Em termos de tamanho, assemelha-se muito a cereja, e pode apresentar-se nas cores vermelha ou amarela, com interior amarelado e subdividido em três sementes de sabor amargo característico.
Sua árvore é chama-se aceroleira, e pode medir aproximadamente 3 metros de altura.
Existem várias espécies de acerolas, sendo as caboclas, cerejas, apodi, frutacor, olivier e rubra as mais cultivadas no Brasil.
Uma acerola pesa, em média, 20 – 40 gramas, mas não se deixe enganar por seu tamanho e peso, pois os benefícios que este pequeno fruto pode oferecer à saúde são incríveis.
VALOR NUTRICIONAL
A acerola esconde, em seus 40 gramas de massa suculenta, inúmerosnutrientes. Além de flavonoides, vitaminas A, B1 e B6 ela também apresenta minerais como fósforo, ferro, potássio, magnésio e cálcio.
Outro famoso componente da acerola é o carotenoide, substânciaresponsável pela cor vermelha da fruta, e mais, consideradaantioxidante, o que indica que auxilia na prevenção do envelhecimento precoce das células.
Mas seus componentes benéficos não param por aí. A acerola é a fruta que apresenta o maior teor de vitamina C.
Algumas variedades desta fruta alcançam até 5.000 ml de vitamina C por 100 g de polpa. Ainda dentro das estatísticas, a acerola possui100 vezes mais vitamina C do que o limão, 20 vezes mais do que a goiaba e 10 vezes mais do que o caju ou a amora.
Em outras palavras, consumir 3 a 4 frutinhas destas pode suprir a necessidade diária de vitamina C de um adulto.
Vale ressaltar que quanto mais verde for a fruta, mais vitamina C oferecerá, logo uma fruta verde escura apresentará 90% mais de vitamina C e 50% menos de açúcares.
Ainda, se compararmos a acerola e a laranja, descobriremos algo interessante. A acerola possui mais vitamina A do que a laranja.
Esta vitamina é responsável por prevenir doenças como a cegueira noturna. A quantidade diária recomendada de vitamina A é de 900 microgramas para homens e 700 para mulheres.
Neste sentido, enquanto a laranja nos oferece 20 microgramas dessa vitamina a acerola surge como a campeã em teores, apresentando 76 microgramas.
Mas como tudo isso influencia nas propriedades da fruta? Vejamos.
PROPRIEDADES DA ACEROLA
– Por ser a fruta com maior teor em vitamina C, a acerola apresentapropriedades antioxidantes além de estimular a síntese decolágeno, componente fundamental para manter a saúde dos ossos e tecidos conectivos.
– Também combate à fadiga, esgotamento nervoso e estresse, além de contar com propriedades anti-infecciosas, que ajudam a estimular as defesas do organismo.
– Devido a sua riqueza em minerais a acerola é um bomremineralizante, sua alta concentração em flavonoides e antocianinas lhe conferem propriedades antioxidantes, tornando-a eficaz na prevenção de doenças como o câncer e cardíacas.
– Também é indicada para auxiliar em casos de afecções pulmonares, tratamento de disenterias, cicatrização de feridas,gripes, hemorragias nasais e gengivais, dores musculares, reumatismo, anemia, doenças do fígado e dietas para pessoas em recuperação de desgastes físicos ou desnutridas, dentre outras.
UM CAFÉ DA MANHÃ ENERGÉTICO E SAUDÁVEL
Com a acerola é possível preparar um café da manhã energético e saudável, ideal para adultos, crianças e muito indicado parapessoas em estado de recuperação de traumas, cirurgias, etc, por seus nutrientes benéficos.
Existem várias maneiras de consumir a fruta, a mais popular é preparando o suco de acerola, uma receita muito fácil.
Para isso só precisaremos de:
1 copo de acerolas lavadas (250 ml);
1 copo de água (250 ml) bem gelada;
2 colheres de algum adoçante de sua preferencia (opte poradoçantes naturais).
Preparo
Bata a acerola com água em um liquidificador até que a polpa se solte da semente (menos de 1 minuto), coe o suco.
Volte ao liquidificador com o suco, adicione o adoçante de sua preferencia e bata por mais dois minutos.
Apenas lembre-se que o suco deve ser consumido imediatamente,pois uma vez armazenado perde todas as suas propriedades.
O suco de acerola deve ser consumido imediatamente, pois uma vez armazenado perde todas as suas propriedades.
Caso prefira uma receita diferente, anote-a:
– 1 iogurte natural desnatado;
– 1 colher de chá de mel;
– 6 morangos;
– 3 colheres de chá de flocos de aveia;
– 2 nozes picadas;
– 2 colheres de pó de acerola ou 10 – 12 frutas frescas.
Preparo
Misture o mel, a acerola (ou o pó) e o iogurte até que a mistura se torne suave e homogênea. Adicione os flocos de aveia, os morangos limpos e lavados em pedacinhos e as nozes descascadas.
A acerola pode ser encontrada em polpa ou em pó, por ser um fruto muito sensível ao calor requer grandes cuidados de manuseio e armazenamento. Mas para aproveitar de todos os seus benefícios,nada melhor do que o fruto fresco.
Caso você viva em algum lugar onde seja possível realizar o plantio, sem dúvidas será uma melhor opção. Plantar a acerola pode ser uma tarefa mais simples do que parece. Veja um pouco mais sobre o assunto:
CONTRAINDICAÇÕES
O consumo de acerola geralmente não aparece associado a grandes problemas, mesmo que por vezes possa apresentar efeitos secundários leves, como náuseas, cólicas estomacais, diarreia, sonolência ou insônia.
Mas vale ressaltar que a acerola pode causar problemas se consumida por pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes.
O melhor é diminuir ou evitar seu consumo em períodos de gravidez ou lactação, pois seus efeitos sobre o desenvolvimento do feto são desconhecidos.
O mesmo cuidado é válido em casos de cálculos renais, doença renal ou gota.A acerola, azerola, cerejeira-do-pará, cerejeira-de-barbados ou cerejeira-das-antilhas (Malpighia emarginata) é um arbusto da família das malpighiáceas. Tem origem nas Antilhas, América Central e norte da América do Sul.1
Índice
[esconder]Etimologia[editar | editar código-fonte]
Descrição[editar | editar código-fonte]
O fruto nasce na aceroleira, que é um arbusto de até três metros de altura, cujo tronco se ramifica desde a base e cuja copa é bastante densa com pequenas folhas verde-escuras e brilhantes. Suas flores, de cor rósea-esbranquiçada, são dispostas em cachos e têm floração durante todo o ano. Após três ou quatro semanas, se dá sua frutificação. Por ser uma planta muito rústica e resistente, ela se espalhou facilmente por várias áreas tropicais, subtropicais e até semiáridas. A acerola, quando madura, tem uma variação de cor que vai do alaranjado ao vinho, passando pelo vermelho. Esta coloração é resultado da presença de antocianinas, especialmente pelargonidina emalvidina.3
Sua superfície é lisa ou dividida em três gomos. Possui três sementes no seu interior. O sabor do fruto é levemente ácido e o perfume é semelhante ao da uva. Possuivitaminas A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), cálcio, fósforo, ferro e, principalmente, vitamina C, que, em algumas variedades, chega a estar presente em até 5 gramas por 100 gramas de polpa. Este valor chega a ser oitenta vezes superior ao da laranja e ao do limão.
A acerola está dividida em duas seleções: a acerola vermelha e a acerola laranja.
Cultivo[editar | editar código-fonte]
Nos países de clima tropical, a acerola vem ganhando cada vez mais destaque em seu cultivo como bonsai de interior.
No Brasil, foi, inicialmente, introduzida no estado de Pernambuco pela Universidade Federal Rural de Pernambuco em 1955, por meio de sementes oriundas de Porto Rico, espalhando-se, a partir de então, para o Nordeste e outras regiões do país.4
O cultivo de acerola teve um forte crescimento a partir do final do século 20, sendo hoje uma importante cultura da Região Nordeste do Brasil, principalmente naagroindústria de polpa de fruta congelada.
Propriedades nutricionais do fruto[editar | editar código-fonte]
O teor de ácido ascórbico em 100 gramas de polpa de acerola excede mil miligramas, valor equivalente aos comprimidos efervescentes contendo um grama de vitamina C.
Mesquita e Vigoa, no livro "La Acerola", de 2000, demonstraram que o alto teor de ácido ascórbico e a presença de antocianinas no fruto de acerola promovem ação antioxidante. São ricas em Acrigróbios, Bsoul e Terezhalmy, em seu livro "Vitamin C in health and disease", de 2004 descrevem que, além da ação antioxidante sobre os radicais livres, os frutos da acerola possuem ação imunoestimulante, estimulam a formação do colágeno, importante para a mucosa oral, pois diminui a permeabilidade a endotoxinas.
Variedades[editar | editar código-fonte]
Existem mais de 34 776 variedades de acerola que são cultivadas no Brasil. As principais são:
- Apodi (BR 235)
- Cabocla
- Cereja (BR 236)
- Frutacor (BR 238)
- Okinawa
- Olivier
- Roxinha (BR 237)
- Rubra
- Sertaneja (BR 152)A acerola, azerola, cerejeira-do-pará, cerejeira-de-barbados ou cerejeira-das-antilhas (Malpighia emarginata) é um arbusto da família das malpighiáceas. Tem origem nas Antilhas, América Central e norte da América do Sul.1
Índice
[esconder]Etimologia[editar | editar código-fonte]
Descrição[editar | editar código-fonte]
O fruto nasce na aceroleira, que é um arbusto de até três metros de altura, cujo tronco se ramifica desde a base e cuja copa é bastante densa com pequenas folhas verde-escuras e brilhantes. Suas flores, de cor rósea-esbranquiçada, são dispostas em cachos e têm floração durante todo o ano. Após três ou quatro semanas, se dá sua frutificação. Por ser uma planta muito rústica e resistente, ela se espalhou facilmente por várias áreas tropicais, subtropicais e até semiáridas. A acerola, quando madura, tem uma variação de cor que vai do alaranjado ao vinho, passando pelo vermelho. Esta coloração é resultado da presença de antocianinas, especialmente pelargonidina emalvidina.3Sua superfície é lisa ou dividida em três gomos. Possui três sementes no seu interior. O sabor do fruto é levemente ácido e o perfume é semelhante ao da uva. Possuivitaminas A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), cálcio, fósforo, ferro e, principalmente, vitamina C, que, em algumas variedades, chega a estar presente em até 5 gramas por 100 gramas de polpa. Este valor chega a ser oitenta vezes superior ao da laranja e ao do limão.A acerola está dividida em duas seleções: a acerola vermelha e a acerola laranja.Cultivo[editar | editar código-fonte]
Nos países de clima tropical, a acerola vem ganhando cada vez mais destaque em seu cultivo como bonsai de interior.No Brasil, foi, inicialmente, introduzida no estado de Pernambuco pela Universidade Federal Rural de Pernambuco em 1955, por meio de sementes oriundas de Porto Rico, espalhando-se, a partir de então, para o Nordeste e outras regiões do país.4O cultivo de acerola teve um forte crescimento a partir do final do século 20, sendo hoje uma importante cultura da Região Nordeste do Brasil, principalmente naagroindústria de polpa de fruta congelada.Propriedades nutricionais do fruto[editar | editar código-fonte]
O teor de ácido ascórbico em 100 gramas de polpa de acerola excede mil miligramas, valor equivalente aos comprimidos efervescentes contendo um grama de vitamina C.Mesquita e Vigoa, no livro "La Acerola", de 2000, demonstraram que o alto teor de ácido ascórbico e a presença de antocianinas no fruto de acerola promovem ação antioxidante. São ricas em Acrigróbios, Bsoul e Terezhalmy, em seu livro "Vitamin C in health and disease", de 2004 descrevem que, além da ação antioxidante sobre os radicais livres, os frutos da acerola possuem ação imunoestimulante, estimulam a formação do colágeno, importante para a mucosa oral, pois diminui a permeabilidade a endotoxinas.Variedades[editar | editar código-fonte]
Existem mais de 34 776 variedades de acerola que são cultivadas no Brasil. As principais são:- Apodi (BR 235)
- Cabocla
- Cereja (BR 236)
- Frutacor (BR 238)
- Okinawa
- Olivier
- Roxinha (BR 237)
- Rubra
- Sertaneja (BR 152)
ReferênciasA acerola (Malpighia emarginata ou Malpighia glabra), também conhecida popularmente como cereja-das-antilhas ou cereja-de-barbados, tem origem nas Antilhas, América Central e norte da América do Sul. Pertence à família das Malpighiaceae.
