoa derrotada e repetira isto com seus filhos,
3- Falar palavras positivas: eu te amo meu filho, você vão conseguir, você é uma benção de Deus, siga meu conselhos que vai dar tudo certo,
4- Comunicar com o filho Ef.6:4. os pais crentes devem comunicar com os filhos de maneira civilizada, deve admoestar o filho (admoestar é disciplinar no sentido de correção e isto desde a infância)
Conclusão
Prezados pais, fomos escolhidos para uma nobre missão: ter, cuidar, educar e preparar filhos. Que Deus dê graça a cada um para cumprir com denodo sua tarefa, e os que porventura tem falhado, nunca é tarde para concertar.
O CRISTÃO E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Texto. Dt.7:26; Sl.101:3; Is.5:20
Introdução
Continuando nossa serie de estudos bíblicos no tema A VIDA DIARIA DO CRENTE; hoje estudaremos sobre “O CRISTÃO E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO” veremos que o cristão não deve ficar alienado dos acontecimentos ao seu redor, porem ele deve utilizar os meios de comunicação com temos a Deus e senso critico inspirado na palavra de Deus para não prejudicar sua vida espiritual.
I- O VALOR DA MULTIMIDIA
1- A informação rápida a barata,
2- A pregação do evangelho, o apostolo Paulo disse em I Cor.9:16,19-23 que o evangelho deveria ser pregado por todos os meios, no púlpito de uma igreja, mesmo com auxilio de um microfone o pregador consegue atingir apenas algumas centenas, já nos meios de comunicação esta quantidade multiplica centenas de vezes.
3- Programas educativos, infelizmente as emissoras seculares (e ate chamadas evangélicas) tem usado a mídia mais para disseminar o mau, o caso da inversão de valores Is.5:20, devemos estar consciente que:
A- A educação sexual mostrada da mídia é enganosa e pervertida,
B- Educação sexual verdadeira é aquela que mostra o valor da virgindade ate o casamento, da pureza que o jovem deve ter e como obtê-la Sl.119:9
C- É a que mostra a santidade do corpo e afirma que este pertence ao Senhor I Cor.6:12-19
II- O MAU USO DA MIDIA
1- Estimulo a violência, uma criança aos 14 anos já terá visto 11 mil crimes através da TV, isto sem levar em conta os contrabandos, brigas, estupros, assaltos, espancamentos e mortes.
2- Pesquisas recentes constatou que em 200 horas de programação na Tv é possível assistir: 30 mortes cruéis; 1018 lutas; 3.592 acidentes; 32 roubos; 616 cenas de uso indevido de armas; 57 seqüestros; 819 desafios e provocações; 410 trapaças; 86 casos de chantagem; 321 aparições de monstros, inúmeras cenas de nudez e sexo explicito. Só a misericórdia de Deus.
3- Estimulo a agressividade, não é à toa que há tantas crianças inseguras, agressivas, com índole violenta e intento criminoso. Adolescentes que brigam com os pais, matam colegas. Adultos que se tornam criminosos.
4- A internet é outra forma de comunicação que sem controle se torna perigosa. Em agosto de 2002 houve o seguinte registro: mais de 20 cenas violentas por hora; 308 cenas de corrupção sexual em 171 horas de programação; 18.000 cenas de violência em um ano para um espectador médio Brasileiro. A bíblia tem a receita Sl.101:3.
5- Como o cristão pode controlar isto?
A- Exercendo o bom senso I Ts.5:21, se você não consegue controlar a Tv, a internet, o radio em sua casa é melhor não te-lo. É incensastes ocupar o tempo destinado a oração; a leitura bíblica; ao culto domestico; a conversa em família e a freqüência à igreja com estas coisas.
6- Outros dois cuidados importantes que o crente teve ter é com o que ele Lê e a musica que ele ouve, pesquisas recentes afirmam que menos de 10% dos crentes já leram à bíblia toda. É indispensável a leitura da bíblia nos lares. Alem da bíblia os crentes podem ler bons livros, revistas e jornais principalmente evangélicos, porem é bom examinar sua origem antes de ler.
