quarta-feira, 5 de agosto de 2015

MARIA

Maria (Mãe de Jesus Cristo). Todo o conhecimento histórico a respeito da vida de Maria (22, 20? a.C.) encontra-se nos Evangelhos escritos pelos apóstolos Mateus, Lucas e João, que fazem parte do Novo Testamento da Bíblia. Segundo a crença cristã, Jesus Cristo – o filho de Deus que nasceu na Terra como homem – era o Messias que viera para libertar o povo de Israel do domínio romano e levá-los a um novo reino. Como mãe de Jesus, Maria ocupa um papel importante na teologia e idolatria de grande parte dos 1,6 bilhão de cristãos que existem no mundo, especialmente daqueles que formam a Igreja Católica.
Os historiadores calculam que Maria estava com 16 ou 18 anos quando seu filho nasceu em 4 a.C. No entanto, as circunstâncias precisas de sua morte são desconhecidas e os Evangelhos dão apenas breves relances de sua vida. Ela pertencia à casa de Davi (Lucas 1:26), morava na Baixa Galiléia e ficou noiva de um carpinteiro chamado José (Mateus 1:18).
Giovanni Bellini. A Madona do Prado, (Maria, Mãe de Jesus Cristo) cerca de 1500-1505.
O anjo Gabriel lhe disse que, embora fosse virgem, ela conceberia o filho de Deus (Lucas 1:26). Em Lucas 1:39, Maria visitou sua prima Isabel e recitou o Magnificat (”Minha alma engrandece o Senhor…”). Ela foi uma presença silenciosa durante o nascimento de seu filho, as visitas dos pastores e dos Reis Magos (Mateus 1:12; Lucas 2:1) e quando Jesus foi apresentado ao templo (Lucas 2:21). Depois, quando Maria o encontra ensinando no templo, emite a segunda das três frases registradas: “Meu filho, por que agiste assim conosco ?” (Lucas 2:48). A última de suas frases foi emitida nas bodas de Canaã, quando disse à Jesus: ”Eles não têm mais vinho”, estimulando-o a realizar seu primeiro milagre, a transformação da água em vinho (João 2:1). Ela é vista pela última vez chorando aos pés da cruz, quando Jesus morre (João 19:25).
Conhecida nas escrituras como a Virgem Maria, logo começou a ser homenageada pelos cristãos como a Mãe de Deus. Por volta do século VII, eles passaram a acreditar que ela havia permanecido virgem por toda a vida (Sempre Virgem). Na Idade Média, a pureza perpétua de Maria passou a significar que ela não tinha pecado algum, nem mesmo o pecado original, e mais tarde, em 1854, foi definida no dogma da Igreja Católica Romana como a Imaculada Concepção. Em 1950, o papa Pio XII decretou que Maria, ao final de suua existência na Terra, havia subido aos céus em corpo e alma.
As aparições de Maria a fervorosos fiéis através dos anos levou à construção de altares em sua homenagem em todo o mundo, sendo os mais famosos o da Madona Negra de Chestochowa, na Polônia, reverenciado desde o século XIV; o retrato de Nossa Senhora de Guadalupe, comemorando a aparição no México, em 1531; Nossa Senhora de Lurdes (França, 1858); e Nossa Senhora de Fátima (Portugal, 1917).De fato uma jovem da Galiléia, de família modesta, chamada Maria, prometida a um carpinteiro descendente de Davi e Bate-Seba chamado José, foi a única mulher do mundo e da história a engravidar sem o concurso de homem algum. Ela participou da história da redenção de modo absolutamente original. Em seu ventre, por obra do Espírito Santo, o Verbo se fez carne. A criança que nasceu nove meses depois dessa concepção sobrenatural recebeu o nome de Emanuel, que quer dizer Deus Conosco (Mt 1.23). É por isso que a oração da V Conferência do Episcopado Latino-Americano e Caribenho lembra que Jesus é tanto o rosto humano de Deus como o rosto divino do homem, repetindo o que John Stott diz em Cristianismo Básico: “Jesus não é Deus disfarçado de homem nem homem disfarçado de Deus”. O que aconteceu com Maria em Nazaré tornou Jesus ao mesmo tempo Filho de Deus e Filho do homem e uniu magistralmente a perfeita divindade e a perfeita humanidade de Jesus. 

Maria abrigou Jesus em seu útero e o alimentou desde quando a substância ainda era informe até adquirir o corpinho de uma criança. Ela o expulsou de lá quando a sobrevivência do menino exigia outro espaço e outros cuidados. Por circunstâncias especiais, o parto aconteceu numa modesta manjedoura em Belém da Judéia, há mais de dois milênios. 

A esposa de José deu seu seio ao menino Jesus. Quando um deles esvaziava, ela oferecia o outro. Deu-lhe água, deu-lhe papinha, deu-lhe colo. Beijou vezes sem conta suas bochechas e seus pezinhos. Limpou-o do xixi e do cocô feitos de dia e de noite. Banhou-o num tacho qualquer de pedra ou de madeira. Tirou piolhos de seus cabelos e bicho-de-pé de seus pés. Ajudou-o a dar os primeiros passinhos. Deu-lhe brinquedos para brincar. Instruiu a criança na lei do Senhor. Ensinou-o a juntar as palmas das mãos para orar, fez com que ele decorasse os Dez Mandamentos, cantou para ele as canções do Senhor, levou-o à sinagoga todos os sábados. De ano em ano, a zelosa mãe subia outra vez às montanhas da Judéia, com o menino, outros parentes e outras pessoas, em romaria a Jerusalém, para participar com ele das festas religiosas. 

Ela esteve com Jesus tanto nas bodas de Caná como naquela sexta-feira escura. Ela viu a água potável transformada em vinho em Caná e a água misturada com sangue brotando do corpo já morto de seu Filho no Calvário. Ela esteve ao pé da cruz das nove horas da manhã até às três horas da tarde (Jo 19.25). Ela sofreu como ninguém ao ver tudo o que fizeram com o Filho de Deus e com o seu Filho naquele período de seis horas. Ela ouviu as sete palavras proferidas por ele na cruz e comoveu-se mais ainda quando ele lhe disse, como que apontando para João: “Aí está o seu filho”, e quando disse a João, como que apontando para ela: “Aí está a sua mãe” (Jo 19.26-27). 

É bastante provável que Maria fizesse parte daquele grupo de mulheres da Galiléia que foi duas vezes ao jardim da casa de José de Arimatéia (na tarde da sexta-feira e na madrugada do primeiro dia da semana). Da primeira vez, elas foram ver onde o corpo do Senhor havia sido colocado (Lc 23.55-56). Depois, voltaram para embalsamar o seu corpo (Lc 24.1). Nessa segunda ida ao túmulo, elas se surpreenderam com a pedra removida, com o túmulo vazio e com a ressurreição do Senhor (Lc 24.2-8). 

Das aflições às consolações 
Maria quase perdeu o noivo. Quando descobriu que sua querida noiva, com quem estava de casamento acertado, estava grávida, sem que ele tivesse participação nisso, e sem conseguir acreditar que ela tivesse sido infiel a ele, o desnorteado carpinteiro de Nazaré achou por bem desmarcar o casamento, mas sem recorrer ao seu direito de denunciar a noiva às autoridades religiosas. Foi um momento difícil para Maria, mas ela deixou o caso nas mãos de Deus. Como era de se esperar, um anjo veio ao encontro do noivo e lhe disse: “José, filho de Davi, não temas receber Maria como esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo” (Mt 1.20). Com a revelação dos propósitos de Deus, José saiu da confusão mental e “recebeu Maria como sua esposa”, tornando-se o pai adotivo de Jesus (Lc 3.23). 

Curiosamente Maria perdeu Jesus em duas ocasiões distintas, separadas entre si por um período de pouco mais de 20 anos. Em ambos os eventos o sumiço de Jesus durou três dias. A primeira vez aconteceu na viagem de volta de Jerusalém para Nazaré, logo após a festa da páscoa, quando Jesus era um adolescente de 12 anos. Maria deve ter sentido uma aflição enorme quando descobriu que Jesus havia desaparecido, depois de ter constatado que o garoto não estava com José nem com qualquer outra pessoa da família. Ela gastou três dias até encontrá-lo “no templo, sentado entre os mestres” (Lc 2.41-51). A segunda vez aconteceu em Jerusalém, quando, na cruz, Jesus “curvou a cabeça e entregou o espírito” a Deus (Jo 19.30). Maria teve que esperar três dias para ver a pedra removida, o túmulo vazio e o Senhor ressuscitado. 

Não havia necessidade de Maria permanecer virgem a vida inteira. A perda da virgindade no casamento não diminui a santidade e a devoção de ninguém. Depois do casamento e depois do nascimento de Jesus, José passou a ter relações com a esposa (Mt 1.25). Maria teve no mínimo outros seis filhos (quatro homens e duas meninas). Com referência ao Pai, Jesus é o “Filho Unigênito de Deus” (Jo 3.16,18). Com referência à mãe, Jesus é o filho primogênito de Maria (Lc 2.6-7). Os filhos homens receberam nomes comuns: Tiago, José, Simão e Judas (Mt 13.55-56; Mc 6.3). 

Mas o relacionamento de Jesus com seus irmãos era complicado. João registra que “nem mesmo os seus irmãos criam nele” (Jo 7.5). Jesus tinha problemas fora e dentro de casa. Se ele não era considerado quem dizia ser, então a situação dele e de Maria era bastante embaraçosa. Assuntos delicados, como o nascimento virginal, seriam contestados por seus irmãos. E se ele não era filho de Deus, então de quem seria filho? De José, como conseqüência de um relacionamento pré-conjugal? De algum outro homem? Para os irmãos de Jesus, seu propósito era se tornar conhecido. Daí a crítica que lhe faziam: “Ninguém age às escondidas quando quer manifestar o seu poder” (Jo 7.4, TEB). Jesus devia viajar para Jerusalém e manifestar-se ao mundo, se era isso que pretendia. Talvez eles desconfiassem da saúde mental de Jesus: E se ele tivesse algum desvio de personalidade em direção à megalomania, algo como uma auto-imagem doentia de si mesmo? Essa suposição é reforçada por outra passagem bíblica. Quando a multidão cercava Jesus para obter dele algum benefício, era tanta gente à sua volta que nem ele nem os discípulos tinham tempo para comer alguma coisa. “Quando seus familiares ouviram falar disso, saíram para trazê-lo à força, pois diziam: ‘Ele está fora de si’.” (Mc 3.21) (outras versões trazem: “ele está louco” ou “ele perdeu o juízo”). 

Todavia, depois da morte e da ressurreição de Jesus, seus irmãos passaram a crer nele com tal intensidade que pelo menos dois deles — Tiago e Judas — alcançaram alguma proeminência na história da igreja primitiva. O livro de Atos registra que, logo após a ascensão de Jesus, todos os fiéis se reuniam sempre em oração, “com as mulheres, estando entre elas Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele” (At 1.14). Tiago se tornou uma das colunas, um dos líderes da igreja, ao lado de Pedro e João (Gl 2.9) e a ele o Senhor apareceu de modo particular depois de ressurreto (1 Co 15.7). Foi com Tiago, “irmão do Senhor”, que Paulo se reuniu em Jerusalém três anos depois de sua conversão (Gl 1.19). Tudo indica que o autor da Epístola de Tiago e moderador do concílio de Jerusalém era esse mesmo Tiago, irmão do Senhor (At 15.13; Tg 1.1). Se o autor dessa Epístola é de fato um dos filhos convertidos de Maria e José, então Judas também é, pois ele se apresenta como “irmão de Tiago” (Jd 1.1). O Novo Testamento não contém nenhuma epístola assinada por Jesus. Em compensação, duas das sete cartas dirigidas a todos os cristãos, de forma geral, e não a determinadas igrejas ou pessoas, foram escritas pelos irmãos de Jesus. 

Maria foi uma mulher extraordinariamente bem-aventurada. Não só por ter sido eleita para trazer a este mundo o Verbo feito carne. Mas também porque seus filhos com José — Tiago, José, Simão e Judas — inicialmente descrentes, vieram a se converter e a se destacar no cenário do cristianismo primitivo!Maria (hebraico: מִרְיָם, Miriam; aramaico: Maryām; árabe: مريم, Maryam; grego koiné: Μαριας ou Μαριαμ,5 ), também conhecida como Maria de Nazaré, é a mulherisraelita 6 de Nazaré, identificada no Novo Testamento e no Alcorão como a mãe de Jesus através da intervenção divina (Mateus 1:16-25, Lucas 1:26-56, Lucas 2:1-7). Jesus é visto como o messias — o Cristo — em ambas as tradições, dando origem ao nome comum de Jesus Cristo. Maria teria vivido na Galileia no final do século 1 a.C. e início do século 1 d.C., é considerada pelos cristãos como a primeira adepta ao cristianismo.
Os evangelhos canônicos de São Mateus e São Lucas descrevem Maria como uma virgem (grego: παρθένος, parthenos).7 Tradicionalmente, os cristãos acreditam que ela concebeu seu filho milagrosamente pela ação do Espírito Santo. Os muçulmanos acreditam que ela concebeu pelo comando de Deus. Isso ocorreu quando ela estava noiva de José e aguardava o rito do casamento, que tornaria a união formal.8 Ela se casou com José e o acompanhou a Belém, onde Jesus nasceu.3 De acordo com o costume judaico, o noivado teria ocorrido quando ela tinha cerca de 12 anos, o nascimento de Jesus aconteceu cerca de um ano depois.9
Novo Testamento começa o seu relato da vida de Maria com a anunciação, quando o anjo Gabriel apareceu a ela anunciando que Deus a escolheu para ser a mãe de Jesus. A tradição da Igreja e os escritos apócrifos afirmam que os pais de Maria eram um casal de idosos, São Joaquim e Santa Ana. A Bíblia registra o papel de Maria em eventos importantes da vida de Jesus, desde o seu nascimento até a sua ascensão. Escritos apócrifos falam de sua morte e posterior assunção ao céu. Os cristãos da Igreja Católica, da Igreja Ortodoxa, da Igreja Ortodoxa Oriental, da Igreja Anglicana e da Igreja Luterana acreditam que Maria, como mãe de Jesus, é a Mãe de Deus (Μήτηρ Θεοῦ) e a Theotokos, literalmente Portadora de Deus. Maria foi venerada desde o início do cristianismo.10 11 Ao longo dos séculos ela tem sido um dos assuntos favoritos da arte, da música e da literatura cristã.
Há uma diversidade significativa nas crenças e práticas devocionais marianas entre as grandes tradições cristãs. A Igreja Católica tem uma série de dogmas marianos, como a Imaculada Conceição de Maria e Assunção de Maria. Os católicos referem-se a ela como Nossa Senhora e a veneram como a Rainha do Céu e Mãe da Igreja, baseados no fato dela ter sido a mãe de Jesus que, segundo os Dogmas do Cristianismo, é Deus.12 Contudo, outros grupos que acreditam na divindade de Cristo, como a maioria dos protestantes, não compartilhem dessas crenças, 13 14 atribuindo a ela um papel mínimo dentro do cristianismo por conta das poucas referências bíblicas sobre sua vida.15

Em fontes antigas[editar | editar código-fonte]

No novo testamento [ editar  |  editar código-fonte ]

"O Novo Testamento relata sua humildade e obediência à mensagem de Deus e faz dela um exemplo para cristãos de todas as idades. Fora das informações fornecidas no Novo Testamento pelos Evangelhos sobre a dama da Galileia, a devoção cristã e a teologia construíram uma imagem de Maria, que cumpre a previsão atribuída a ela no Magnificat«Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada.» (Lucas 1:48)"
 
- "Maria". Web: 29Sep2010 Encyclopædia Britannica Online. .  
O nome "Maria" vem do grego Μαρίας. O nome do Novo Testamento foi baseado em seu nome original em aramaico Maryām. Ambos, Μαρίας e Μαριάμ, aparecem no Novo Testamento.
Maria, a mãe de Jesus, é chamada pelo nome cerca de vinte vezes no Novo Testamento.

Referências específicas[editar | editar código-fonte]

  • Evangelho de Lucas menciona Maria frequentemente em relação aos outros evangelhos, identificando-a pelo nome doze vezes, todas elas na narrativa da infância (Lucas 1:27,30,34,38,39,41,46,56Lucas 2:5,16,19,34).
  • Evangelho de Mateus menciona seu nome por cinco vezes, quatro delas (Mateus 1:16,18,20Mateus 2:11) na narrativa da infância e apenas uma vez (Mateus 13:55) fora da narrativa da infância.
  • Evangelho de Marcos cita Maria apenas uma vez (Marcos 6:3) e a menciona como a mãe de Jesus, sem nomeá-la, em Marcos 3:31.
  • Evangelho de João se refere a ela duas vezes e a descreve como mãe de Jesus, mas não a menciona pelo nome. Ela é vista pela primeira vez nas bodas de Caná da Galileia (João 2:1-12), um evento que só é mencionado neste evangelho e também é o único texto dos evangelhos canônicos em que Maria dirige a palavra a Jesus adulto. A segunda referência em João, também exclusivamente listada neste evangelho, descreve a mãe de Jesus junto à cruz de seu filho com o "discípulo amado" (João 19:25-26).
  • No livro dos Atos, escrito segundo Lucas, Maria e os irmãos de Jesus são mencionados na companhia dos onze apóstolos que estavam reunidos no cenáculo, depois da ascensão (Atos 1:14).
  • No livro do Apocalipse (Apocalipse 12:1-6), João não identifica explicitamente a "mulher vestida de sol" como Maria de Nazaré. No entanto, alguns intérpretes fizeram essa conexão,16 outros interpretam a "mulher vestida do sol" como a Igreja instituída por Deus.17

Família e infância[editar | editar código-fonte]

Os primeiros sete passos de Maria,Mosaico do séc. XII na Igreja de Chora,Istambul.
Segundo uma tradição católica estima-se que a Virgem teria nascido a 8 de setembro,18 num sábado, [carece de fontes] data em que a Igreja festeja a sua Natividade.18 Também é da tradição pertencer à descendência de Davi - neste sentido existem relatos de Inácio de AntioquiaSanto IrineuSão Justino e de Tertuliano - consta ainda dosEvangelhos ApócrifosEvangelho do Nascimento de Maria e do Protoevangelho de Tiago. É também uma antiga tradição que remonta ao século II, que seu pai seria São Joaquim, descendente de David, e que sua mãe seria Sant'Ana, da descendência do sacerdote Aarão.
Alguns autores afirmam que Maria era filha de Eli, mas a genealogia fornecida por Lucas alista o marido de Maria, São José, como "filho de Eli". A Cyclopædia de M'Clintock e Strong19 diz:
"É bem conhecido que os judeus, ao elaborarem suas tabelas genealógicas, levavam em conta apenas os varões, rejeitando o nome da filha quando o sangue do avô era transmitido ao neto por uma filha, e contando o marido desta filha em lugar do filho do avô materno. (Números 26:33)."
Possivelmente por este motivo Lucas diz que José era filho de Eli (Lucas 3:23).
Pelo texto Caverna dos Tesouros, atribuído a Efrém da Síria, Ana (Hannâ ou Dînâ) era filha de Pâkôdh e seu marido se chamava Yônâkhîr.20 . Yônâkhîr e Jacó eram filhos deMatã e Sabhrath.20 Jacó foi o pai de José, desta forma, José e Maria eram primos.20 Maria nasceu sessenta anos depois que seu pai, São Joaquim, tomou Santa Ana por esposa.20
De acordo com o costume judaico aos três anos, Maria teria sido apresentada no Templo de Jerusalém, é também da tradição que ali teria permanecido até os doze anos no serviço do Senhor, quando então teria morrido seu pai, São Joaquim.
Com a morte do pai teria se transferido para Nazaré, onde São José morava. Três anos depois realizar-se-iam os esponsais. Os padres bolandistas, que dirigiram a publicação da Acta Sanctorum de 1643 a 1794, supõem em seus estudos que São Joaquim era irmão de São José, o que caracterizaria um caso de endogamia, o que era comum entre os judeus.

Palavras de Maria[editar | editar código-fonte]

Anunciação por Eustache Le Sueur, um exemplo da arte Mariana do século XVII. O anjo Gabriel anuncia a Maria que ela dará a luz a Jesus e lhe oferece lírios brancos.
Nos Evangelhos Maria faz uso da palavra por sete vezes, três delas dirigidas ao Anjo da Anunciação, o Magnificat em resposta a Isabel, duas dirigidas ao seu Filho e uma só e última vez dirigida aos homens (aos servos das bodas de Caná) que a Igreja Católica conserva com todo o valor de um testamento:
  • Na Anunciação:
    • Como poderá ser isto, se não conheço varão? (Lucas 1:34).
    • "Eis aqui a serva do senhor, faça-se em mim, segundo a Tua palavra (Lucas 1:38)

Palavras dirigidas a Maria[editar | editar código-fonte]

Nos Evangelhos por oito vezes a palavra é dirigida a Maria:
Theotokos de Vladimir, ícone bizantino de Maria.
    • O anúncio da Encarnação: Eis que conceberás no teu seio e darás à luz um filho a quem porás o nome de Jesus. (Lucas 1:30-33).
    • Por obra e graça do Espírito Santo: O Espírito Santo descerá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o que nascer será chamado Santo, Filho de Deus. (Lucas 1:35-37).
  • Profecia de Simeão:
    • Simeão Lhe fala da espada que trespassará o coração: ...e uma espada trespassará a tua própria alma a fim de que se descubram os pensamentos de muitos corações. (Lucas 2:34).
  • Na Visitação:
    • Isabel ao responder à sua saudação: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! (Lucas 1:42-45).
  • Jesus entre os doutores :
    • O menino Jesus a responde no templo: Por que me buscáveis? Não sabíeis que devo estar na casa de meu Pai? (Lucas 2:49)
  • Nas Bodas de Caná:
    • Cristo:Respondeu-lhe Jesus: Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou. (João 2:4)
  • Stabat Mater :
    • Por Cristo na Cruz: Jesus, vendo a sua Mãe e, junto d'Ela, o discípulo que amava, disse à sua Mãe: "Mulher, eis aí o teu filho." Depois disse ao discípulo: "Eis aí a tua Mãe." E daquela hora em diante o discípulo a levou para sua casa. (João 19:26-27).

Devoção cristã[editar | editar código-fonte]

2ª a 5º Século [ editar  |  editar código-fonte ]

A devoção cristã a Maria mostra claros sinais no início do século II e antecede o surgimento de um sistema específico litúrgico mariano no século V, após o Primeiro Concílio de Éfeso em 431. O próprio conselho foi realizado em uma igreja que havia sido dedicada a Maria cerca de cem anos antes.21 22 23 No Egito, a veneração a Maria tinha começado no século III e o termo Theotokos foi usado por Orígenes, o pai da Igreja de Alexandria.24
A mais antiga oração mariana que se conhece (o sub tuum praesidium, ou sob vossa proteção) é do início do 2° século e seu texto foi redescoberto em 1917 em um papiro no Egito.25 26 Após o Édito de Milão em 313, imagens artísticas de Maria começaram a aparecer em maior número em grandes igrejas estavam sendo dedicadas a ela, como por exemplo, a Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.27 28 29

Idade Média[editar | editar código-fonte]

Durante a Idade Média muitas lendas surgiram sobre Maria, sobre seus pais e até mesmo avós.30

Após a Reforma[editar | editar código-fonte]

Emblema do papado SE.svg
Maria, mãe de Jesus
Devoção
Orações marianas famosas
Dogmas e Doutrinas
Aparições
Crenças reconhecidas ou dignas de culto
Guadalupe • Medalha Milagrosa •
La Salette • Lourdes • Fátima •Caravaggio • Prouille


Ao longo dos séculos, a devoção a Maria tem variado entre as tradições cristãs. Por exemplo, enquanto os protestantes dão pouca atenção aos hinos e orações marianas, os ortodoxos veneram a mãe de Jesus e a consideram "mais ilustre do que os Querubins e mais gloriosa que os Serafins."31
O teólogo ortodoxo Sergei Bulgakov escreveu: "O amor e a veneração a Virgem Maria é a alma da devoção ortodoxa. A fé em Cristo, que não inclui sua mãe, é uma outra fé."32
Embora os católicos honrem e venerem Maria, não a vêem como divina e muito menos a adoram. Os católicos creem que Maria é subordinada a Cristo, mas ainda assim, ela está acima de todas as outras criaturas.33 Da mesma forma, o teólogo Sergei Bulgakov escreveu que, embora a Igreja Ortodoxa acredite em Maria como superiora a todos os seres criados e incessantemente ore por sua intercessão, ela não é considerada uma "substituta do único mediador", que é Cristo.32 Também escreve "Que Maria seja honrada, mas a adoração deve ser dada ao Senhor".34
Os católicos utilizam o termo hiperdulia para definir a veneração a Maria, ao invés de latria, que se aplica exclusivamente a Deus e dulia, que se aplica aos outros santos e santas.35 A definição da hierarquia de culto em três níveis, latriahiperdulia e dulia, remonta ao Segundo Concílio de Niceia, em 787.36
As devoções a representações artísticas de Maria variam entre as tradições cristãs. Existe uma longa tradição da arte mariana católica romana e nenhuma imagem permeia essa arte como a Virgem com o Menino Jesus.37 O ícone da Virgem é, sem dúvida, o ícone mais venerado entre os ortodoxos.38 Tanto católicos romanos quanto ortodoxos veneram as imagens e ícones de Maria, dado que o Segundo Concílio de Niceia, em 787, permitiu essa veneração dos católicos com o entendimento de que aqueles que veneram a imagem estão venerando na realidade a pessoa que ela representa,39 e o Sínodo de Constantinopla em 842, re-estabeleceu a veneração no oriente depois dacontrovérsia iconoclasta, que varreu o Império Bizantino nos séculos VIII e IX.40 Os ortodoxos, no entanto, apenas oram e veneram imagens bidimensionais e não estátuas tridimensionais.41
A posição anglicana em relação a Maria é mais conciliadora do que os protestantes em geral e em um livro sobre a oração com os ícones de Maria escrito por Rowan WilliamsArcebispo de Cantuária, ele diz: "Não se trata apenas de não podermos compreender Maria sem vê-la fazendo referência a Cristo; não podemos entender a Cristo sem dar atenção a Maria."42

Títulos [ editar  |  editar código-fonte ]

Títulos para homenagear Maria ou para pedir a sua intercessão por determinadas causas são usados ​​por algumas tradições cristãs (tais como a Igreja Ortodoxa e a Igreja Católica) e por outras não (por exemplo, o Protestantismo). Os títulos mais conhecidos são Maria, Mãe de Deus (Theotókos), Santíssima Virgem MariaNossa Senhora eRainha do Céu (Regina Caeli).43 44
Títulos específicos variam entre os pontos de vista ecumênicos, católicos , ortodoxos , anglicanos , luteranos , protestantes , islâmicos e mórmons       
Maria é chamada de Theotokos pela Igreja OrtodoxaIgreja Ortodoxa OrientalIgreja LuteranaIgreja Anglicana e Igreja Católica, um título reconhecido no Terceiro Concílio Ecumênico (realizada em Éfeso, para abordar os ensinamentos de Nestório, em 431). Theotokos (e seu equivalente em latim, Deipara e Dei genetrix) significa literalmente "portadora de Deus". A frase equivalente "Mater Dei" (Mãe de Deus) é mais comum na América e na Igreja Católica de Rito Latino. O Concílio declarou que os pais da Igreja "não hesitaram em falar da Santa Virgem como Mãe de Deus".45 46 47
Alguns títulos possuem base bíblica, como por exemplo, Mãe Rainha, título dado a Maria por ela ser a mãe de Jesus, que por vezes é chamado de "Rei dos Reis" devido à sua linhagem que remonta ao rei Davi. A base bíblica para a o termo rainha pode ser vista em Lucas 1:32 e no livro do profeta Isaías 9:6, e Mãe Rainha a partir de 1 Reis 2:19-20 e Jeremias 13:18-19.48 Outros títulos surgiram a partir de milagres relatados, aparições ou ocasiões especiais, como por exemplo, Nossa Senhora do Bom Conselho,Nossa Senhora dos Navegantes ou Nossa Senhora da Conceição Aparecida.49 50 51 52
Os três principais títulos de Maria usados ​​pelos ortodoxos são Theotokos ou Mãe de Deus (em grego Θεοτόκος), Aeiparthenos ou Sempre Virgem (em grego ἀειπαρθὲνος), como confirmado no Quinto Concílio Ecumênico em 553, e Panagia ou toda santa (em grego Παναγία).31 Um grande número de títulos são dados a Maria pelos católicos, e estes títulos têm, por sua vez, dado origem a muitas representações artísticas, por exemplo o título de Nossa Senhora das Dores, que resultou em obras-primas como Pietàde Michelangelo.53

Festas Marianas [ editar  |  editar código-fonte ]

Decorações durante a Festa da Assunção em GħaxaqMalta.
As primeiras festas relacionadas a Maria cresceram fora do ciclo de festas que celebravam a natividade de Jesus. Segundo oEvangelho de Lucas (Lucas 2:22-40), quarenta dias após o nascimento de Jesus, juntamente com a apresentação de Jesus no templo, Maria foi purificada de acordo com os costumes judaicos, a Festa da Purificação começou a ser celebrada por volta do século V e se tornou a Festa de Simeão emBizâncio.54
Nos séculos VII e VIII, quatro festas marianas foram criadas na Igreja Oriental. Na Igreja Católica de Rito Latino uma festa dedicada a Maria, pouco antes do Natal, foi comemorada nas Igrejas de Milão e Ravena, na Itália, no século VII. As quatro festas marianas da Purificação, Anunciação, Assunção e Natividade de Maria foram gradativamente e esporadicamente, introduzidas na Inglaterra no século XI.54
Com o tempo, o número e a natureza das festas (e dos títulos associados a Maria) e as práticas venerativas que as acompanham têm variado muito entre as diversas tradições cristãs. De um modo geral, são significativamente mais títulos, festas e práticas venerativas marianas entre os católicos do que quaisquer outras tradições.53Algumas festas fazem referência a eventos específicos, por exemplo, a festa de Nossa Senhora da Vitória foi baseada na vitória em 1571 dos Estados Papais na Batalha de Lepanto.55 56
A diferenças nas festas também podem se originar a partir de questões doutrinárias – a Assunção de Maria e a Dormição de Maria são um exemplo, dado que não há um acordo entre todos os cristãos sobre as circunstâncias do fim da mãe de Jesus.44 57 Enquanto a Igreja Católica celebra a festa da Assunção em 15 de Agosto, alguns católicos orientais celebram a Dormição da Theotokos em 28 de Agosto, se eles seguirem o calendário juliano. A Igreja Ortodoxa também celebra a Dormição da Theotokos, uma de suas doze grandes festas. Os protestantes não celebram estas ou quaisquer outras festas marianas.44

As sete dores de Maria[editar | editar código-fonte]

A historiografia católica de Maria colhe uma tradição que venera as suas sete dores como são sete momentos da sua vida em que passou por sofrimento um notável:

Doutrinas marianas[editar | editar código-fonte]

Há uma diversidade entre as doutrinas marianas nas igrejas cristãs, as principais delas podem ser descritas resumidamente da seguinte forma:
A aceitação destas doutrinas por cristãos podem ser classificadas como se segue:58 59 60 61 62
DoutrinaDefinida emAceita por
Nascimento virginal de JesusPrimeiro Concílio de Niceia, 325Católicos Romanos, Ortodoxos, Anglicanos, Luteranos
Protestantes, Mórmons
Mãe de Deus ("Theotokos")Primeiro Concílio de Éfeso, 431Católicos Romanos, Ortodoxos, Anglicanos, Luteranos, Metodistas
Mórmons (como Mãe do Filho de Deus)
Perpétua VirgindadeSegundo Concílio de Constantinopla, 533
Artigos de Esmalcalde, 1537
Católicos Romanos, Ortodoxos, alguns anglicanos, alguns Luteranos e John Wesley (metodismo)
Imaculada ConceiçãoDo inefável Deus
encíclica do Papa Pio 9 , 1854 
Católicos Romanos, alguns Anglicanos e alguns Luteranos
Assunção de MariaMunificentissimus Deus
fazer encíclica Papa Pio XII , 1950 
Católicos Romanos, Ortodoxos, alguns Anglicanos e alguns Luteranos
No Credo de Niceia (constituído no Primeiro Concílio de Niceia, em 325) a Igreja se referia a Jesus Cristo como o próprio Deus. Posteriormente, no Primeiro Concílio de Éfeso, realizado na Igreja de Maria em 431, o dogma Mãe de Deus (Theotokos) foi proclamado. Esta doutrina é aceita por algumas das principais tradições cristãs. A New Catholic Encyclopedia diz: "Maria é realmente a mãe de Deus, se se satisfizerem duas condições: que ela é realmente a mãe de Jesus e que Jesus é realmente Deus."63 O termo Mãe de Deus já havia sido usado na mais antiga oração a Maria que se conhece, sub tuum praesidium, que data de aproximadamente 250 AC.64 Segundo São Tomás de Aquino: "A Santíssima Virgem, por ser Mãe de Deus, possui uma dignidade, de certo modo infinita, derivada do bem infinito que é Deus".65
nascimento virginal de Jesus tem sido uma crença universalmente aceita entre os cristãos desde o século II,66 ela está incluída nos dois credos cristãos mais utilizados, o Credo Niceno-Constantinopolitano e oCredo dos Apóstolos. O Evangelho de Mateus descreve Maria como a virgem que cumpre a profecia de Isaías 7:14. Os autores dos Evangelhos de Mateus e Lucas consideram a concepção de Jesus não como resultado de relações sexuais com José ou qualquer outra pessoa (afirmam que Maria "não teve relações com homem algum" antes do nascimento de Jesus em Mateus 1:18, 25 e Lucas 1:34), mas sim como obra de Deus, pela ação Espírito Santo.67
As doutrinas da Assunção ou Dormição de Maria estão relacionadas com a morte e assunção corpórea da virgem ao céu. Enquanto a Igreja Católica Romana criou o dogma da assunção (ou seja, que a Maria foi para o céu de corpo e alma, embora não se saiba ao certo que tenha acontecido a dormição) a Igreja Ortodoxa acredita na Dormição , embora nem todos os teólogos aceitem a Assunção, ainda que essa seja uma tradição antiquíssima.68 69
Os católicos romanos acreditam na Imaculada Conceição de Maria, proclamada em Ex Cathedra pelo Papa Pio IX em 1854. Este dogma afirma que ela estava cheia de graça, desde o momento de sua concepção no ventre de sua mãe, sendo preservada da mancha do pecado original. A Igreja Católica Romana tem uma festa litúrgica com esse nome, que é comemorada em 8 de Dezembro.70 A Igreja Ortodoxa rejeita a Imaculada Conceição, principalmente porque a sua compreensão do pecado original difere das idéias da Igreja Católica Romana.71
virgindade perpétua de Maria afirma que Maria foi virgem antes, durante e após o nascimento do filho de Deus feito homem. O termo Sempre Virgem (em gregoἀειπάρθενος) é aplicado neste caso, afirmando que Maria permaneceu virgem durante toda a sua vida, fazendo com que a concepção e nascimento de Jesus, seu filho único, sejam considerados atos milagrosos.67 68 72

Perspectivas sobre Maria [ editar  |  editar código-fonte ]

Perspectivas cristãs[editar | editar código-fonte]

As perspectivas cristãs marianas incluem uma grande variedade de opiniões. Enquanto alguns cristãos, como os católicos romanos e ortodoxos orientais, têm bem estabelecido tradições marianas, protestantes em geral dão pouca atenção para esse tema. A Igreja Católica Romana, a Igreja Ortodoxa Oriental, a Igreja Anglicana e a Igreja Luterana veneram a Virgem Maria, cada uma a seu modo.
A veneração pode assumir a forma de oração, pedindo a intercessão dela juntamente com o seu Filho, Jesus Cristo, e também de composições de poemas e canções, pinturas e esculturas, títulos em sua homenagem, revelando uma posição de destaque em relação aos demais santos e santas.31 44 53

No catolicismo romano [ editar  |  editar código-fonte ]

A virgem com os anjos, por William-Adolphe Bouguereau, 1900.
Na Igreja Católica Romana, Maria é reconhecida pelo título de bem-aventurada, em reconhecimento a sua assunção ao céu e a sua capacidade de interceder em favor daqueles que recorrem a ela por meio de orações e práticas devocionais. Os ensinamentos católicos deixam claro que Maria não é considerada divina e orações a ela dirigidas não são respondidas por ela, mas por Deus.73 Os cinco dogmas católicos em relação a Maria são: Mãe de DeusNascimento virginal de JesusPerpétua Virgindade de MariaImaculada Conceição e Assunção de Maria.68 74 75
Mais do que em qualquer outro grupo cristão, a Santíssima Virgem ocupa um lugar destacado entre os católicos, que além de possuírem doutrinas e ensinamentos teológicos relacionados a Maria, também celebram as festas em honra aos seus títulos, cantam hinos, rezam uma variedade de orações e peregrinam a templos marianos.53 OCatecismo da Igreja Católica diz que "A devoção da Igreja à Santíssima Virgem é intrínseca ao culto cristão".76
Os católicos romanos têm realizado atos de consagração a Maria em diferentes níveis, seja pessoal, social ou regional. Ensinamentos católicos afirmam que a consagração a Maria não diminui ou substitui o amor por Deus, muito pelo contrário, o reforça, portanto, todas as consagrações são de certa forma feitas a Deus.77 78
O crescimento da devoção mariana no século XVI, inspirou santos católicos a escreverem livros como Glórias de Maria (de Afonso de Ligório) e Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria (de Louis-Marie Grignion), que enfatizam a veneração mariana e ensinam que "o caminho para Jesus é por intermédio de Maria".79Devoções marianas são, às vezes, ligadas à devoção cristocêntrica, como por exemplo, a Aliança dos Corações de Jesus e Maria.80
As principais devoções a Maria incluem as Sete Dores de Maria, o Santo Rosário e o Escapulário,81 82 e as principais orações são Ave MariaAngelusSalve Rainha,Lembrai-vos e o Magnificat.83 Os meses de Maio e Outubro são meses tradicionalmente marianos para os católicos romanos. Em Outubro, o rosário diário é incentivado e em Maio, práticas devocionais tem o seu ápice em muitas regiões.84 85 86
Papas emitiram uma série de encíclicas e cartas apostólicas marianas para incentivar a devoção e veneração a Virgem Maria, como por exemplo, Redentoris Mater de João Paulo II, onde ele começou com a frase "A Mãe do Redentor tem um lugar bem preciso no plano da salvação",87 enfatizando a participação de Maria no processo de salvação e redenção.88 89 90 91
Católicos colocam grande ênfase sobre o papel de Maria como protetora e intercessora, o Catecismo da Igreja Católica se refere a Maria como "Mãe de Deus cuja proteção é fiel em todos os perigos e necessidades".92 93 94 95 96
O catecismo católico ensina que na descendência de Eva, Deus escolhe a Virgem Maria para ser a mãe de seu Filho"Cheia de graça", ela e "o fruto mais excelente da Redenção." Desde o primeiro instante de sua concepção, foi totalmente preservada da mancha do pecado original e permaneceu pura de todo pecado pessoal ao longo de toda sua vida.
Maria e verdadeiramente " Mãe de Deus", vista ser a Mãe do Filho Eterno de Deus feito homem, que e ele mesmo Deus. Maria "permanece Virgem concebendo seu Filho Vigem ao da-lo a luz Virgem ao alimentá-lo no seu seio, Virgem sempre". Com todo o seu ser, foi a Serva do Senhor (Lc 1:38). Assim, Maria cooperou em toda a sua existência para a Salvação humana, por livre fé e obediência. Com esse argumento, oCatolicismo Romano a considera por sua obediência, a nova Eva e mediadora das graças concedidas à humanidade.97
No século XX, João Paulo II e o cardeal Joseph Ratzinger enfatizaram o foco mariano na Igreja. O cardeal Ratzinger, futuro Papa Bento XVI sugeriu um redirecionamento de toda a Igreja ao programa do Papa João Paulo II para assegurar uma abordagem autêntica à cristologia através de um retorno à "verdade sobre Maria".98 , escreveu:
Cquote1.svgÉ necessário voltar-se a Maria se quisermos retornar à verdade sobre Jesus Cristo, a verdade sobre a Igreja e a verdade sobre o homem.98Cquote2.svg

No Protestantismo [ editar  |  editar código-fonte ]

Protestantes em geral rejeitam a veneração e invocação dos santos.58 Protestantes sustentam que Maria era a mãe de Jesus, porém, era uma mulher comum dedicada a Deus, portanto, não há nenhuma veneração, festas, peregrinações, artes, músicas ou algum tipo de espiritualidade dedicada a Maria nas comunidades protestantes de hoje. No âmbito destas opiniões, crenças e práticas católicas romanas, são por vezes rejeitadas. O teólogo Karl Barth, por exemplo, escreveu que "a heresia da Igreja Católica é a suaMariologia".99
Alguns dos primeiros protestantes veneravam e honravam Maria. Martinho Lutero escreveu que: "Maria é cheia de graça, proclamada para ser inteiramente sem pecado. A graça de Deus enche-la com tudo de bom e faz com que ela desprovida de todo o mal".100 No entanto, a partir de 1532, Lutero deixou de celebrar a festa da Assunção de Mariae também interrompeu o seu apoio à Imaculada Conceição.101
No texto do Magnificat (registrado em Lucas 1:46-55), Maria proclama "Minha alma se alegra em Deus meu Salvador" e esta necessidade de um salvador pessoal é vista pelos protestantes como a expressão de que Maria nunca pensou em si mesma como "concebida sem pecado".
João Calvino disse: "Não se pode negar que Deus, na escolha e destinação de Maria para ser a Mãe do seu Filho, concedeu-lhe a maior honra".102 No entanto, Calvino rejeitou firmemente a ideia de que alguém, além de Cristo, tenha poder de interceder pelo homem.103
Embora Calvino e Ulrico Zuínglio honrem Maria como a Mãe de Deus no século XVI, eles fizeram-no menos do que Martinho Lutero.104 Assim, a idéia de respeitar e honrar Maria não foi rejeitada pelos primeiros protestantes, porém, chegaram a criticar os católicos romanos pelo modo como veneravam Maria. Após o Concílio de Trento no século XVI, a veneração mariana tornou-se associada aos católicos e o interesse protestante em Maria diminuiu. Durante a idade do Iluminismo, o interesse em Maria dentro de igrejas protestantes quase desapareceu, embora anglicanos e luteranos continuassem a honrá-la de algum modo.58
Protestantes reconhecem que Maria é "bendita entre as mulheres" (Lucas 1:42), mas não concordam que Maria deve ser venerada. Ela é considerada um excelente exemplo de uma vida dedicada a Deus.105
No século XX, os protestantes reagiram em oposição ao dogma católico da Assunção de Maria. O tom conservador do Concílio Vaticano II começou a reparar as diferenças ecumênicas e protestantes começaram a demonstrar interesse em temas marianos. Em 1997 e 1998, houve diálogos ecumênicos entre católicos e protestantes, mas até agora, a maioria dos protestantes dão pouca atenção a questões marianas, muitas vezes enxergam esse assunto como um desafio à autoridade das Escrituras.58
Alguns livros de orações luteranos e anglicanos contém a oração "Ave Maria" em sua versão pré-Trindentina que não possuia a frase: Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós agora e na hora de nossa morte, que foi adicionada pela Igreja Católica Romana em 1566106
Sem Luterana [ Editar  |  Editar código-fonte ]
Vitral de Jesus deixando sua mãeem uma Igreja Luterana, Carolina do Sul.
Apesar de ásperas polêmicas de Martinho Lutero contra os seus adversários católicos romanos sobre questões relativas à Maria e aos santos, teólogos parecem concordar que Lutero aderiu ao decretos marianos dos concílios ecumênicos e dos dogmas da igreja. Ele apegou-se à crença de que Maria era virgem perpétua e Mãe de Deus (Theotokos).107 108 Uma atenção especial é dada a afirmação de que Lutero, cerca de trezentos anos antes da dogmatização da Imaculada Conceição pelo Papa Pio IX em 1854, era um firme adepto dessa visão. Outros sustentam que Lutero, nos últimos anos, mudou sua posição em relação a Imaculada Conceição, que naquele tempo era indefinido na Igreja (entretando, mantinha-se a idéia da impecabilidade de Maria ao longo de sua vida).109 110 Para Lutero, nos primeiros anos de sua vida, a Assunção de Maria foi um fato compreendido, embora posteriormente ele tenha deixado de celebrar essa festa afirmado que a Bíblia não diz nada sobre isso.111 112 113 "Ao longo de sua carreira como um padre, professor e reformador, Lutero pregou, ensinou e argumentou sobre a veneração a Maria com uma verbosidade que variava de piedade infantil a polêmicas sofisticadas. Suas opiniões estão intimamente ligadas à sua teologia cristocêntrica e suas conseqüências para a liturgia e a piedade".114 Lutero, ao mesmo tempo em que reverenciava Maria, chegou a criticar os "papistas" por ofuscar a admiração da alta graça de Deus com serviços religiosos dados a outras criaturas. Ele considerou a prática católica romana de celebrar o dia dos santos e fazer pedidos de intercessão dirigindo-se a eles e a Maria como idolatria.115 116 Suas considerações finais sobre a devoção e veneração mariana são preservadas em um sermão em Wittenberg, um mês antes de sua morte:
Portanto, quando pregamos a fé de que não devemos adorar nada além de Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, como dizemos no Credo: "Creio em Deus Pai todo-poderoso e em Jesus Cristo", então estamos permanecendo no templo de Jerusalém. Mais uma vez, "Este é meu Filho amado, ouvi-lo". "Você vai encontrá-lo numa manjedoura". Ele somente faz isso. Mas a razão diz o oposto: "O que, nós? Devemos adorar somente a Cristo? Na verdade, não deveríamos também homenagear a santa mãe de Cristo? Ela é a mulher que esmagou a cabeça da serpente. Ouve-nos, Maria, porque o teu Filho a ti honra e ele não pode recusar-te nada. Aqui Bernardo foi longe demais em sua Homilies on the Gospel: Missus est Angelus.117 Deus ordenou que devemos honrar os pais, por isso clamo a Maria. Ela vai interceder por mim com o Filho e o Filho com o Pai, que vai ouvir o Filho. Então você tem a imagem de Deus com raiva e Cristo como juiz; Maria mostra a Cristo seu seio e Cristo mostra suas chagas para o Pai irado (...) Maria é a mãe de Cristo, certamente Cristo irá ouvi-la; Cristo é um juiz severo, por isso clamo a São Jorge ou a São Cristóvão. Não, temos sido por ordem de Deus batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, assim como os judeus eram circuncidados.118 119

No entanto, certas igrejas luteranas, como a Igreja Católica Anglo-Luterana, continuam a venerar Maria e os santos da mesma forma que os católicos romanos fazem, sustentando todos os dogmas marianos como parte de sua fé.120

Sem Metodismo [ Editar  |  Editar código-fonte ]
Na Igreja Metodista Unida, bem como em outras igrejas metodistas, não há escritos oficiais ou ensinamentos sobre a Virgem Maria, exceto o que é mencionado na Bíblia e nos credos ecumênicos. Acreditam que Cristo foi concebido no ventre de Maria por meio do Espírito Santo e que ela deu à luz como uma virgem. John Wesley, clérigoanglicano fundador do movimento metodista, acreditava que a Virgem Maria foi uma virgem perpétua, ou seja, ela nunca teve relações sexuais.121 122 A Igreja sustenta que Maria era virgem antes, durante e imediatamente após o nascimento de Cristo. Enquanto muitos metodistas rejeitam este conceito, outros acreditam.123 124
John Wesley, em uma carta a um amigo católico romano, declarou que:
"A Santíssima Virgem Maria, que, assim como depois, quando ela o trouxe, continuou uma pura e imaculada virgem."122

O artigo II dos Artigos de Religião da Igreja Metodista afirma que:
O Filho, que é a Palavra do Pai, o Deus verdadeiro e eterno, de uma substância com o Pai, tomou a natureza humana no ventre da Virgem Maria, de modo que duas naturezas inteiras e perfeitas, isto é, a divina e a humana, foram unidas em uma só pessoa, para nunca mais ser dividida, e do qual é Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, que realmente sofreu, foi crucificado, morto e sepultado, para reconciliar seu Pai conosco, para ser um sacrifício, não só pela culpa original, mas também pelos pecados atuais dos homens.125

A partir daí, a Virgem Maria é considerada a Theotokos (ou Mãe de Deus) na Igreja Metodista, embora o termo normalmente seja usado pela "Alta Igreja" e por evangélicos católicos.
O artigo II de A Confissão de Fé do Livro da Disciplina" afirma:
Nós acreditamos em Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, em quem as naturezas divina e humana são perfeitamente e inseparavelmente unidas. Ele é o Verbo eterno feito carne, o Filho unigênito do Pai, nascido da Virgem Maria pelo poder do Espírito Santo. Como servo ele viveu, sofreu e morreu na cruz. Ele foi sepultado, ressuscitou dos mortos e subiu ao céu para estar com o Pai, de onde ele deve retornar. Ele é eterno Salvador e Mediador, que intercede por nós e por ele todas as pessoas serão julgadas.

A partir desta afirmação, metodistas rejeitam as idéias católicas de Maria como corredentora e medianeira da fé. As Igrejas Metodistas não concordam com a veneração dos santos, de Maria e de relíquias, acreditando que a reverência e louvor são unicamente para Deus. No entanto, estudando a vida de Maria e as biografias de santos, é considerado adequado a visão deles como exemplos de bons cristãos.126 As Igrejas Metodistas rejeitam as doutrinas da Imaculada Conceição e da Assunção de Maria, afirmando que Cristo foi a única pessoa a viver uma vida sem pecado e subiu de corpo e alma ao céu.127

Na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias[editar | editar código-fonte]

Na primeira edição do Livro de Mórmon (1830), Maria foi referida como "a mãe de Deus, à maneira da carne",128 frase que foi alterada por Joseph Smith para "mãe do Filho de Deus" em todas as seguintes edições (1837 -).129 130

No Antitrinitarismo [ editar  |  editar código-fonte ]

Antitrinitários, como os unitaristascristadelfianos e as testemunhas de Jeová131 consideram Maria como a mãe de Jesus. Eles não consideram Jesus como Deus e não consideram Maria como a Mãe de Deus. Igrejas não trinitárias costumam crer no mortalismo, orações e práticas devocionais a Maria (a quem eles consideram estar em "sono profundo" aguardando a ressurreição) não fazem parte de suas doutrinas.132Emanuel Swedenborg diz que Deus não poderia abordar diretamente os maus espíritos para resgatar os bons espíritos sem destruí-los (Êxodo 33:20, João 1:18), assim, Deus engravidou Maria dando a Jesus Cristo o acesso para o mal da hereditariedade da raça humana, a qual ele poderia se aproximar, redimir e salvar.133

No Islamismo [ editar  |  editar código-fonte ]

Maryam (Maria) com seu filho Isa (Jesus), miniatura persa.
Maria, a mãe de Jesus, é mencionada como Maryam no Alcorão, onde aparece mais do que em todo o Novo Testamento.134 135 Ela desfruta de uma posição singularmente distinta e honrada entre as mulheres no Alcorão. Uma Sura (capítulo) do Alcorão é intitulada "Maryam" (Maria), a única Sura do Alcorão com o nome de uma mulher, em que a história de Maria (Maryam) e Jesus (Isa) é contada segundo a visão islâmica.136
Ela é mencionada no Alcorão com o título de Nossa Senhora (syyidatuna), filha de Imran e Hannah.137
Ela é a única mulher nomeada diretamente no Alcorão, declarada (junto com Jesus) ser um sinal de Deus para a humanidade (Al-Muminun23:50); aquela que guardava a sua castidade; a obediente (At-Tahrim66:12); escolhida por sua mãe e dedicada a Deus, enquanto ainda estava no ventre (Al-i-Imran3:36); exclusivamente (entre mulheres) aceita em serviço de Deus, entregue aos cuidados de um dos profetas do Islã, Zakariya (Zacarias) (Al-i-Imran3:37); em sua infância residiu no Templo de Salomão e tinha acesso exclusivo ao Al-Mihrab (entende-se como o Santo dos Santos) (Al-i-Imran3:37).137
Maria também é chamada de a escolhidaa purificada (Al-i-Imran3:42); a sinceríssima (Al-Ma'ida5:75); seu filho foi concebido por meio da ação de Deus (Al-i-Imran,3:45); e exaltada acima de todas as mulheres da humanidade (Al-i-Imran3:42).
O Alcorão relata narrativas detalhadas de Maryam (Maria) em dois lugares, Sura 3 e Sura 19. As crenças de que Maria foi concebida sem pecado e que ela permaneceu virgem após o parto são aceitas pelos muçulmanos.138 139 140 O relato feito na Sura 19 do Alcorão é quase idêntica ao Evangelho de Lucas, ambos começam com a visita de um anjo a Zakariya (Zacarias) com a boa nova do nascimento de Yahya (João Batista), seguido pela anunciação.141
Na tradição islâmica, Maria e Jesus eram as únicas crianças que não poderiam ser tocadas por Satanás no momento de seu nascimento, pois Deus impôs um véu entre eles e o anjo caído.142 Segundo o autor Shabbir Akhtar, a perspectiva islâmica sobre a Imaculada Conceição de Maria é compatível com a doutrina católica de mesmo nome.143 144
O Alcorão diz que Jesus foi o resultado de um nascimento virginal. O relato mais detalhado da anunciação e nascimento de Jesus é fornecido na Sura 3 e 19 do Alcorão, onde está escrito que Deus enviou um anjo para anunciar que ela em breve teria um filho, apesar de ser uma virgem.145

Outras perspectivas [ editar  |  editar código-fonte ]

No Paganismo romano [ editar  |  editar código-fonte ]

Desde o início do cristianismo, a crença na virgindade de Maria e na concepção virginal de Jesus (como indicado nos evangelhos, fenômenos santos e sobrenaturais), foram usadas por detratores, políticos e religiosos, como tópicos de discussões, debates e escritos, especificamente destinados a desafiar a divindade de Jesus e, portanto, os cristãos e o cristianismo.146 No século II, o filósofo grego Celsus, defensor do politeísmo, sugeriu que Jesus era o filho ilegítimo de um soldado romano chamado Panthera, essa foi uma das primeiras polêmicas anti-cristãs.147 As opiniões de Celsus chamaram a atenção de Orígenes, padre da Igreja em Alexandria, Egito, que considerou o ponto de vista dele uma história inventada.148 O quanto Celsus se baseou em fontes judaicas continua a ser um tema de discussão.149

No judaísmo [ editar  |  editar código-fonte ]

A questão dos parentes de Jesus no Talmude também afeta a visão de sua mãe. No entanto, o Talmude não menciona Maria pelo nome e é atencioso ao invés de apenas polêmico.150 151 A história sobre Panthera também é encontrada no Toledot Yeshu, as origens literárias não podem ser rastreadas com toda a certeza, mas é improvável que seja anterior ao século IV, sendo tarde demais para incluir lembranças autênticas de Jesus.152 The Blackwell Companion to Jesus afirma que o Toledot Yeshu não tem fatos históricos e talvez tenha sido criado como uma ferramenta para afastar as conversões ao cristianismo.153 O nome Panthera pode ser uma distorção do termo parthenos (virgem), Raymond E. Brown considera a história uma explicação fantasiosa do nascimento de Jesus, que inclui pouquíssimas evidências.154

Na Arábia do quarto século[editar | editar código-fonte]

De acordo com o heresiologista do século IV, Epifânio, em sua obra intitulada Panarion, a Virgem Maria era adorada como uma deusa mãe na seita árabe conhecida como coliridianismo, grupo composto principalmente por mulheres, tendo ainda muitas sacerdotisas que faziam oferendas de pães para a Virgem Maria, juntamente com outras práticas. O grupo foi condenado como herético pela Igreja Católica Romana.155

Estudo do Jesus histórico [ editar  |  editar código-fonte ]

Até hoje estudiosos continuam a discutir a data do nascimento de Jesus a partir de várias perspectivas, incluindo análise textual, registros históricos e testemunhas pós-apostólicas.156 Bart D. Ehrman sugeriu que o método histórico nunca poderá comentar sobre a possibilidade de aspectos sobrenaturais.157
A declaração em Mateus 1:25 de que "José não conheceu Maria até que ela deu à luz um filho" tem sido debatida entre os estudiosos, alguns sugerindo que Maria não permaneceu virgem durante toda a sua vida.158 Outros afirmam que palavra grega hoes (ou seja, "até") denota um estado até certo ponto, mas não significa que o estado terminou depois desse ponto, e que Mateus 1:25 não confirma ou nega avirgindade de Maria após o nascimento de Jesus.159 160 161
Outros versos bíblicos também foram debatidos, como por exemplo, a referência em Romanos 1:3 de que Jesus vinha "da descendência de Davi segundo a carne", supondo-se que São José é o pai de Jesus.162No entanto, a maioria dos estudiosos rejeitam essa interpretação, dado que Paulo usou a palavra grega genomenos (ou seja, tornar-se), a "descendência de Davi" provavelmente se refere a linhagem de Maria.163164 165

Representação nas artes[editar | editar código-fonte]

Um almoço de Miguelângelo  
A devoção e o culto à Virgem Maria têm sido expresso nas artes em especial na arte sacra e na arte religiosa desde os tempos dos Padres da Igreja até os tempos modernos, ressaltando-se sobre o tema os grandes mestres do Renascentismo e do Barroco. No barroco mineiro as obras do Aleijadinho, tanto os afrescos como as esculturas, são também obras notáveis de representação da Virgem.

Literatura [ editar  |  editar código-fonte ]

Muitos autores escreveram sobre Maria e suas virtudes e predicados, dentre eles Dante Alighieri na sua obra A Divina ComédiaÉs tão grande, Senhora, e tão poderosa, que quem pretenda alcançar uma graça sem recorrer a ti, deseja o impossível de voar sem asas. (Paraíso XXXIII, 13-15). Miguel de Cervantes, em "El licenciado Vidriera"; García Lorca, em "Romancero Gitano"; Tagore, em "La luna nueva" e famoso ainda é o "Poema à Virgem" de José de Anchieta, dentre muitas outras obras literárias e poéticas.

Escultura [ editar  |  editar código-fonte ]

São inúmeras as esculturas representando Maria. A sua mais famosa representação é a Pietà de Michelangelo que se encontra na Basílica de São Pedro no Vaticano. No Brasil destacam-se, principalmente no período barroco, as obras de Aleijadinho.

Música [ editar  |  editar código-fonte ]

A música mais conhecida é Ave Maria de Franz Schubert e de Gounod. Vários outros compositores escreveram música para o texto da "Ave Maria", entre os quais pode-se citar também Giuseppe VerdiGiacomo Puccini e Bonaventura Somma.

Pintura [ editar  |  editar código-fonte ]

A Virgem, o Menino e Santa Ana, por Leonardo da Vinci, 1510, Museu do Louvre, Paris, França.
É grande a quantidade de pinturas contendo cenas da vida da Virgem Maria, são inúmeras as obras de pintores europeus, do barroco e do renascimento, que se encontram nos principais museus europeus.
Dentre as inúmeras pinturas de cenas da vida de Maria ou que buscaram retratá-La destacam-se as obras de Antonello da Messina, Bayerischer Meister, CaravaggioDante Gabriel RossettiDiego VelázquezDirck BoutsDomenico di BartoloDomenico GhirlandaioEl GrecoFra AngelicoFra Filippo LippiFrancisco de ZurbaránGabriel Wuger,Geertgen tot Sint JansGeorges de La TourGertrude PsalterGiotto di BondoneGregorio FernándezJacques DaretJean MalouelLeonardo da VinciLorenzo Monaco,Luigi CrosioMelozzo da ForlìMichelangelo Buonarroti,MurilloParmigianinoPeter Paul RubensPietro LorenzettiPietro PeruginoPompeo BatoniRaffaello SanzioRogier van der WeydenSalvador DalíSandro BotticelliTeófanes, o Grego e Tiziano Vecellio, dentre vários outros.

Cinema [ editar  |  editar código-fonte ]

A figura de Maria de Nazaré tem sido retratada em vários filmes, inclusive em:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

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  158. Ir Para cima Coogan , Michael. Deus e Sexo. O que a Bíblia realmente diz . 1ª ed. Nova York, Boston: Doze. Hachette Book Group, Outubro-2010. p. 39. ISBN 978-0-446-54525-9 Página visitada em 05 de maio de 2011.   
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  164. Ir Para cima Aquino sobre a doutrina: uma introdução crítica  por Thomas Gerard Weinandy, John Yocum 2004 ISBN 0-567-08411-6 páginas 245-246  
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Bibliografia [ editar  |  editar código-fonte ]

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  • MESSORI, Vittorio. Hipóteses sobre Maria: fatos, indícios, enigmas. Tradução Ubenai Fleuri. - Aparecida, São Paulo: Editora Santuário, 2008. ISBN 978-85-369-0119-0
  • Orosco Antonio. Ver Mary . Madrid: Rialp, 1992. 
  • OROZCO, Antonio. Mãe de Deus e nossa Mãe. Iniciação à Mariologia. Lisboa: Diel, 1997. ISBN 972-8040-11-3
  • SUÁREZ, Frederico. A Virgem Nossa Senhora. Tradução de Maria Pacheco. São Paulo: Quadrante, 2003. ISBN 85-7465-060-9
  • WALSH, William Thomas. Nossa Senhora de Fátima. Tradução e revisão histórica de Emérico da Gama. São Paulo: Quadrante, 1996.
  • ZINK, Michel. O Juggler de Notre Dame, contos cristãos da Idade Média . Edições limiar, 1999. ISBN 85-7465-036-6 

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