O fruto nasce na aceroleira, que é um arbusto de até três metros de altura, cujo tronco se ramifica desde a base e cuja copa é bastante densa com pequenas folhas verde-escuras e brilhantes. Suas flores, de cor rósea-esbranquiçada, são dispostas em cachos e têm floração durante todo o ano. Após três ou quatro semanas, se dá sua frutificação.Por ser uma planta muito rústica e resistente, ela se espalhou facilmente por várias áreas tropicais, subtropicais e até semiáridas. A acerola, quando madura, tem uma variação de cor que vai do alaranjado ao vinho, passando pelo vermelho. Esta coloração é resultado da presença de antocianinas, especialmente pelargonidina e malvidina.Valor Nutritivo da Acerola
A acerola é uma excelente fonte de vitamina C (ácido ascórbico), além de ser uma fonte razoável de pró-vitamina A. Também contém vitaminas do complexo B como tiamina (B1), riboflavina (B2) e niacina (B3), e minerais como cálcio, ferro e fósforo, embora os teores sejam baixos.Após aprender como plantar jabutibaca, vamos ver agora como plantar acerola.Como Plantar Acerola
Clima
A aceroleira é uma planta de clima tropical, porém adapta-se bem em regiões de clima subtropical. Temperaturas entre 15ºC e 32ºC, com médias anuais em torno de 26ºC, são as mais favoráveis. Para que a mesma cresça e produza bem, também é fundamental uma adequada disponibilidade de água no solo. Precipitações entre 1200mm e 2000mm, bem distribuídas ao longo do ano, são consideradas ideais. Além disso, a planta é exigente quanto à insolação, que influencia bastante a produção de vitamina C.Solo
Solos profundos, areno-argilosos e bem drenados são os mais indicados.Propagação
Sementes (para a formação dos porta – enxertos), estaquia e enxertia por garfagem.Substrato para Mudas
Para a germinação de sementes e enraizamento de estacas recomenda-se o uso de areia lavada apenas ou acrescida de vermiculita, na proporção, em volume, de 1:1.Para mudas em crescimento recomenda-se uma mistura composta à base de casca de pinus queimada (180,0 L), vermiculita (20,0 L), torta de mamona (3,0 L), calcário dolomítico (0,6 kg) e adição da fórmula NPK 10-10-10 (0,5 kg).Época de Plantio
Preferencialmente, no início ou durante a estação chuvosa; havendo possibilidade de irrigação, o plantio pode ser feito em qualquer época do ano, exceto no inverno em regiões com temperaturas inferiores a 15ºC.Espaçamento
5,0 m x 5,0 m ou 6,0 m x 4,0 m.Práticas Culturais
Para que a aceroleira produza bem, algumas práticas culturais são essenciais como o controle de plantas daninhas, adubações (baseadas na análise do solo), podas de formação e de limpeza, e irrigação (em regiões onde ocorre déficit hídrico nos meses mais quentes do ano).Polinização
Para um bom vingamento de frutos, a aceroleira depende da polinização das flores por insetos polinizadores, destacando-se abelhas do gênero Centris spp. Além disso, é recomendável o plantio intercalado de mais de uma variedade de acerola para favorecer a polinização cruzada.Principais Pragas
Bicudo do botão floral (Anthonomus acerolae); cigarrinha (Bolbonata tuberculata); cochonilha parda (Coccus hesperidium); formigas cortadeiras (Atta spp.); mosca das frutas (Ceratitis capitata); ortézia (Orthezia praelonga); percevejo vermelho (Crinocerus sanctus); pulgão (Aphis spp.) e nematóides (Meloidogyne spp.).Principais Doenças
Antracnose (Colletotrichum gloesporioides); cercosporiose (Cercospora sp.); seca descendente de ramos (Lasiodiplodia theobromae) e podridão de frutos (Rhizopus sp.).Colheita
Os frutos devem ser colhidos a cada dois ou três dias, retirando todos os frutos maduros e aqueles mudando de coloração, manuseando os mesmos com cuidado para evitar lesões e evitando deixá-los expostos ao sol após a colheita.Pós-colheita
Após a colheita, os frutos devem ser levados a uma casa de beneficiamento, onde são submetidos a uma seleção e lavagem com água fria.Frutos para consumo ao natural são acondicionados em embalagens plásticas, pesados e conservados sob refrigeração à temperatura de 7 a 8ºC, por um período de até 10 dias.Frutos destinados à exportação são armazenados sob congelamento à temperatura de -20ºC, que permite a conservação por mais tempo.Produtividade
A aceroleira produz três ou mais safras durante o ano, concentradas principalmente na primavera e verão, que dependem da disponibilidade de água no solo. A partir do 3º ou 4º ano do plantio, plantas adultas chegam a produzir acima de 40kg de frutos/planta/ano, que corresponde a uma produtividade em torno de 16t/ha.Principais Usos
A acerola apresenta elevado potencial para produtos processados (suco integral e polpa congelada) e indústria farmacêutica. Para uso doméstico, é geralmente consumida ao natural e na forma de sucos, geléias e doces de massa, podendo ser misturada a outros sucos de frutas como laranja, manga e mamão.Fonte: Toda Fruta
Nenhum comentário:
Postar um comentário