Conclusão
Prezados pais, fomos escolhidos para uma nobre missão: ter, cuidar, educar e preparar filhos. Que Deus dê graça a cada um para cumprir com denodo sua tarefa, e os que porventura tem falhado, nunca é tarde para concertar.
O CRISTÃO E A IGREJA LOCAL
Texto. I Tm.3:15; Ef.5:27; Sl.122:1
Introdução
Continuando nossa serie de estudos bíblicos no tema A VIDA DIARIA DO CRENTE; hoje estudaremos sobre “O CRISTÃO E A IGREJA LOCAL” veremos que a igreja de Jesus é o único lugar na terra onde o cristão e sua família pode abrigar-se, buscar apoio e ser abençoados neste mundo de incertezas.
I- O QUE É IGREJA
1- No sentido literal é “assembléia do povo” na antiga Grécia quando as autoridades queriam tratar de assunto de interesse do povo, as pessoas eram convocadas a saírem de suas casas e se reunirem em um local público, isto é EKLESIA.
2- A igreja “invisível e universal” Hb.12:23, é composta de todos os crentes chamados para fora do mundo de pecado e que tem seus nomes escritos no livro da vida. Ela é:
A- Perfeita Ef.5:27, esta sendo preparada por Cristo para as bodas,
B- É a noiva do cordeiro Ap.19:7-9,
C- É comparada a um organismo vivo e dinâmico que tem Cristo como cabeça Cl.1:18,
D- É invisível Ap.5:9-11, composta dos crentes de todas as épocas e de todos os lugares, desde que sejam fieis e tenham nascidos de novo,
3- Igreja local; é composta por crentes visíveis que congregam em determinado lugar,
A- É múltipla At.16:5,
B- É uma organização e como tal precisa de normas, princípios, limites, direitos e deveres Tt.1:5; I Tm.3:15
C- Esta sujeita à falhas Mt.13:24-30, por ser formada por pessoas comuns, com suas carências, virtudes e defeitos, não há igreja local perfeita, Certo irmão disse: “se você encontrar uma igreja local perfeita, não faça parte dela, você a arruinará”
II- O RELACIONAMENTO DO CRENTE COM A IGREJA LOCAL
1- Relacionamento positivo:
A- A família adorando a Deus Js.24:154, é uma coisa linda, pais e filhos juntos adorando a Deus no templo,
B- A família trabalhando pra Jesus na igreja, os pais devem engajar se no serviço da igreja local e incentivar os filhos a fazer o mesmo,
C- A família contribuindo Ml.3:10, desde cedo a família deve criar o saudável habito de contribuir na casa de Deus,
D- A família amando os irmãos Sl.133:1, os pais devem ensinar seus filhos a perdoar, pedir perdão, não mentir, aceitar as pessoas com seus defeitos e como elas são, nunca criticar ou falar mau das pessoas, principalmente dos obreiros.
2- Relacionamento negativo:
A- Mau testemunho Mt.18:7, o mau testemunho de muitas família e até de obreiros tem servido de escândalo, vergonha e desgaste para a igreja,
B- Referencias negativas no lar, há pais que criticam constantemente a igreja local, falam mau dos pastores e dos lideres, este ato desencadeia resultados prejudiciais a família. (o menino que queria saber onde estava a outra cara do pastor) há muitos filhos desviados hoje por causa disto, eles tem uma muito negativa da igreja.
C- Mau comportamento nos cultos Ec.5:1, há igreja que os cultos se transformam em balbúrdia: Adultos conversando, jovens chupando chiclete, bebendo água toda hora, crianças comportando como se estivesse em parque de diversão, obreiros conversando no púlpito, diáconos conversando na porta. Isto atrapalha a ação do Espírito Santo e escandaliza os não crentes e atrapalhas os que querem adorar a Deus. Os pastores têm que cuidar disto e colocar ordem na casa.
Conclusão
Hoje estudamos um assunto de muita importância nas nossas vidas, agora é colocar em pratica.
SUPORTANDO AS TRIBULAÇÕES
Texto. Rm.5:1-5; Rm.8:35-39
Introdução
Continuando nossa serie de estudos bíblicos no tema A VIDA DIARIA DO CRENTE; hoje estudaremos sobre “SUPORTANDO AS TRIBULAÇÕES” veremos que a tribulação é um treinamento através do qual Deus aperfeiçoa o caráter do crente.
I- A ESCALA DA TRIBULAÇÃO
1- A palavra “tribulação” significa originalmente aflição, sofrimento, provação moral e adversidade ou ainda contrariedade, amargura e tormento, no entanto podemos tirar lições maravilhosas da tribulação:
A- A lição da paciência Ap.3:10, Apesar da lição da paciência ser dificio, o crente deve aplica - lá em casa, na igreja e na rua.
B- A lição da experiência Rm.5:4ª, a segunda lição que aprendemos na escola da tribulação é a experiência, na qual está incluído a vivencia, o amadurecimento, que não se compra, nem aprende em escola alguma desta vida.
C- A lição da esperança Rm.5:4b, a terceira coisa que aprende com a tribulação é esperança que é a titude de aguardar algo que se deseja e é sinônimo de confiança, Jr.1:12, esperar em Deus é seguro Is.43:13.
II- RESULTADOS DA TRIBUÇÃO
1- A vida do crente fiel que passou pela escola de Jesus tem qualidades que não se encontra em qualquer esquina:
A- Maturidade Rm.5:5, a maturidade é uma qualidade valiosa na vida do crente, porem ela só é adquirida através da experiência, do sofrimento, da correção, é doido, mas é boa. Infelizmente há muitos crentes em nossas igrejas, eles ainda não cresceram espiritualmente, não te firmeza, não tem raízes.
a) O crente aprovado na escola de Jesus não irrita por qualquer coisa, não desanima facilmente, não interrompe o projeto de Deus em sua vida, por mudança da sua própria cabeça:
b) Separar da família Ml.12:14
c) Mudar de igreja Hb.10:25
d) Entregar o cargo da obra de Deus,
e) Vender tudo que tem ir para outra região,
f) Arvore que muito muda não cria raízes.
B- Não negar sua fé Rm.8:35-39, O crente experimentado na tribulação não nega Jesus por nada, não murmura, nunca pensa que é prejuízo ser crente,
Conclusão
A lição de hoje é grande importância para nossa vida, muitos tem errado aqui e pago alto preço.
RESOLVENDO OS CONFLITOS NO LAR
Texto. Sl.128
Introdução
Continuando nossa serie de estudos bíblicos no tema A VIDA DIARIA DO CRENTE; hoje estudaremos sobre “RESOLVENDO OS CONFLITOS NO LAR” veremos que os conflitos surgem no seio da família devem ser resolvidos com oração, amor e dialogo baseado no ensino do mestre Jesus.
I- O QUE É UM LAR
1- O Conceito, a palavra “lar” vem do latim e significa a conzinha da casa onde se acende o fogo. Com o tempo passou a significar o ambiente onde vive a família. Do sentido original temos um lugar aconchegante, acolhedor. Dele vem a palavra lareira, onde a família reúne pra aquecer.
2- Condições para que haja um lar, como vemos um lar não é apenas uma casa, alguém pode não ter casa própria e ter um lar abençoado. E há pessoas que moram em casas luxuosas e não tem um lar. Para que haja um lar é necessário:
A- Harmonia, só há harmonia no lar quando pai, mãe e filhos vivem em união Sl.133:1,
B- Amor, o amor pode transformar uma casa em um lar Jo.13:34. Havendo amor, todos os conflitos não planamente resolvidos,
C- Ajuda mutua, a vida por causa do pecado tornou se uma luta constante, as pessoas precisam de ponto de apoio para ser vencedoras, o lar quando tem harmonia é este ponto na área espiritual, moral, emocional, profissional, sentimental e ministerial,
D- Presença de Deus, o lar cristão deve ser um ambiente propicio a presença de Deus. É maravilhoso saber que Deus mora em nossa casa.
II- TIPOS DE CONFLITOS NO LAR
1- Intrapessoais, são conflitos originados no intimo do individuo, pode ser originado por:
A- Temperamento,
B- Crise material,
C- Dividas e escassez,
D- Frieza espiritual
E- Crise existencial dos jovens e adolescentes. Tg.5:16
2- Interpessoal, são problemas que surgem no relacionamento da família, veja alguns:
A- Diferença de temperamento, em virtude disto nasce a conhecida incompatibilidade de gênio,
B- Ira, é elemento de efeito destruídos na família, Pv.15:1, a irá deve ser direcionada para o problema, não para as pessoas,
C- Brigas e discussões, o lar que vive em brigas é porque não dá lugar ao espírito Santo Gl.5:20,
D- Críticas, as criticas também possui efeito destruídos. O casamento de Davi acabou quando sua esposa Mical fez uma critica mordaz ao esposo quando ele pulava de alegria diante da arca II Sm.6:14-16; 20-23,
3- Extrapessoal; são decorrentes de fatos que não dependem da ação direta dos membros da família. Perca do emprego – Morte de um ente querido – Não conseguir algo que a família tanto queria e etc. neste caso o melhor é ver Rm.8:28ª.
Conclusão
Poderíamos resumir a lição de hoje dizendo que a família tem muitas possibilidades de o maligno, desavenças, crises ancorarem, mas a família que serve a Deus pode se livrar disto aproximando mais de Deus, sendo fiel, entrosada na igreja, amando uns aos outros, perdoando e vivendo cheios do Espírito Santo.
CUIDADO COM O CORPO E A MENTE
Texto. Ex.15:23-26; Gl.6:7
Introdução
Continuando nossa serie de estudos bíblicos no tema A VIDA DIARIA DO CRENTE; hoje estudaremos sobre “CUIDADO COM O CORPO E A MENTE” veremos que o cristão deve cuidar do corpo e da mente vivendo de modo equilibrado.
I- MENTE SÃ EM CORPO SADIO
1- Todas as partes que compõe nosso ser precisa estar bem para que sejamos felizes e vivamos com qualidade de vida:
A- Espírito alma e corpo I Ts.5:23, O espírito como sede das relações do homem com Deus tem muitas necessidades, dentre a principal é a paz com o criador,
B- A alma Sl.42:1,2, a alma por sua vez precisa estar em harmonia com o espírito (comunhão com Deus) e o corpo (contato com a vida material)
C- O corpo por sua vez é a matéria, o invólucro da alma e do espírito, Rm.7:22-25, pesquisas contatam que 70% das doenças são de origem emocional: ansiedade, mágoas, ódio, ira, ressentimentos. Tomemos cuidados com elas.
II- O PLANO DE SAUDE DE DEUS
1- O que é necessário para ter o plano de saúde de Deus:
A- Obediência Ex.23:25, Deus tem bênçãos, dente elas a saúde para dar ao que lhe obedecem,
B- Retidão Sl.128:1,2, o crente não fuma, não bebe, não prostitui, não mente, não rouba, é livre destes males que destrói o corpo e a mente,
C- Observância dos mandamentos Dt.7:11,12,15, observar os mandamentos significa obedece-los com amor e alegria, isto traz saúde.
D- Entregar e confiar no Senhor Sl.37:1-7, a se todo crente soubesse a importância que Deus dá em quem confia nele de maneira obediente e completa.
III- O CRENTE E O CUIDADO COM O CORPO
1- Alimentação saudável “não é só peixe que morre pela boca” devemos observar:
A- Quantidade e horários,
B- As proteínas, Gn.1:29,30, há muitas maneiras de se orientar sobre isto,
C- Alimentos gordurosos,
2- Repouso adequado Sl.127:2; Pv.3:5, Dormir demais é característica dos preguiçosos Pv.6:9,10,15. Dormir de menos é característica dos insensatos Mc.6:31.
3- Exercícios físicos. Crente pode fazer exercícios físicos? E como fica I Tm.4:8? Veja I Ts.5:21, o cristão exercida visando sua saúde física e mental e não para exibir um corpo bonito no sentido do pecado.
