ASTIGMATISMO
O astigmatismo é uma necessidade de correção visual comum que pode resultar em visão borrada ou distorcida em todas as distâncias, dependendo do grau do astigmatismo. Pode afetar as pessoas em qualquer idade. Pessoas com astigmatismo são muitas vezes míopes ou hipermetropes também.
Lembre-se de consultar sempre um oftalmologista, pois ele é o profissional responsável por diagnosticar e tratar qualquer uma dessas condições oculares.
- O que causa o astigmatismo?
- As imagens que seus olhos transmitem para seu cérebro são nítidas apenas se os raios de luz que passam para dentro dos olhos se concentram em um único ponto de sua retina, na parte de trás do seu olho.O astigmatismo é causa quando a superfície do olho (a córnea) ou o cristalino atrás dele, tem uma forma irregular. Ao invés de ser redondo, ele tem uma forma mais semelhante a uma bola de rúgbi. Como resultado, a luz não se concentra corretamente na retina e a imagem é embaçada.
- Quais são os sintomas do astigmatismo?
- Como eu sei se tenho astigmatismo?
Teste simples de astigmatismo
- Como o astigmatismo pode ser corrigido?
Lentes de contato ACUVUE® para astigmatismo
Para uma correção adequada do astigmatismo, suas lentes de contato não podem rodar ou mudar de posição (ou quando isso acontecer devem voltar rapidamente a posição inicial). As lentes de contato ACUVUE® para astigmatismo conseguem se manter estáveis em seus olhos através de seu exclusivo Desenho de Estabilização Acelerada (DEA). Essa tecnologia permite que sua visão permaneça estável, apesar de você movimentar a cabeça ou os olhos.
As lentes de contato ACUVUE® que possuem a tecnologia do Desenho de Estabilização Acelerada (DEA) são:
- Lentes de contato de descarte diário 1-DAY ACUVUE® MOIST® para ASTIGMATISMO
- Lentes de contato de descarte programado a cada 2 semanas ACUVUE® OASYS® para ASTIGMATISMO com HYDRACLEAR PLUS®
Veja como conseguir um par de teste gratuito1 das lentes de contato ACUVUE® aqui.
1. Apenas as lentes de contato de teste são gratuitas. Não estão inclusos os custos da consulta, exames, adaptação e aquisição das lentes de contato. As lentes de contato de teste grátis fazem parte do processo de adaptação das mesmas e não podem ser entregues desvinculadas deste procedimento.Astigmatismo é uma imperfeição comum, leve e facilmente tratável na curvatura do olho. A maior parte do poder de foco no olho ocorre ao longo da superfície frontal, chamada córnea. A próxima estrutura envolvida na focagem é o cristalino, lente que fica atrás da iris no interior do olho.
A córnea ideal tem uma superfície simetricamente curva, como uma bola de basquete. O astigmatismo é causado por uma córnea ou uma lente que não é simétrica. Como resultado, as pessoas com astigmatismo podem ter visão distorcida ou borrada.
O astigmatismo pode ocorrer em famílias e na maioria dos casos está associado com outros problemas de refração, como miopia ou hipermetropia. Ele também pode aumentar ao longo do tempo devido à idade.
Causas
Seu olho tem duas partes que concentram as imagens, a córnea e o cristalino. Num olho com a forma perfeita, cada um destes elementos de focagem tem uma curvatura lisa, como a superfície de uma esfera.
A córnea ou cristalino com tais curvas de superfície de curvatura refrata toda a luz recebida da mesma maneira e faz uma imagem perfeitamente focada na parte de trás do olho.
No entanto, se sua córnea ou lente não é uniforme e curva, os raios de luz não são refratados corretamente, e a imagem não fica igualmente focada. Isso faz com que a visão parece borrada, dando origem ao astigmatismo.
No astigmatismo, a córnea ou o cristalino tem uma curva mais acentuada para uma direção do que para outra. Você tem astigmatismo corneano, sua córnea tem uma forma distorcida. Você tem astigmatismo lenticular se seu cristalino é distorcido.
O astigmatismo pode ocorrer em combinação com outros erros refrativos. Veja:
- Miopia: ocorre quando a córnea é curva demais ou o olho é mais longo do que o normal. Em vez de se focar justamente na retina, a luz é focalizada na frente da retina, resultando em uma aparência embaçada para objetos distantes
- Hipermetropia: ocorre quando a córnea é pouco curva ou seu olho é mais curto do que o normal. O efeito é o oposto da miopia. Quando o olho está em um estado de relaxamento, a luz é focada na parte de trás, fazendo com que objetos próximos fiquem embaçados.
O astigmatismo pode estar presente desde o nascimento, ou pode se desenvolver após uma lesão ocular, doença ou cirurgia. O astigmatismo não é causado ou agravado pela leitura com pouca luz, sentar muito perto da televisão ou estrabismo. Uma causa importante de astigmatismo é coçar o olho, prática muito comum em clima seco e alta concentração de poeira no ar.
Fatores de risco
Entre os fatores de risco para astigmatismo estão:
- História familiar de astigmatismo
- Miopia
- Origem étnica nativo-americana, hispânica, brasileira ou do leste da Ásia
- Trauma ocular ou cirurgia
- Outras doenças oculares, como ceratocone
- Prurido ocular (coçar o olho).
sintomas
Sintomas de Astigmatismo
O sintoma mais comum do astigmatismo é a visão borrada ou dupla. Se a visão está apenas um pouco afetada, é possível que não tenha nada de errado. Astigmatismo mais significativo pode causar distorções visíveis.
É particularmente importante lembrar que bebês e crianças com problemas de visão podem não perceber o problema. Afinal, elas podem nunca ter visto o mundo em foco. É por isso que é uma boa ideia ter um controle regular da visão das crianças, principalmente se há casos de problemas refrativos na família. É de suma importância fazer o teste do olhinho logo no nascimento do bebê e levar a criança ao oftalomologista no primeiro ano de vida. Neste período, muitas doenças podem ser diagnosticadas e tratadas, sendo algumas com medidas simples como uso de tampão, evitando assim a cegueira.
Aqui estão alguns sintomas de astigmatismo:
- Não conseguir ler letras pequenas
- Dificuldade de leitura
- Visão dupla
- Incapacidade de ver de perto e de longe sem apertar os olhos
- Fotofobia (sensibilidade à luz)
- Piora da acuidade visual a noite (miopia também causa piora da acuidade visual noturna).
Crianças com astigmatismo podem experimentar:
- Dificuldade com foco em palavras e linhas impressas
- Tensão do olho
- Olhos cansados
- Dores de cabeça.Buscando ajuda médicaSe a qualidade da sua visão está atrapalhando suas atividades pessoais ou de trabalho e interfere com a sua capacidade de realizar tarefas cotidianas, consulte um oftalmologista. Um oftalmologista pode determinar se você tem astigmatismo e, em caso afirmativo, em que grau. Ele ou ela pode aconselhá-lo sobre suas opções para corrigir sua visão.Para adultos saudáveis com mais de 40 anos, é importante ter os olhos examinados a cada dois ou quatro anos até 55 anos de idade. Depois dessa idade, faça uma avaliação a cada três anos, e a cada dois anos após os 65 anos. É recomendado acompanhamento anual, não para avaliar o grau somente, mas para prevenir doenças graves e com potencial de cegueira, como glaucoma.Caso você tenha outros problemas oculares, pode precisar ter seus olhos verificados com mais frequência. Se você está em risco de certas doenças oculares, como o glaucoma, ou está tratando o diabetes, converse com seu médico para entender com que frequência você precisa ter seus olhos examinados.
Na consulta médica
O médico habilitado a diagnosticar problema de visão como o astigmatismo é o oftalmologista. Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:- Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram
- Histórico médico, incluindo outras condições que o paciente tenha e medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade.
O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:- Quando os sintomas começaram?
- Seus sintomas são contínuos ou ocasionais?
- Quão grave são os seus sintomas?
- O que, se alguma coisa, parece melhorar os seus sintomas?
- O que, se alguma coisa, parece piorar os seus sintomas?
Também é importante levar suas dúvidas para a consulta por escrito, começando pela mais importante. Isso garante que você conseguirá respostas para todas as perguntas relevantes antes da consulta acabar. Para astigmatismo, algumas perguntas básicas incluem:- O que provavelmente está causando meus sintomas?
- Além de astigmatismo, quais são as outras causas possíveis para os meus sintomas?
- Quais exames eu preciso fazer?
- Minha condição provavelmente é temporária ou crônica?
- Qual é o melhor curso de ação?
- Quais são as alternativas para a abordagem primária que você está sugerindo?
- Eu tenho essas outras condições de saúde. Como posso melhor gerenciá-las juntas?
- Existem restrições que eu preciso seguir?
- Devo consultar um especialista da córnea?
- Há algum material impresso que eu posso levar para casa comigo? Quais sites você recomenda visitar?
Diagnóstico de Astigmatismo
O médico pode usar um ou mais desses quatro exames para diagnosticar o astigmatismo e medir sua gravidade:Exame de visão
Usando um gráfico padronizado, o paciente deve ler quadros de letras, conhecidos como tabela de snellen, que se encontram a partir de 6 metros. Atualmente, os projetores permitem simular esta distância com espaço menores. Se sua visão é 20/20, você pode ver a 20 pés o que um olho normal pode ver a partir de 20 pés. Se sua visão é 20/80, você só pode ver a 20 pés o que um olho normal deve ser capaz de ver a partir de 80 pés de distância.Exame de refração
Uma máquina chamada foróptero, que contém lentes corretivas, é posicionado na afrente do olho e usado para medir a receita. Às vezes, o médico olha para o reflexo da luz do seu olho através de um dispositivo portátil chamado de retinoscópio e usa lentes de mão para determinar se algum erro de refração está presente. Em seguida, o oftalmologista irá oferecer-lhe diferentes opções de lentes através do foróptero para refinar a correção até que você possa ler o texto claramente. Depois que ambos os olhos são medidos, o médico irá escrever uma receita para óculos ou lentes de contato com base nas lentes corretivas que funcionaram para você.Ceratometria
Este aparelho mede a curvatura da córnea central. As córneas que não têm astigmatismo apresentam uma curvatura simétrica, enquanto córneas com astigmatismo não tem curvatura uniforme. O ceratômetro determina as curvas mais íngremes e mais planas da córnea, permitindo o diagnóstico. Esse aparelho também é usado para ajustar as lentes de contato e para acompanhar a curvatura da córnea após uma cirurgia ocular.Topografia da córnea
Esta tecnologia avançada fornece as informações mais detalhadas sobre a forma da córnea. O paciente olha para um alvo visual enquanto o dispositivo recolhe milhares de medições minúsculas. Um computador então constrói um mapa de cores no computador a partir dos dados. Este mapa permite ao médico ver uma imagem abrangente de sua córnea. Tais medições sofisticadas são importantes para o planejamento de cirurgia refrativa, cirurgia de catarata, e, ocasionalmente, para ajustar lentes de contato. A topografia da córnea é importante no diagnóstico de ceratocone, uma das causa de astigmatismo.tratamento e cuidados
Tratamento de Astigmatismo
O objetivo do tratamento de astigmatismo é melhorar a visão do paciente ou operar a córnea desigual. Os tratamentos incluem óculos, lentes de contato gelatinosa tórica e lente rígida, anel intra estromal (anel de ferrara para casos de ceratocone), cirurgia refrativa, e cirurgia de catarata com implante de lente intra-ocular tórica.Lentes corretivas
Lentes corretivas tratam astigmatismo por contrariar a curvatura desigual da sua córnea. Tipos de lentes corretivas incluem:- Óculos: pode ser feito com lentes especiais que ajudam a compensar a forma irregular de seu olho
- Lentes de contato: como os óculos, as lentes de contato podem corrigir o astigmatismo. Uma variedade de lentes de contato está disponível, incluindo as lentes de contato rígidas, moles, de uso prolongado, descartáveis, gás permeáveis e bifocais.
Cirurgia refrativa
Este método de tratamento para astigmatismo corrige o problema, reformulando a superfície do olho. Antes da cirurgia, os médicos vão avaliá-lo e determinar se você é um candidato para a cirurgia refrativa. Métodos incluem:- Cirurgia LASIK: é um procedimento em que um médico faz um corte circular na córnea. O cirurgião levanta a tampa da córnea e, em seguida, utiliza um laser excimer para esculpir a forma da córnea por baixo da aba. Um laser de excímero é diferente de outros lasers pois não produz calor
- Cirurgia PRK: o cirurgião retira a camada de proteção exterior da córnea, e então utilizar um excimer laser para alterar a curvatura da córnea
- Cirurgia LASEK: uma camada muito fina de córnea é dobrada para trás, o que torna o olho menos vulnerável a danos decorrentes de uma lesão. A cirurgia LASEK pode ser uma opção se você tiver uma córnea fina ou se está em alto risco de uma lesão no olho no trabalho ou de praticar esportes
- SMILE, retirada de uma lente moldada dentro da córnea por meio do laser femtosegundo, técnica mais moderna, mas ainda sem resultados em longo prazo.
