Opulência significa fartura, grande riqueza, abundância de bens materiais, ostentação. É a presença de luxo excessivo, pujança, fausto. É uma característica apresentada por aquele ou aquilo que demonstra grande fortuna.
Opulência é também tudo que transmite grandiosidade, esplendor, pompa, suntuosidade, magnificência.
Opulento é aquilo que tem opulência, que é abundante, que demonstra excesso de riqueza.
No sentido figurado opulência é o que apresenta grande desenvolvimento de formas, que tem grande corpo, volumoso.
Opulência religiosa
A opulência religiosa é observada na ostentação presente nos templos religiosos, construídos com grande suntuosidade e magnificência e ornados com ouro e obras de arte, que se definem como um reflexo de cada período histórico.
Na Grécia antiga, no século V a.C., em Atena, foi construído o Partenon, um templo de mármore com 50 colunas, no centro ficava um altar e uma colossal estátua da deusa Atena, feita de ouro e marfim.
As igrejas em seus vários períodos e estilos arquitetônicos, entre eles, bizantino, românico, gótico, renascentista etc., serviram de ponto de partida para demonstrar a opulência religiosa de cada época.o·pu·lên·ci·a
substantivo feminino
1. Abundância de riqueza; magnificência.
2. Fausto.
3. Classe dos opulentos.
4. [Por extensão] Diz-se das produções muito abundantes.
Palavras relacionadas:
.
Auxiliares de tradução
"opulência", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/opul%C3%AAncia [consultado em 11-08-2015].
Nenhum comentário:
Postar um comentário