A artrite psoriática é um tipo de artrite que afeta algumas pessoas com psoríase, doença em que partes da pele ficam avermelhadas e com placas branco-escamosas. A psoríase é uma doença em que o sistema imunológico causa uma inflamação na pele, mas, quando o problema se estende para as juntas do corpo, tornando-as inchadas e rígidas, ele é classificado como artrite psoriática.
Na maioria das vezes o diagnóstico da doença de pele surge antes de se perceber a artrite psoriática. No entanto, existem casos em que o problema nas juntas aparece antes.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, as estatísticas variam de países e de raça, porém acredita-se que entre 5% e 40% das pessoas que têm psoríase podem ter dor e inflamação das articulações. A artrite psoriática tem a mesma incidência em homens e mulheres.
Tipos
Existem cinco formas clínicas da artrite psoriática:
- Forma oligoarticular: que atinge menos de cinco juntas e ocorre em articulações grandes, como joelhos e tornozelos, mas também pode envolver articulações das mãos e dos pés
- Forma poliarticular, em que ocorre em mais de cinco juntas e se assemelha à artrite reumatoide. Pode causar deformidades e envolve mãos, pés, joelhos e tornozelos
- Acometimento das articulações distais dos dedos das mãos: que ocorre principalmente nas que estão mais próximas das unhas
- Forma mutilante: que prova destruições nas juntas, principalmente nas mãos e pés
- Envolvimento preferencial da coluna: uma forma mais rara, que também provoca dores na coluna, causando limitações físicas.
Causas
A artrite psoriática ocorre quando o sistema imunológico ataca as células e tecidos do corpo, causando inflamação nas juntas, além da superprodução de células da pele. Não se sabe ao certo porque o sistema imunológico reage dessa forma, mas tudo indica que fatores genéticos e ambientais estão envolvidos no desenvolvimento da artrite psoriática.
Por exemplo, traumas físicos ou infecções bacterianas podem desencadear a artrite psoriática em pessoas com predisposição herdada ao problema.
Fatores de risco
Alguns fatores de risco elevam as chances de ter artrite psoriática:
- Psoríase: a maior parte dos pacientes com esse problema apresenta antes o quadro de psoríase
- História familiar do problema: o risco de se ter artrite psoriática quando um irmão já tem o problema é 27 vezes maior do que a população em geral
- Idade: a artrite psoriática é muito mais comum em pessoas entre 30 e 50 anos de idade, apesar de pessoas em qualquer faixa etária poderem desenvolver o problema.
sintomas
Sintomas de Artrite psoriásica
Inicialmente é comum o paciente apresentar alguns sintomas como:
- Dedos das mãos e pés inchados, com formato semelhante a salsichas
- Dor nas articulações
- Juntas avermelhadas e quentes
- Dor nos pés
- Dor nas costas
- Sensibilidade nas articulações.
Além disso, alguns sintomas que podem aparecer são:
- Fadiga
- Rigidez matinal
- Anormalidades nas unhas
- Músculos e tendões doloridos
- Olhos vermelhos e dor nos olhos.
diagnóstico e exames
Buscando ajuda médica
É importante se consultar com um reumatologista se você tiver esses sintomas, principalmente se você já tem psoríase. O diagnóstico precoce ajuda a evitar algumas complicações.
Na consulta médica
Especialistas que podem diagnosticar uma artrite psoriática são:
- Clínico geral
- Reumatologista
- Dermatologista
Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:
- Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram
- Histórico médico, incluindo outras condições que o paciente tenha e medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade
- Se possível, peça para uma pessoa te acompanhar.
O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:
- Algum parente próximo tem psoríase?
- Algum parente direto tem artrite psoriática?
- Quais juntas foram afetadas?
- Existem atividades ou posições em que seus sintomas melhoram ou pioram?
Também é importante levar suas dúvidas para a consulta por escrito, começando pela mais importante. Isso garante que você conseguirá respostas para todas as perguntas relevantes antes da consulta acabar.
Diagnóstico de Artrite psoriásica
O diagnóstico da artrite psoriática é basicamente feito a partir dos sintomas e do exame médico do reumatologista. Nem sempre toda inflamação articular em pacientes com psoríases é necessariamente uma artrite psoriática.
O médico saberá testar as juntas e verificar as condições da pele do paciente para entender o problema. Além disso, durante o exame o médico eliminará a possibilidade de serem outras doenças reumáticas.
Não há um teste que confirme ou não a artrite psoriática. Podem ser feitos alguns exames para verificar o problema:
- Fator reumatóide: o exame indica se esse anticorpo está presente no corpo, em geral ele só aparece quando o paciente tem artrite reumatoide e dará negativo no paciente com artrite psoriática
- Análise de líquido sinovial: indica a presença ou não de ácido úrico nas juntas e pode ser usada para descartar a possibilidade do problema ser causado por gota
- Raio-X: indicam onde está localizada a inflamação nas juntas, o que ajuda o médico no diagnóstico do problema
- Ressonância magnética: esse exame mostra detalhadamente como estão as articulações, tendões e ligamentos do corpo, ajudando no diagnóstico.
tratamento e cuidados
Tratamento de Artrite psoriásica
O tratamento da artrite psoriática varia de acordo com a forma como a doença se manifesta.
Medicamentos
Em geral, a primeira medida é o uso de anti-inflamatórios não-hormonais e drogas remissivas de doença, como o metotrexato, a sulfassalazina, a leflunomida e a ciclosporina).
Em casos mais graves de artrite psoriática, ou quando o paciente não responde ao tratamento inicial, podem ser usados agentes biológicos como infliximabe, o etanercepte, o adalimumabe e o golimumabe. Esse tratamento é capaz de reduzir o dano às juntas causado pela doença.
Cirurgia
Cerca de 7% dos pacientes com artrite psoriática precisam recorrer a cirurgia para correção de alguma das articulações, cerca de 13 anos após o aparecimento do problema.
Proteja as juntas
Mudar a forma como você se movimenta e executa tarefas do dia a dia pode melhorar muito as dores.
Faça exercícios
A atividade física faz parte do tratamento e pode ser feita mesmo quando as articulações estão inchadas. Mas, lembre-se, ela deve ser feita com as orientações de um fisioterapeuta ou educador físico especializados. O ideal é que sejam exercícios moderados, como caminhada, natação, ioga... Exercícios de força, como musculação, também tem se mostrado benéficos para os pacientes com artrite psoriática, mas converse com seu médico.
Mantenha um peso saudável
Quanto maior o peso, maior a sobrecarga nas articulações, o que pode aumentar o desconforto causado pela artrite psoriática, melhorando a mobilidade.
Descanse bastante
Tanto o quadro de artrite psoriática quanto alguns dos medicamentos utilizados para o problema podem causar fatiga. Nesses casos, é indicado que o paciente descanse antes que fique muito cansado, dividindo exercícios e trabalho em segmentos mais curtos.
Expectativas
Cerca de um terço das pessoas com artrite psoriática apresentam uma versão mais branda do problema, que se mantem estabilizada com o tratamento. Isso, no entanto, é muito mais possível quando o problema for diagnosticado cedo.
prevenção
Prevenção
Não é possível prevenir o aparecimento da artrite psoriática, já que ela é causada por fatores genéticos. No entanto, é possível prevenir crises da artrite psoriática fazendo mudanças no estilo de vida, como manter o peso, proteger as juntas, fazer atividade física regular e manter um peso saudável, sempre seguindo o tratamento rigorosamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário