Chique é um adjetivo de dois gêneros com origem no termo em francês chic, que significa uma coisa ou pessoa formosa, airosa, estilosa, bonita. Chique é umantônimo de brega e cafona.
Alguns autores também afirmam que esta palavra pode ter originado no termo do alemão medievalschikken, que significa arranjar ou organizar de forma adequada.
Este adjetivo é usado muitas vezes para descrever uma coisa sofisticada ou que demonstra elegância. Algumas roupas que ficam muito bem em uma pessoa, podem ser consideradas chiques. Por exemplo: Ela arrasou com aquele vestido chique!
Em inglês, a palavra chique se escreve da mesma forma que em francês, ou seja,chic.
A palavra chique é usada em várias expressões populares. A locução adverbial "nem chique nem mique", significa "absolutamente nada" ou "nem uma coisa nem outra". "Chique no último (úrtimo)" é uma expressão que serve para descrever uma pessoa que é muito chique e charmosa.
O conceito de chique nem sempre está ligado a coisas materiais que um indivíduo pode adquirir. Em muitas ocasiões, ser chique está relacionado com orequinte de uma pessoa, e a forma elegante e fina como essa pessoa secomporta em diferentes contextos.Chique é um adjetivo que tem origem no idioma francês, “chic”, cujo significado é alguma coisa estilosa, formosa, bonita, airosa. Em nosso português acabou se assumindo a forma “chique”, pela sua pronúncia e pelas regras de nosso idioma, como outras palavras estrangeiras que foram aportuguesadas, a exemplo de abajur, boxe ou batom. Sua forma correta de escrita é “chique”, e não “xique” ou seu original “chic”.
Chique é o termo utilizado para uma coisa charmosa, que tem requinte, umantônimo de brega e cafona. Segundo alguns gramáticos, a palavra em francês pode ter se originado do idioma alemão medieval, derivando-se da palavra “schikken”, que tem o significado de organizar de maneira adequada, criar um arranjo de forma elegante. Assim, podemos considerá-la um estrangeirismo vindo de outro estrangeirismo.
O conceito de chique, com o tempo, também acabou sendo aplicado à maneira como uma pessoa se comporta em situações sociais, ao estilo que utiliza em seus trajes e seu jeito de se relacionar com os outros, sua educação e tratamento, compondo um conjunto agradável e que acaba sendo imitado pelos outros.
A palavra chique também acabou por fazer parte de algumas expressões populares, como “nem chique nem mique”, frase que pode ser interpretada como “nem uma coisa nem outra”, algo insosso, que não interfere em nada, que tanto faz como fez.
Outra expressão muito divulgada ultimamente é “chique no último”, ou “chique no úrtimo”, na linguagem caipira, que é tema de uma música sertaneja muito conhecida e se transformou numa espécie de bordão utilizado para definir algo muito atraente.Glória Kalil, que dará uma palestra no Centro de Convenções de Vitória, no próximo dia 26 de fevereiro, nos esclarece sobre o que é ser chique. Uma definição que ficou volátil atualmente.
Nunca o termo chique foi tão usado para qualificar pessoas como nos dias de hoje.
A verdade é que ninguém é chique por decreto.
E algumas boas coisas da vida, infelizmente, não estão à venda. Elegância é uma delas. Assim, para ser chique é preciso muito mais que um guarda-roupa ou closet recheado de grifes famosas e importadas.
Muito mais que um belo carro Italiano. O que faz uma pessoa chique, não é o que essa pessoa tem, mas a forma como ela se comporta perante a vida. Chique mesmo é quem fala baixo. Quem não procura chamar atenção com suas risadas muito altas, nem por seus imensos decotes e nem precisa contar vantagens, mesmo quando estas são verdadeiras.
Chique é atrair, mesmo sem querer, todos os olhares, porque se tem brilho próprio. Chique mesmo é ser discreto, não fazer perguntas ou insinuações inoportunas, nem procurar saber o que não é da sua conta.
É evitar se deixar levar pela mania nacional de jogar lixo na rua. Chique mesmo é dar bom dia ao porteiro do seu prédio e às pessoas que estão no elevador. É lembrar-se do aniversário dos amigos.
Chique mesmo é não se exceder jamais! Nem na bebida, nem na comida, nem na maneira de se vestir. Chique mesmo é olhar nos olhos do seu interlocutor. É desligar o radar, o telefone, quando estiver sentado à mesa do restaurante, prestar verdadeira atenção a sua companhia.
Chique mesmo é honrar a sua palavra, ser grato a quem o ajuda, correto com quem você se relaciona e honesto nos seus negócios.
Chique mesmo é não fazer a menor questão de aparecer, ainda que você seja o homenageado da noite!
Chique do chique é não se iludir com trocentas plásticas do físico
quando se pretende corrigir o caráter: não há plástica que salve grosseria, incompetência, mentira, fraude, agressão, intolerância, ateísmo
falsidade.
Mas, para ser chique, chique mesmo, você tem, antes de tudo, de se lembrar sempre de o quão breve é a vida e de que, ao final e ao cabo, vamos todos terminar da mesma maneira, mortos sem levar nada material deste mundo.
Portanto, não gaste sua energia com o que não tem valor, não desperdice as pessoas interessantes com quem se encontrar e não aceite, em hipótese alguma, fazer qualquer coisa que não lhe faça bem, que não seja correta.
Lembre-se: o diabo parece chique, mas o inferno não tem qualquer glamour!
Porque, no final das contas, chique mesmo é Crer em Deus!
Investir em conhecimento pode nos tornar sábios mas, Amor e Fé nos tornam humanos!
Investir em conhecimento pode nos tornar sábios mas, Amor e Fé nos tornam humanos!
Glória Kalil em Vitória:
Palestra Etiqueta Profissional e Pessoal no dia 26 de fevereiro, no Centro de Convenções de Vitória. Segundo Claudia Salviato, diretora do IMB Treinamentos, realizadora do evento, o tema ganha cada vez mais destaque nas empresas. A forma como você se comporta e se veste no ambiente de trabalho é extremamente importante. Um visual impecável e condizente ajuda na imagem, impulsiona a carreira e pode influenciar até mesmo na remuneração do profissional, explicou Salviato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário