quinta-feira, 10 de abril de 2014

AHISTORIA DA CONGREGAÇO CRISTAN

 EMAIS UMA CONTINUAÇAO DA MINHA HOMENAGEM A CONGREÇAGAÇAO  CRISTAN EM ANGICO TORTO GLORIA DEUS NAS ALTURAS Este blog é feito por um membro da Congregação Cristã. Não tem vínculo algum com a igreja, que não se envolve com quaisquer meios de divulgação pública. Os dados históricos aqui apresentados foram comprovados através de literatura publicada nos Estados Unidos, entrevistas com norte-americanos de descedência italiana e outras fontes mais.


Bibliografia:

DE CARO, REV LOUIS. Our Heritage: The Christian Church of North America. Sharon, Pa, U.S.A. General Council, Christian Church of North America. 1977. 77 p.

FRANCESCON, LOUIS. Histórico da Obra de Deus, Revelada pelo Espírito Santo, no Século Atual. 4. ed. Congregação Cristã no Brasil. São Paulo. 1977. 31 p.

GALVANO, STEPLEN (Editor-in-Chief). Fiftieth Anniversary Christian Church of North America: 1927-1977. Sharon, Pa, U.S.A. General Council, Christian Church of North America. 1977. 408 p.


terça-feira, 8 de abril de 2014


Capítulo XIII: Emma Ottolini pede ao marido para voltar a frequentar a congregação na West Grand Avenue

Avenida na cidade de Chicago em 1907
Emma Ottolini começou a ficar preocupada pela ausência do marido nos cultos da congregação da West Grand Avenue. Pensava na necessidade espiritual do povo, no desânimo que poderia vir, acarretando uma possível desorganização. Na noite de 13 de setembro de 1907, numa sexta-feira, fala com o esposo sobre seus receios enquanto ele se preparava para ir à missão da North Avenue. Suas palavras influenciaram-no imediatamente. Após uma oração sobre este assunto, Pietro Ottolini, reconsidera sua posição de ancião à frente do povo e, ao invés de ir a North Avenue, ruma convicto à West Grand Avenue naquela mesma noite. Como Pietro Menconi estava atrasado, Agostino Lencioni abria o serviço e, ao ver Ottolini, insistiu para que ele presidisse o culto. Ottolini testemunhou à igreja o que lhe havia acontecido e, enquanto falava, Giovanni Perrou -- tomado pelo Espírito Santo -- diz em voz alta "o Senhor está em nosso meio". Muitos foram visitados pelo Senhor, inclusive as crianças. No final do culto, Pietro Ottolini convida-os a visitar a missão na North Avenue.
No dia seguinte, sábado, 14 de setembro, G. Marin, Agostino Lencioni e Giovanni Perrou acompanham Ottolini à North Avenue. Luigi Francescon, que continuava frequentando aquele serviço, falou com Perrou, perguntando-lhe se conhecia o Evangelho. Criado em lar valdense,  ele responde ter nascido no Evangelho. Insistente, Francescon pergunta se Perrou tinha em si mesmo testemunho de ser salvo. A esta questão Perrou responde não ter certeza. Francescon então exorta-o a pedir perdão a Deus com todo o seu coração e depois buscar o batismo do Espírito Santo. Giovanni Perrou aceitou a sugestão do patrício e dobrou seus joelhos. Naquele momento o Senhor visitou sua alma e o batizou segundo sua promessa. A manifestação do Espírito Santo foi tão intensa que durou até as duas horas da manhã do dia seguinte, domingo.
Agostino Lencioni se manifestou contrário à Obra de Deus. Entretanto, vendo como o Senhor tinha se manifestado em Giovanni Perrou, seu conhecido, convenceu-se também a buscar a face de Deus em oração.  