Conclusão
As doenças são resultados do pecado e nosso descuido com o corpo e mente, precisamos cuidar da saúde com oração, meditação na palavra de Deus, jejum e também com alimentação saudável, exercícios físicos e não preocupar exageradamente com as coisas desta vida, alem é claro de não guardar dentro de nós coisas ruins,
VITORIA NAS TENTAÇÕES
Texto. Ef.6:10-18
Introdução
Continuando nossa serie de estudos bíblicos no tema A VIDA DIARIA DO CRENTE; hoje estudaremos sobre “VITORIA NAS TENTAÇÕES” veremos que a cada dia os crentes de todo mundo são submetidos a novas e capciosas tentações, mas veremos também que se estes crentes agirem como manda a bíblia é possível sair vencedor de todas elas.
I- A ORIGEM DA TENTAÇÃO
1- Ao estudar a bíblia descobrimos que tentação são convites e instigações para o pecado e possui basicamente três origens:
A- A Carne, I Cor.10:13. Isto quer dizer que há tentações que são originadas na nossa própria carne, nos nossos desejos carnal e pecaminoso Rm.7:5-8.
B- O Mundo, este mundo não é o físico Sl.24:1, nem as pessoas Jô.3:16, mas sim o sistema que se opõe de forma persistente e sistemática ao reino de Deus I Jô.2:15,16.
C- O diabo, ele era querubim ungido Ez.28:14,15, isto quer dizer que ele tem conhecimento de tudo que é espiritual e dos nossos pontos fracos Mt.4:3; I Ts.3:5. O cristão sincero precisa saber lidar com as artimanhas, ciladas e ardis de satanás e a bíblia nos ensina Tg.4:7.
II- COMO OCORRE A TENTAÇÃO
1- Segundo a bíblia a triagem da tentação é a seguinte:
A- A Atração, primeiro vem a atração pelos sentidos do corpo: visão, audição, tato, paladar e olfato Tg.1:14ª.
B- Engodo, a pessoa é atraída, seduzida, engodada pela concupiscência Tg.1:14b.
C- Concepção do desejo, a concupiscência gera na mente, no coração e no pensamento o desejo de pecar Mc.7:21-23. Neste ponto ainda se pode evitar o pecado.
D- O pecado é gerado, Tg.1:15a, ainda na mente nasce o pecado, uma pessoa pode por exemplo adulterar na mente.
E- A consumação do pecado, Tg.1:15b, a referencia aqui é a morte espiritual, porem pode chegar a morte física também, o que seria o fim de tudo.
III- COMO VENCER A TENTAÇÃO
1- A tentação da carne, como já disse vigilância e oração são as duas maiores armas que o crente dispõe nesta batalha da carne Mt.26:41. um dos maiores problemas da igreja atual e de muitos obreiros é que não oram mais. Será que se Davi em vez de estar passeando na sacada do palácio estives em seu quarto orando ele teria caído em adultério?
2- A tentação do mundo, fé atuante e vida santa com Cristo, estás as armas principais contra a tentação do mundo, veja o que a bíblia determina I Jô.2:15, nem conformar com ele Rm.12:2 e se estar crucificado e morto para ele Gl.6:14 e isto só é possível com fé atuante e vida santa.
3- A tentação do diabo, o poder da palavra de Deus Ef.6:17, Jesus venceu ele assim “está escrito” Hb.4:15. Que lindo exemplo do nosso mestre para todos nós crentes.
Conclusão
Portanto amada igreja, ninguém esta imune a tentação, a qualquer momento poderemos ser surpreendido por ela, seja da carne, seja do mundo ou de satanás, o importante é estarmos prevenidos para não cair.
A MODESTIA CRISTÃ
Texto. I Pd.1:14-16; Tt.2:13,14
Introdução
Continuando nossa serie de estudos bíblicos no tema A VIDA DIARIA DO CRENTE; hoje estudaremos sobre “A MODESTIA CRISTÔ veremos que a modéstia não só faz bem a vida do crente, mas também ajuda na propagação do evangelho, alem de trazer a verdadeira felicidade aos servos de Deus.
I- O QUE É A MODÉSTIA CRISTÃ
1- Não é desmazelo ou desleixo,
2- É sinônimo de simplicidade, pudor, compostura e decência Mt.10:16,
3- É uma virtude que deve ser cultivada no cotidiano de quem serve a Deus,
4- Ela abrange a forma como andamos, a maneira como nos portamos, o modo como vestimos e forma como nos exprimimos que em casa, no trabalho, na rua ou na igreja.
II- O CRENTE DEVE TER MODESTIA PORQUE É ESPECIAL
1- Para falar da modéstia cristã, devemos refletir sobre quem é o povo de Deus:
A- Um povo santo Dt.7:6; I Pd.1:15
B- Um povo especial Tt.2:14, Tais características deixa claro que não somos um povo qualquer, por isto devemos portar de maneira que sejamos distinguido no meio das pessoas.
2- Como devemos nos comportar?
A- Fazer tudo para gloria de Deus I Cor.10:31,
B- Servir sempre fazendo o melhor para Deus Cl.3:23,
C- Praticar só o que é licito I Cor.10:23,
D- Não dar escândalo aos irmãos mais fracos ou novatos na fé I Cor.8:9-13
E- Nunca agir na duvida Rm.14:23, quem age na duvida, pode errar,
F- Lembrar que iremos prestar conta de tudo a Deus Rm.14:11,12,
G- Evitar a aparência do mal I Ts.5:22,
H- O crente que semelhante ao mundo, dá mau testemunho de Cristo, compromete sua igreja e torna se escândalo para os crentes mais fracos e pedra de tropeço para os descrentes que necessitam de salvação.
III- ENSINANDO A MODESTIA CRISTÃ
1- Com relação aos novos convertidos, deve haver paciência, compreensão e amor por parte dos crentes mais antigos. Não deve exigir deles mudança sem a palavra de Deus ter tido o efeito e isto leva tempo Gl.4:19,
2- Com relação aos crentes antigos, destes pode se exigir mais com relação a modéstia, desde que tenha base bíblica e os mesmo tenham sido ensinados Rm.4:15,
3- Aos que tem cargo de liderança, estes devem ser exemplo de modéstia cristã, pois precisam ser modelos para os demais ( aos que muito é dado, muito é cobrado)
Conclusão
Portanto amada igreja, vamos manter a modéstia cristã como nos ensina apalavra de Deus, só temos a ganhar com isto e o nome de Jesus será glorificado em nós.
AGUARDANDO A VINDA DE JESUS
Texto. Mt.24:42-44
Introdução
Para encerrar nossa serie de estudos bíblicos no tema A VIDA DIARIA DO CRENTE; hoje estudaremos sobre “AGUARDANDO A VINDA DE JESUS” veremos que a mensagem da vinda de Jesus tem sido relegada a um segundo plano em muitas igrejas. Entretanto a vinda de Jesus deve ser encarada como certa e breve.
I- PENSAMENTOS EQUIVOCADOS SOBRE A VINDA DE JESUS
1- Dos que marcaram datas para vinda de Jesus Mc.13:32
2- Dos que acham que ele esta demorando e nem venha mais II Pd.3:9
3- Dos que pensam que morreu acabou Hb.9:27
4- Dos que acham que não é tão serio assim, na hora ele acaba levando todo mundo Ap.20:15; 21:27
II- COMPORTAMENTO ERRADO SOBRE A VINDA DE JESUS
1- Ignorando o fato Mt.24:45-51, elas diziam: “o meu Senhor tarde vira”. Com este pensamento passaram a viver de maneira displicentes e despreparadas, e ficaram de fora.
2- Desprezando a promessa e os avisos da vinda de Jesus II Pd.3:3,4
3- Cometer a loucura de não estar preparado Mt.25:1,3,6,8-10
III- COMO AGUARDAR VINDA DE JESUS
1- Com vigilância Mt.24:42, as virgens loucas ficaram fora da festa porque não vigiaram, assim será na vinda de Jesus,
2- Com oração Mt.26:41, somente com oração, reforçada com a pratica do jejum poderemos vencer a força do pecado. A questão é que a maioria dos crentes hoje não gosta de orar e muito menos de jejuar,
3- Com santidade I Pd.1:13-15, esta palavra hoje esta esquecida e não poças vezes é vista ate com deboche, isto culpa de muitos pastores que para ter suas igrejas cheias preferem não tocar neste assunto, mas lá na seleção final, só entrará os santos,
4- Ocupados na obra de Deus II Rs.2:11, a palavra de Deus Deixa claro que produção é fundamental para quem espera Jesus Mt.3:10; 25:19,22-30; Lc.19:13;
Conclusão
Estamos encerrando nossa serie de estudos sobre a VIDA DIARIA DO CRENTE e hoje estudamos sobre a vinda de Jesus. Prezada igreja, não permita que nada ofusque da vossa mente este assunto, pois ele é mais importante que qualquer outra coisa.
Eternidade passageira...!!!
Bom Dia,
O Post de hoje, propositalmente não tem passagens bíblicas ou coisa parecida...
Na verdade quer externar aqui minha indignação, alguém ai pode me dizer quanto tempo dura a eternidade?
É porque parece que a sociedade perdeu a noção..
É porque parece que a sociedade perdeu a noção..
Olha só...
Quantas e quantas vezes ouvimos no inicio do namoro que
-“nosso amor veio do céu e é eterno..”
-“o beijo que dei naquele garoto foi tão bom que parece que durou uma eternidade...”
Agora vem a pergunta: - Pq os jovens freqüentadores de igreja trocam a verdadeira eternidade por essa “eternidade” tão passageira?? Sim eu disse freqüentadores, pq a impressão que eu tenho é que esses mesmos, vem ao culto mas não prestam atenção em nada do que é dito.
As meninas acreditam piamente que irão conquistar o tão sonhado “varão” usando roupas sensuais ou se vestindo como as mulheres do mundo, elas acreditam que ficar com aquele carinha lindo da escola não tem nada haver... afinal eu tenho que ser feliz enquanto é tempo já que um dia vou morrer mesmo...
Os meninos continuam agindo como se NUNCA tivessem ouvido falar de JESUS ... beijam uma em cada esquina, transam fora do casamento, traem suas namoradas e acham que isso sim é coisa de homem...
O Meu DEUS quanto engano cerca nossa juventude, as preocupação em ter alguém é tão grande que se esquecem do principal... Perguntar a DEUS se é isso mesmo que Ele quer...
Ai vem você me dizer.. mas eu orei antes de começar o namoro... ok... Deus te disse alguma coisa??? Nãããããooooo então pq começou a namorar??? Com DEUS não existe essa de quem cala ta de acordo...
Gente pra quem não sabe vou desenhar aqui ok?
Quando conhecemos uma pessoa e começamos a gostar dela, a nossa primeira atitude como cristão é ORAR a DEUS .... sim mas devemos fazer isso sem comunicar ninguém.
Mas o que acontece é bem diferente, gostamos de alguém , contamos pra esse alguém, nos envolvemos emocionalmente com ele, ai resolvemos ora, so que muitas das vezes já trocaram caricias, juras de amor eterno entre outras coisas...
Quando oramos a DEUS nossa intenção é saber se é de sua vontade ou não... mas usam essa tal oração como uma forma de avisar a DEUS de que essa é a sua vontade... resumindo dentro de pouco meses esse namoro termina, corações são partidos e a culpa é de quem???
O que eu tinha pra falar era isso... cuidado com quem e como vc se relaciona..!!!
Existe hoje um movmento na internet chamado eu escolhi esperar, você ja deve ter ouvido falar... ou até faz parte... quero te pedir uma coisa nesse post... VIVA o EU ESCOLHI ESPERAR e tenho plena convicção que você não ira se arrepender...
A Paz de Cristo e uma ótima semana :D
Nenhum comentário:
Postar um comentário