sexta-feira, 14 de agosto de 2015

FUGIDOS

Fúlgido é um adjetivo masculino que qualifica algoque fulge, é fulgentebrilhanteresplandecente,cintilante ou reluzente.
Esta palavra tem origem no latim, mais concretamente do termo fulgere, que significa "brilhar com luz de grande intensidade". Em português, o verbo transitivo fulgir também significaresplandecer, sendo que em sentido figurado pode significar sobressair ou realçar.
No Brasil, a utilização mais frequente da palavra "fúlgidos" se encontra na letra do Hino Nacional BrasileiroE o sol da liberdade, em raios fúlgidos, brilhou no céu da Pátria nesse instante…
Com letra de Osório Duque Estrada, o Hino Nacional Brasileiro possui uma elevada riqueza na sua escrita, podendo apresentar múltiplas interpretações.
A expressão "raios fúlgidos" é usada para descrever o "sol da liberdade". Como em seguida surge a palavra "brilhou", o adjetivo fúlgido é usado para evitar repetições. A frase "E o sol da liberdade em raios brilhantes, brilhou no céu da pátria nesse instante", empobreceria o hino.
Neste caso, o "sol da liberdade", que brilhava com seus "raios fúlgidos", significa o brilho da independência do Brasil em relação a Portugal. "Nesse instante", é o instante em que o "brado retumbante" foi ouvido. Esta frase do hino consiste em uma celebração da liberdade conquistada, depois dos anos de "escuridão" de colonialismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário