domingo, 16 de agosto de 2015

SAO LONGUINHO

São Longino (do latim Longinus), também popularmente referido como Longuinho.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Existem pouquíssimos relatos acerca da vida deste personagem. Pelo fato de o nome ser derivado do grego e significar "uma lança", é referido como tendo sido o soldado romano que perfurou Jesus com uma lança (Jo 19,34), ou como o centurião que, na crucificação, reconheceu Cristo como "o Filho de Deus" (Mt 27,54; Mc 15,39; Lc 23,47).
De acordo com os relatos dos Evangelhos, em razão de ao pôr do sol iniciar-se o shabat, para que os corpos dos condenados não profanassem o dia santo, as suas pernas deveriam ser quebradas para assim apressar a morte. Chegando a Jesus, viram que já estava morto, e para comprovar-lhe o óbito, um dos soldados perfurou-lhe o corpo com uma lança. O líquido saído do corpo de Jesus terá respingado nos olhos do soldado, curando-o instantaneamente de uma grave doença ocular. O soldado converteu-se e abandonou o exército romano, transformou-se num monge a percorrer a Cesareia e a Capadócia, na atual Turquia.
São Longino foi preso e torturado por causa de sua fé cristã, teve seus dentes arrancados e a sua língua cortada.

Veneração[editar | editar código-fonte]

Na tradição popular, é invocado para encontrar objetos perdidos. A sua festa é comemorada na Igreja Ortodoxa no dia 16 de outubro.
Na arte litúrgica, São Longino tem a sua figura representada por um soldado com uma lança apontada para os olhos ou ainda com os braços abertos, segurando uma lança.
Uma relíquia religiosa que se encontra em Viena, na Áustria, é reverenciada como sendo a lança de São Longino.

Oração a São Longino[editar | editar código-fonte]

Glorioso São Longino, a vós suplicamos, cheios de confiança em vossa intercessão. Sentimo-nos atraídos a vós por uma especial devoção, e sabemos que nossas súplicas serão ouvidas por Deus Nosso Senhor, se vós, tão amado por Ele, nos fizer representar.
Vossa caridade, reflexo admirável, inclina-se a socorrer toda miséria, a consolar todo sofrimento,a suprir toda necessidade em proveito de nossas almas, e assegurar cada vez mais nossa eterna salvação, com a prática de boas obras e a imitação de vossas virtudes ! Amém

No Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil há uma crença popular de que São Longuinho auxilia a encontrar objetos perdidos. É só repetir:
São Longuinho, São Longuinho, se eu achar (nome do objeto perdido) dou três pulinhos.
Quando a pessoa encontra o objeto precisa cumprir a promessa em devoção ao santo.

Em Portugal[editar | editar código-fonte]

Estátua de São Longuinho, Braga.
Em Portugal existe uma estátua de São Longuinho no Santuário do Bom Jesus do Monte, na cidade de Braga.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons possui uma categoriacontendo imagens e outros ficheiros sobre Longino
Conforme o pesquisador, os mais conhecidos são: Longuinho, São Campeiro, Negrinho do Pastoreio, Santo Antônio, Saci-pererê, Nhá Benta, São Dino e São Vitor.
Longuinho é uma versão popular de Longinus, "o soldado que enfiou uma lança no tórax de Jesus (Jo 19:34), fazendo brotar sangue e água".
Longinus foi o soldado romano designado para acompanhar a crucificação. Essa rotina de enfiar uma lança no corpo do crucificado tinha a finalidade de certificar-se de que o falecimento já havia ocorrido.
Ele reconheceu Jesus como filho de Deus na crucificação (Mt. 27:54, Mc. 15:39 e Lc. 23:47). Depois, Longinus tornou-se cristão, chegando a ser monge da primeira igreja na Capadócia (atual Turquia).
Outros pesquisadores acreditam que São Longuinho não tem ligação com Longinus, sendo apenas um santo popular invocado com a finalidade exclusiva de encontrar objetos perdidos. Por isso, não se sabe se ele existiu, mas sua imagem é encontrada até com certa facilidade.
A maneira mais popular de promessa a este santo para fazer com que o objeto subtraído apareça, é fazer o pedido da seguinte forma: "São Longuinho, São Longuinho, ao encontrar darei três pulinhos". Ao encontrar, dar os três pulinhos e dizer: "Achei São Longuinho, achei São Longuinho, achei São Longuinho" (Simpatias de Roberto Toledo).
Dependendo do valor do objeto desaparecido, quem o perdeu, geralmente promete dar mais do que três pulinhos.
Recentemente, em Guararema, cidade paulista que cultua São Longuinho, três jovens entraram na Igreja de Nossa Senhora da Escada, no bairro de Freguesia (onde existe a imagem mais antiga do Brasil do santo "achador"), desejando agradecer a São Longuinho o fato de reencontrarem o que desejavam. Devia ser algo muito valioso, pois cada um deu três mil pulos.
O que não se encontra explicação é o fato dos três pulinhos para agradecer o santo. Segundo a tradição popular, "teria saído do ferimento de Jesus sangue e água, espirrando nos olhos de Longinus, curando-o de uma enfermidade. Como ele também teria problemas nas pernas, os pulos das pessoas são dados em sua homenagem".
Seu culto é difundido no Brasil, Portugal e Espanha. Sua festa é celebrada em 15 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário