quinta-feira, 13 de agosto de 2015

CORAGEM

“Coragem” é uma daquelas palavras que ouvimos com frequência em nossas vidas. Ela está associada a força, poder e ousadia. Mas o que é coragem? Como você definiria a coragem?
Coragem significa coisas diferentes para pessoas diferentes. Originalmente, surgiu do latim “cor”, que significa “coração”, e a definição original da palavra era “contar a história de quem você é com o coração”.
Essa é uma maneira de vê-la. Coragem significa ser quem você é. Expressar-se por completo apesar do que as outras pessoas podem pensar a seu respeito. Significa não recuar quando as pessoas dizem que você tem que mudar quem você é.
“Coragem é estar morrendo de medo… e seguir em frente mesmo assim.” John Wayne
Não ouvir os conselhos de pessoas próximas a você quando esses conselhos o distanciam de quem você é e de seus objetivos e sonhos requer coragem.
Coragem significa defender aquilo em que você acredita. Significa que sempre que você se deparar com o caminho “dos que dizem ‘não’” e dos céticos, você conseguirá ignorá-lo e seguir adiante.
Significa que sempre que houver um debate ou sua crença estiver sendo discutida, você não vai permanecer calado. Você vai lutar por aquilo em que acredita, aquilo por que espera e aquilo em que você acredita vai fazer do mundo um lugar melhor.
“Acima de tudo, precisamos perceber que não existe arsenal ou arma nos arsenais do mundo que seja tão formidável quanto a vontade e a coragem moral de homens e mulheres livres. Essa é uma arma que nossos adversários no mundo de hoje não possuem.” Ronald Reagan
Coragem significa ir atrás de seus sonhos quando as outras pessoas dizem que você não conseguirá. Significa expressar suas crenças políticas quando o mundo ao seu redor simplesmente não vê. Significa lutar pela sua liberdade quando os governos tentam reclamá-la e tirá-la de você.
A coragem acontece quando você sabe o que é certo e luta por isso.
Coragem também pode significar seguir adiante, mesmo frente a incertezas. É preciso muita coragem para abrir uma empresa em um mercado que muda constantemente. Quando você não sabe o que o espera adiante ou se você vai conseguir se segurar com seu novo negócio, isso sempre lança uma sombra de dúvidas sobre você.
É sempre mais fácil recuar para uma condição mais cômoda. É mais seguro ficar com o que é mais confortável e familiar do que se aventurar em um território novo. Aventurar-se em um novo território pode ser assustador e uma vez que você inicia a jornada, pode ser que você nunca mais retorne.
Mas também pode haver recompensas que fazem o risco valer a pena. Ter os colhões para seguir adiante e se manter focado mesmo sem saber o que vai acontecer é a essência de uma pessoa corajosa. Pode ser terrível, um desastre. Mas também pode lhe dar esperança e ser recompensador.
Ter coragem também pode significar demonstrar bondade àqueles que não merecem. Pode ser difícil expressar bondade a pessoas que fizeram coisas ruins a você. Contudo, ao demonstrar raiva, você simplesmente se mantém na mesma linha de ódio e traz mais tristeza ao mundo.
Ao demonstrar bondade, você demonstra ser superior. Você está trazendo bondade ao mundo. Você está pensando em abundância e felicidade, ao invés de escassez e tristeza.
Essa bondade pode obscurecer tamanho ódio no coração de alguém e pode mantê-lo à margem e a salvo dos malvados da nossa época.
Coragem pode significar pensar de maneira diferente. Pode significar virar-se para um lado quando todos estão preferindo se virar para o outro. Quando a massa está em marcha ré e chama isso de “progresso”, é necessário que um homem superior se vire e siga em frente.
“O sucesso não é final, o fracasso não é fatal: é a coragem de continuar que conta.”Winston Churchill
Não é porque a massa diz que um caminho é o certo que isso é verdade. Na verdade, a massa geralmente está errada. É preciso um homem superior para ver que a massa está seguindo na direção errada e começar a primeira mudança ele próprio.
No fim das contas, coragem significa dar um passo adiante quando você sente vontade de dar um passo atrás. Quando o mundo está empurrando para um lado e você empurra para o outro. Quando você sente que não há nada a fazer e, mesmo assim, continua lutando. Ter coragem não significa não ter medos. Significa simplesmente superar esses medos por uma causa justa.
“A coragem é a resistência ao medo, a dominação do medo; não a ausência de medo.” Mark Twain
O que é coragem para você? Como você definiria a coragem?Coragem (do latim coraticum, do francês cor-age[1] ) é a habilidade de confrontar o temivel som de discordia, a difícil vida, o amor, a certeza ou a intimidação. Uma pessoa corajosa é uma pessoa que, mesmo com amor, faz o que tem a fazer. Pode ser dividida em física e moral.
Fortitudo, da autoria de Sandro Botticelli
O homem sem temor motiva-se a ir mais além. Enfrenta os desafios com confiança e não se preocupa com o pior. O medo pode ser constante, mas o impulso o leva adiante. Coragem é a confiança que o homem tem em momentos de temor ou situações difíceis, é o que o faz viver lutando e enfrentando os problemas e as barreiras que colocam medo, é a força positiva para combater momentos tenebrosos da vida.
Platão correlaciona coragem, razão e dor. A coragem é o uso da razão a despeito do prazer. Coragem é ser coerente com seus principios a despeito do prazer e da dor. Os animais (mesmo os irracionais) demonstram coragem principalmente devido aos seus instintos primitivos e pela necessidade de sobrevivência. Por exemplo, um pássaro que sai de seu ninho sabe que pode morrer, mas a necessidade de sobrevivência fala mais alto nele e assim surge a coragem.
Os seres humanos (diferentemente dos animais irracionais) têm uma psiquê muito influente em suas atitudes, portanto seus medos e coragem variam muito de uns para os outros, dependendo do ambiente na qual vivem (e no qual viveram quando mais jovens), da educação que receberam, de suas crenças, de com quem eles convivem socialmente e etc.

Referências

  1. Ir para cima Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa: verbete coragem

Nenhum comentário:

Postar um comentário