Ametropia (Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo)
Oftalmologia /PatologiasMiopiaÉ um dos mais frequentes erros de refração que afeta a visão a distância. Essa patologia ocorre porque a imagem visual não é focada diretamente na retina, mas à frente da mesma.Causas: o problema pode ter origem porque o globo ocular é mais alongado ou o cristalino tem uma distância focal curta.Sintomas: visão embaçada a distância, dificuldade para identificar objetos afastados, assistir a filmes, dirigir automóveis, entre outros. A capacidade visual parece melhorar fechando um pouco os olhos, mas a miopia não corrigida devidamente pode provocar dores de cabeça, lacrimejamento ou tensão ocular.Tratamentos: pode ser corrigida com o uso de óculos (lentes divergentes), lentes de contato ou cirurgia.Exames: teste de acuidade visual e tonometria. O teste de acuidade visual mede como a pessoa consegue ver em várias distâncias. Na tonometria, um instrumento mede a pressão dentro do olho.Cirurgias: a cirurgia refrativa é a intervenção dos olhos mais conhecida. É um procedimento considerado simples, que dispensa a necessidade de internação. Remodela suavemente a superfície da córnea, modificando sua curvatura para corrigir os erros como a Miopia, a Hipermetropia, o Astigmatismo e a Presbiopia.HipermetropiaÉ um erro de refração que faz com que a imagem seja focada atrás da retina. Dessa forma, a capacidade refratária é alterada em relação aos olhos com visão normal. A hipermetropia causa dificuldade para enxergar objetos próximos e principalmente para leitura de textos. Enquanto jovem, o paciente com hipermetropia tem boa visão de longe, pois se seu grau não for muito elevado é naturalmente corrigido pelo aumento do poder do cristalino, em um processo chamado de acomodação. Porém, com a idade esta capacidade diminui e o hipermetrope passará a ter dificuldade na visão de perto e posteriormente de longe.Causas: ocorre quando o globo ocular possui menor comprimento ou devido a córnea ou cristalino possuírem uma menor curvatura.Sintomas: visão embaçada mais para perto, queixas de dores de cabeça ou cansaço ocular, sensação de peso ao redor dos olhos, ardor, vermelhidão conjuntival e lacrimejamento ocular.Tratamentos: pode ser corrigida com o uso de óculos (lentes convergentes), lentes de contato ou cirurgia.Exames: teste de acuidade visual e tonometria. O teste de acuidade visual mede como a pessoa consegue ver em várias distâncias. Na tonometria, um instrumento mede a pressão dentro do olho.Cirurgias: cirurgia refrativa. É um procedimento considerado simples, que dispensa a necessidade de internação. Remodela suavemente a superfície da córnea, modificando sua curvatura para corrigir os erros como a Miopia, a Hipermetropia, o Astigmatismo e a Presbiopia.AstigmatismoÉ uma doença ocular causada por irregularidade da córnea e o seu efeito é a distorção de imagem, pois os raios de luz não chegam ao mesmo ponto na retina.Causas: decorre da diferença de curvatura nos meridianos principais da córnea ou cristalino que resultam em diferentes profundidades de foco e distorcem a visão tanto de longe quanto perto.Sintomas: a imagem fica borrada e algumas queixas são frequentes, tais como dor de cabeça, sensação de ardor e hiperemia conjuntival (olho vermelho).Tratamentos: pode ser corrigida com o uso de óculos (lentes cilíndricas), lentes de contato ou cirurgia.Exames: teste de acuidade visual e tonometria. O teste de acuidade visual mede como a pessoa consegue ver em várias distâncias. Na tonometria, um instrumento mede a pressão dentro do olho.Cirurgias: cirurgia refrativa. É um procedimento considerado simples, que dispensa a necessidade de internação. Remodela suavemente a superfície da córnea, modificando sua curvatura para corrigir os erros como a Miopia, a Hipermetropia, o Astigmatismo e a Presbiopia.Jornal Conexão
Jornal com notícias do CEMA e do Hospital Villa-Lobos. Clique aqui para ler as matérias publicadas
Nenhum comentário:
Postar um comentário