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014


Capítulo XII: Pietro Ottolini entendeu o que significam os "sons" que ouvia há semanas

Pastor W. H. Durhan, da missão na W. North Avenue
Após a visita de Luigi Francescon, a família de Pietro Ottolini foi assistir, naquela mesma noite, aos serviços na West North Avenue, presididos por W. H. Durhan. Foi a oportunidade que tiveram para presenciar a manifestação do Espírito Santo em alguns membros daquela missão religiosa, conforme havia sido testificado por Francescon. Ottolini entendeu, então, o que eram os "sons" espirituais que vinha ouvindo há algumas semanas.
Em um domingo, no dia primeiro de setembro de 1907, Pietro Ottolini falou à congregação de evangélicos italianos na West Grand Avenue, onde era ancião, sobre a manifestação do Espírito Santo na West North Avenue. Disse que se ausentaria por algum tempo daqueles serviços até que ele próprio recebesse a presença do Espírito Santo, uma experiência que pretendia buscar por acreditar ser essencial para a continuação de seu ministério.
Pietro Menconi, o outro ancião, resolveu assistir ao culto com seu companheiro naquela mesma noite, primeiro de setembro. Durante o andamento do serviço ficou convencido da legitimidade da manifestação do Espírito Santo.
Em 9 de setembro a sede de Ottolini pelo batismo do Espírito Santo foi satisfeita quando estava em casa, em seu quarto. No dia seguinte sua esposa, Emma, também recebeu a promessa. Continuaram frequentando a missão da West North Avenue, onde encontravam satisfação para a sede espiritual, deixando por algum tempo a congregação da West Grand Avenue sem um de seus anciãos. 



























segunda-feira, 23 de dezembro de 2013


Capítulo XI: Luigi Francescon fala com Pietro Ottolini sobre as manifestações do Espírito Santo

Pietro e Emma Ottolini e seus filhos
Enquanto Luigi Francescon e aquelas famílias que haviam deixado o grupo de italianos que congregavam sob a presidência de Giuseppe Beretta e Pietro Menconi frequentavam a missão religiosa presidida por W. H. Durham, Pietro Ottolini começou a questionar alguns pontos contidos nas Sagradas Escrituras em junho de 1907. Este congregação de italianos, que nesta época estava situada na W. Grand Avenue, possuía um pouco mais de setenta membros. 
Quando Beretta estava viajando em missão, cabia a Ottolini ajudar Menconi na presidência dos cultos. Em uma noite de domingo, em junho, enquanto ele atendia o serviço, disse de forma um tanto quanto profética: "Irmãos e irmãs, no Novo Testamento há coisas que nós não temos entre nós. Eu não posso explicar o que elas são, mas eu estou certo de que se alguém nos dissesse, nós não iríamos aceitar". Ottolini chegou a dizer que ouvia "sons" aos quais não entendia nem tinha explicação. 
E foi justamente Luigi Francescon  o mensageiro de Deus para uma grande obra que estava prestes a ocorrer, conforme profetizado pelo próprio Durham. Cerca vez, enquanto trabalhavam juntos, pois Otollini também instalava mosaico, Francescon começou a falar com o amigo sobre o Espírito Santo e as experiências que ele e seu grupo estavam tendo na Missão na North Avenue. Em um determinado dia, enquanto ambos voltavam para casa do trabalho, Ottolini convida Francescon para entrar, foi a oportunidade para testemunha também a esposa do companheiro -- Emma -- sobre a obra do Espírito Santo. Luigi Francescon diz em seu relato que isto aconteceu no princípio de setembro de 1907.
A família de Pietro Ottolini ficou profundamente impressionada com as palavras de Francescon e a oração que fizera, com grande manifestação de poder. Ottolini disse, naquele tempo, em relação ao amigo: "Havia nele uma mudança radical que nos levou, de fato, a dizer que não era a mesma pessoa".

domingo, 1 de setembro de 2013


Capítulo X: Em 25 de agosto de 1907 Francescon é batizado pelo Espírito Santo

Prédio na W. North Ave, onde houve a "missão" religiosa

No final de abril de 1907 Luigi Francescon encontrou um norte-americano que dizia ter recebido, em 1906, o batismo do Espírito Santo segundo a promessa deixada pelo Senhor Jesus. Através dele, soube que na W. North Ave, 943, havia uma "missão" religiosa que anunciava esta promessa e que o próprio pastor, W. H. Durham, a havia recebido. 
Assim que soube disse, Francescon começou a frequentar sozinho o lugar e deixou escrito em seu relato que o Senhor lhe fez saber que aquela era Sua obra.
 Dois novos convertidos: Alberto Gazzari e...
Em um domingo levou consigo o restante do grupo que congregava com ele.
Em julho a esposa de Francescon, Rosina Balzano, foi a primeira a ser batizada com a promessa do Espírito Santo, falando em língua sueca. A segunda foi Dora Di Cicco, falando em língua chinesa. Em 25 de agosto o Senhor se comprazeu em batizar também Francescon.
Em um serviço de culto, enquanto esperavam pela promessa, Deus fez saber a W. H. Durhan e outros que Luigi Francescon seria designado para levar a Palavra de Deus à colônia italiana, o que logo após o Senhor também confirmou a Francescon.
... Maximiliano Tosetto, que seriam usados por Deus
Dessa missão religiosa encabeçada por Durham sairiam diversas outras doutrinas de denominações religiosas espalhadas por várias nações. Conforme falamos no prefácio deste relato, foi a partir de movimentos religiosos como este que Deus foi fazendo surgiu a Sã Doutrina. O próprio Francescon ainda estava longe de compreender que há um só pastor, um só batismo e uma só doutrina. Bem como ainda não imaginava que seria um grande defensor da unidade, da pureza desses pontos de doutrina e de fé que uma vez foi dada aos santos.

sábado, 18 de maio de 2013


Capítulo IX: Começa a surgiu o que viria a ser a Congregação Cristã

Alberto Di Cicco, companheiro de  Francescon
Com a reunião desses dois grupos, isto é, os crentes da região da Toscana evangelizados por Giuseppe Beretta e aqueles que deixaram a Primeira Igreja Presbiteriana Italiana -- junto com Luigi Francescon -- após a questão do batismo por imersão, pode-se dizer que começa a surgir a Congregação Cristã. Se reuniam por volta das 19:30, iniciavam o santo serviço em nome do Senhor Jesus, cantavam dois ou três hinos e, em seguida, oravam. Algumas vezes um orava em voz alta, outra vez dois ou até mesmo três. Depois da oração, cantavam outro hino e chegava a ora dos testemunhos. Os membros da igreja eram livres para testificar ou para ler uma frase ou fazer uma pequena exortação de alguma parte das Escrituras. E então logo depois, alguém falava um pouco por mais tempo. Entre esses estavam Giuseppe Beretta, Luigi Francescon, Pietro Menconi e algumas vezes Pietro Ottolini. Após a pregação cantavam um hino, oravam novamente e despediam-se.
Algumas semanas depois o grupo cresceu um pouco mais, recebendo homens que seriam depois usados por Deus para expandir Sua obra. Entre eles estavam Marin, Alberto Gazzari, Maximiliano Tosetto -- que seria um dos responsáveis pela criação do primeiro hinário -- Giovanni Perrou, Luigi Garrou e L. Tedeschi.
Provavelmente, as mulheres se cobriam com véu no culto, pois assim como a versão da Bíblia em português, a italiana deixa bem claro que a mulher deve cobrir sua cabeça com um véu. Diferente da versão em inglês, que diz que deve-se usar um headcovering, isto é, uma "cobertura de cabeça", em uma tradução livre e literal. 
Em 2 de dezembro de 1903, Francescon embarcou para a Itália em visita a sua família. Quando regressou a Chicago, em princípio de maio de 1904, encontrou seus companheiros em grande contenda a respeito se haveria um dia específico dedicado a Deus: sábado ou domingo? Sem saber como agir, Luigi Francescon resolveu pedir conselho ao Senhor e Ele respondeu que se separasse deles até que fosse determinado unir-se novamente. Isto aconteceu em outubro de 1904. Saíram com Francescon as família de N. Moles, Alberto Di Cicco e alguns outros. Passaram a reunir-se de casa em casa em dias estabelecidos. E todos os domingos partia-se o pão, recordando a morte de Jesus Cristo. 

sábado, 4 de maio de 2013


Capítulo VIII: Francescon demite-se da Igreja Presbiteriana Italiana de Chicago, após seu batismo por imersão

Pietro Menconi, que deixou
a Presbiteriana junto com Francescon
Pouco tempo após o batismo no Lago Michigan, o pastor da Primeira Igreja Presbiteriana Italiana de Chicago, Filippo Grilli, voltou da Itália. Além de não encontrar mais entre o povo o grupo evangelizado por Giuseppe Beretta, que havia deixado a igreja por não aceitarem a filiação à ela. Teria mais uma outra surpresa: no primeiro domingo de culto após seu retorno da Itália, Luigi Francescon disse-lhe que desejava dirigir algumas palavras aos membros da instituição, antes de seu sermão. Filippo Grilli atendeu ao pedido. Primeiramente, Francescon perguntou a todos se ele havia feito alguma coisa errada. Responderam que nada havia contra ele. Então exortou-os que, se quisessem também ser participantes das promessas de Deus, seria necessário obedecê-Lo conforme Sua Palavra. Em seguida, apresentou sua demissão de ancião, secretário e membro daquela denominação. Todos se maravilharam e pediram que não os deixassem. Francescon respondeu que a decisão não era dele próprio, mas sim ordenada pelo Senhor.
Diante dessa situação, aqueles que haviam obedecido ao mandamento de Deus quiseram abandonar a Igreja Presbiteriana. Apesar de Luigi Francescon não julgar o ato conveniente, assim o fizeram. Dentre esses estavam as família de Nicola Moles e de Albert De Cicco. Ao deixarem de congregar naquela instituição, o grupo se reuniu aos crentes evangelizados por Giuseppe Beretta, que também havia abandonado a Igreja Presbiteriana. Passaram então a se reunir em vários lugares para aprender a Palavra do Senhor, pois alguns não sabiam ler. A primeira reunião foi feita na casa de Moles, na qual Luigi Francescon foi eleito ancião. Nessa mesma ocasião, ele propôs que os serviços fossem dirigidos por Giuseppe Beretta e Pietro Menconi, uma semana cada um. Depois de algumas noites resolveram se reunir na casa de Francescon. 

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013


Capítulo VII: Em 1903 acontece o primeiro batismo da Congregação Cristã no Lago Michigan, em Chicago

Lago Michigan em 1903, ano do primeiro batismo da Congregação Cristã em Chicago

Como o pastor Filippo Grilli se encontrava na Itália, competia a Luigi Francescon, como ancião, presidir o serviço que se realizava no domingo, dia 6, na Igreja Presbiteriana Italiana. Foi a oportunidade encontrada para falar ao povo o que sentia em seu coração. "Após nove anos que o Senhor me falou em obedecer ao Seu mandamento -- disse ele -- amanhã, com a ajuda de Deus, terei a oportunidade em obedecê-Lo e se algum de vós quiser assistir venham ao Lago Michigan.". E finalizou dizendo o lugar e a hora exata.
Lugar exato onde ocorreu o santo serviço; 18 almas obedeceram ao Senhor
Foram cerca de 25 pessoas ao local, das quais 18 obedeceram juntamente com Francescon ao batismo por imersão feito por Giuseppe Beretta.
Entre as primeiras pessoas a descer às águas estava Catarina Gardella, uma jovem de 18 anos de idade que, nascida em Nova York, havia se mudado para Chicago com seus pais logo após seu nascimento. A família de Catarina estava entre aquelas oriundas da igreja valdense que, junto com o grupo evangelizado por Giuseppe Michelli Nardi --  entre eles Luigi Francescon -- haviam fundado a primeira Igreja Presbiteriana Italiana de Chicago.
Catarina seria a primeira musicista da Congregação Cristã, que viria a se casar com o músico Michelli Palma, um dos responsáveis pela ampliação do primeiro hinário da igreja, Inni e Salmi Spirituali, publicado em 1914 com 195 hinos. Com a dedicação de Palma e Maximiliano Tosetto em 1919 seria publicado o Nuovi Inni e Salmi Spirituali, contendo 266 hinos de súplicas e louvores a Deus.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário