segunda-feira, 31 de agosto de 2015

CIDADE DO INTERIOR

Existem conceitos variados sobre o que é Interior do Brasil. Oficialmente, nos órgãos federais, imprensa e universidades, o termo interior se refere ao local que não é a capital e nem as cidades adjacentes a ela, as chamadas áreas metropolitanas. Ou seja, são considerados interior do Brasil todos os municípios, excluindo-se as áreas metropolitanas das capitais, onde as mesmas estão incluídas.
Pode também designar as áreas que não se encontram no litoral. O termo interior foi muito utilizado quando da construção da nova capital do BrasilBrasília, que serviu para "interiorizar" o pais.
Está localizada nesta região, o município de Campinas com mais de 1,1 milhão de habitantes, sendo a maior cidade do interior do Brasil, e a maior cidade do país distante 100 km de capitais. Outros municípios de destaque do interior brasileiro, são: São José dos Campos, com 681 mil habitantes, Ribeirão Preto que possui 658 mil habitantes e Uberlândia, com 654 mil habitantes, e é a quarta maior cidade do interior do país, e efetivamente a maior fora do Estado de São Paulo.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Notas e referências

  1. Ir para cima Estimativa Populacional 2014 para 01º de julho de 2014 Estimativa Populacional 2014 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (28 de agosto de 2014). Visitado em 29 de agosto de 2014.
Ícone de esboçoEste artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.Os 23 anos de emancipação política do município acreano de Rodrigues Alves, cujo aniversário é dia 28 de julho, vem sendo comemorado desde sexta-feira (24) na cidade. Mas, o ponto alto das comemorações ocorreu no sábado (25), com a abertura do Festival da Banana. O nome faz alusão à grande produção da fruta no município. Durante o evento, houve a escolha da Miss Banana, com sete meninas na disputa.
A vencedora do concurso, escolhida para representar a cidade, foi a estudante de 15 anos, Patrícia Laíde de Oliveira Lima. Ela conta que gosta de dançar e que a vitória não era esperada. "Foi uma surpresa ter ganhado, confiava em mim, mas eram várias meninas disputando", diz.
A mãe dela, Catiana de Oliveira, ficou orgulhosa da filha e diz que mesmo que existam trocadilhos com o nome do festival, ela acredita que o termo não seja pejorativo e que a visibilidade deve ajudar a filha realizar o sonho de ser modelo.
"Estou muito feliz pela conquista dela. Ela sempre quis desfilar e essa foi uma oportunidade para abrir as portas para ela. A cidade é pequena e as pessoas ficam falando do título, só por causa da banana, mas não estou nem aí para o que falam, as pessoas não reconhecem a importância disso. O título de miss vai estimulá-la a continuar buscando os seus sonhos”, acredita.
O secretário de Cultura da cidade, João Paulo, destaca que a intenção é tornar a festa em um dos eventos mais tradicionais do estado, como o Festival do Açaí, que é realizado em Feijó todos os anos.
"Nossa cidade produz muita farinha, mas a fama dessa produção é de Cruzeiro do Sul. Então, decidimos pela banana que também é muito produzida na cidade. Com isso, objetivamos fortalecer a cadeia produtiva da banana e valorizar a fábrica de derivados do produto que já existe na cidade”, explica.
Escolha da miss foi feira durante abertura do festiva no sábado (25) (Foto: Dejalcimar Rogério/Prefeitura Rodrigues Alves)Escolha da miss foi feita durante abertura do festiva no sábado (25) (Foto: Dejalcimar Rogério/Prefeitura Rodrigues Alves)




tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário