sábado, 5 de abril de 2014

PRIMEIRO de coco PE DE ANGICO NAS TERRAS OS MORAES

Eu  aos primeiros anos de vida ouve meus tios contarem algu que muito chamou me atenção em  primira fase dos anos 40 em angico torto  o senhor nequinho moraes e seu irmao caçula nossa Moraes desse para s roças da família e la decidem por pensamento dos mais velho plantar um pê de coqueiro  sendo assim na crendice dos ois era de boa fartura  roça e foi mesmo das roças do angico com o passar dos anos foi amais produziu terra data de hoje naquela roça tudo que se planta la da enfim ainda hoje se vê muita coisa boa vinda daquela roça algo assim que e deus la trabalhando
 Por mais que a vida lhe aplique golpes baixos, não desista e acerte o rumo, fazendo dos tombos a direção. (http://superfrases.net)
 Quem pensa pequeno constrói castelos de areia, quem pensa grande faz da vida uma imensa fortaleza. (http://superfrases.net)
 Não há nada melhor que alimentar para esta vida o desejo de buscar na oração, na fé e na determinação a coragem de vencer. (http://superfrases.net)
 Não há nada melhor que alimentar para esta vida o desejo de buscar na oração, na fé e na determinação a coragem de vencer. (http://superfrases.net)
 Faça uma enorme fogueira com a cosias negativas e as deixe queimar e, depois como a fênix ressurja das cinzas feito o mais feliz dos vencedores. (http://superfrases.net)
Onde Surgiu.
O coqueiro é uma cultura tropical largamente distribuída na Ásia, áfrica, America latina e Região do Pacifico. É cultivada em 86 Países. Ainda não há um consenso Cientifico sobre o assunto, mas de onde quer que tenha vindo, damos as boas vindas.
No Brasil
A cultura do coqueiro esta concentrada na região do Nordeste do Brasil. As evidencias históricas indicam que o coqueiro, variedade Gigante foi introduzido pelos colonizadores Portugueses, em 1553.
As primeiras matrizes procedentes da ilha de Cabo Verde foram distribuídas pelo litoral baiano, daí a denominação de coco-da-baia.
No entanto Amazonas, Pernambuco, Maranhão, Piauí e alagoas, são grandes produtores do fruto.
CURIOSIDADE
Coqueiro Gigante
O nome Cientifica é TYPICA NAR é conhecido predominantemente de polinização cruzada devido às flores masculinas se formar antes das flores femininas. O florescimento. É tardio ocorrendo normalmente entre seis a oito anos após o plantio. Sob condições favoráveis sua vida útil é de 60 anos.
Coqueiro Anão
O nome Cientifica é NANA GRIFF é predominantemente de autopolinização, onde as flores de formação masculina e feminina são coincidentes. Atinge altura média de 10,7 metros, florescem cedo de três a quatro anos após o plantio. Sua vida útil é de 40 anos.
A introdução do coqueiro anão no Brasil se deu em 1944 pelos Drs. Arthur Neiva e Miguel Calmon.
Coqueiro Híbrido
O coqueiro Híbrido tem por finalidade de suprir as indústrias de água de coco, o cruzamento é feito conforme a necessidade da indústria.
A separação da espécie e feitas com indivíduos geneticamente distintos. Sua produtividade é de 120 a 150 frutos/planta/ ano. Com inicio os quatros anos pós – plantio.
O COCO
Do coco tudo se aproveita, a camada externa serve para fabricar substrato agrícola, capachos, brochas, escovas, tecidos grossos para sacos e estofamentos. A casca dura e usada no artesanato e como fonte de energia térmica.
O coco tropical amplamente cultivado no Brasil contém componentes que beneficia o organismo do ser humano, é rico em Proteína, Gordura, Calorias, Carboidratos, Vitaminas (A, B1, B2, B5 e C) além dos Sais Minerais, principalmente Potássio e magnésio. Por isso além de saboroso e considerado um alimento muito saudável e nutritivo.
A quantidade de água varia de acordo com a amaduração de cada fruto, pois na medida em que o fruto amadurece a água vai diminuindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário