segunda-feira, 31 de agosto de 2015

IMPIO

Impio significa desumano, desnaturado, insensível.É aquela pessoa que não tem piedade, que age cruelmente. Um indivíduo impio é uma pessoa indiferente, intolerável, que pratica barbaridades, que tortura.
A palavra impio (sem acento e com a sílaba tônica no “pi”) é uma expressão que consta no dicionário da língua portuguesa, porém é pouco empregada, podendo gramaticalmente ser um adjetivo ou um substantivo masculino.
Um jovem impio é aquele que se compraz em fazer o mal, em atormentar o outro. Um chefe impio é aquele insensível, desumano, que age com o intuito de agredir seus subalternos.
Ímpio (com acento) é também um adjetivo que significa herege, incrédulo, aquele que não tem fé. É também o indivíduo que possui valores contrários aos estabelecidos pelo senso comum. Ou ainda aquele que ofende a moral e a justiça. É uma pessoa que age com libertinagem, que abusa da liberdade.É comum ouvirmos nos cultos e nas pregações a palavra Ímpio sendo mencionada dezenas de vezes. O fato é que temos em mente somente um significado para a palavra ímpio: todas as pessoas que não frequentam a igreja. Mas será que isto está errado? Na verdade não! O problema é que “engessamos” a nossa mente, apertamos o “piloto automático” e logo quando alguém cita a palavra ímpio, pensamos que nada tem a ver conosco e assim transferimos a palavra para os “incrédulos” que não creem em Deus.

O que significa “ímpio”?

Significado da palavra ÍmpioAlém do significado que todos já sabem, a palavra ímpio possui um outro significado interessante: Aquele que não pratica a piedade. Ou seja, qualquer pessoa que não pratica a piedade em seu dia-a-dia, pode sim ser considerado um ímpio. Agora, será que as vezes nós não podemos ser considerados impios em relação aquilo que fazemos ao nosso próximo? Não seria melhor, todas as vezes em que pregamos ou mencionamos a palavra impio, pensarmos melhor sobre o que estamos falando?
A comunidade evangélica se tornou uma grande gaiola onde papagaios repetem, sem nem saber porque, aquilo que seus “donos” falam. O problema é que nem sempre os “donos” estão certos.
Precisamos andar com Jesus pela nossa própria consciência  Os impios estão lá fora em grande número. Mas também estão aqui dentro, em números gigantescos.O salmista diz: “Bem aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos impios…”, acredito que antes de ler este texto, o ímpio para você era o cara lá fora, a moça de mini-saia e o homossexual; mas e agora? Pense melhor sobre os ímpios e agora interprete a frase do salmista. Desligue o “piloto automático” , quebre o gesso da sua mente e pense como se nunca tivesse ouvido isto antes. E agora, concorda comigo: lá fora temos ímpios, assim como temos dentro da igreja. A diferença é que aqui eles estão escondidos atrás da bíblia e muitas vezes atrás do púlpito, já la fora eles estão de peito aberto!Em nossa bíblia sagrada vemos falar muito em pessoas ímpias, gentios ou escarnecedoras, porem, poucos de nós sabem o que realmente é um ímpio ou escarnecedor.

Aqui, eu explicarei, não com relatos prolongados ou falsas palavras, mas sim, com o que consta em qualquer dicionário aurélio.

Uma pessoa ímpia é: adj. Que despreza a religião.
Que é contrário à religião: discurso ímpio.
Que ofende os pais, a moral, a justiça etc.: guerra ímpia
S.m. Que é inimigo da religião ou do que merece respeito religioso; herege.


Uma pessoa gentio és.m. Pagão, idólatra, infiel, selvagem, não civilizado.

Uma pessoa escarnecedora é: adj. e s.m. Que ou quem escarnece ou zomba.

Escarnecer:
v.t. Fazer escárnio de; censurar sem piedade, ridicularizar; zombar, mofar, fazer pouco de (alguém); escarnir.

Bem irmãos, espero que com essas poucas palavras tenham abertos os olhos de vocês, pois, simples gestos podem ou não nos fazer ser um ímpio ou escarnecedor, fiquem atentos!
Glória a Deus. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário