Tufão é um fenômeno meteorológico caracterizado por um ciclone tropical que ocorre nos mares orientais, normalmente nos mares da China e no oceano Índico. Os tufões possuem um enorme poder de destruição, com rajadas de ventos que podem chegar aos 360 quilômetros por hora.
Tufão é uma nomenclatura utilizada para categorizar um tipo de ciclone, assim como o furacão. São descritos como redemoinhos que giram em torno de um núcleo de baixa pressão atmosférica. O que determina se um ciclone será tufão, furacão, tempestade tropical, tempestade ciclônica ou uma depressão tropical, é o local em que ele ocorre e a sua intensidade.
Além da China e Filipinas, a ocorrência de tufões no Japão é constante. Entre os principais e mais recentes tufões que atingiram os países asiáticos e oceânicos está o Super Tufão Haiyan (causou mais de 4 mil mortes); Tufão Nancy (que atingiu ventos de até 306 km/h); Tufão Vera (matou mais de 5 mil pessoas no Japão, com ventos de 305 km/h); Tufão Tip (o maior tufão já registrado, com um diâmetro de tempestade de quase 2.220 km); entre outros.
Tufão e furacão
Os ciclones são tufões quando ocorrem no Oceano Pacífico Noroeste (a oeste da linha internacional da data), no sul da Ásia e na parte ocidental do oceano Índico. O tufão é um ciclone tropical e possui as mesmas características de um furacão. A diferença entre um tufão e um furacão está mesmo na região em que se formam.
Já os furacões, por sua vez, são ciclones tropicais que se formam no Oceano Atlântico Norte, Oceano Pacífico Nordeste (a leste da linha internacional da data) e no Oceano Pacífico Sul.Um tufão, furacão ou ciclone tropical é um fenômeno meteorológico que costuma ocorrer naregião oeste, nordeste e norte do Pacífico, no oceano Índico e no norte do Oceano Atlântico.
Com ventos de mais de 118 km por hora, o tufão ocorre devido a variações de temperatura e direção dos ventos.
Existe uma diferenciação básica entre tufão, ciclone e furacão embora os três termos descrevam o mesmo tipo de fenômeno.
O ciclone caracteriza-se por ser uma tempestade violenta em regiões tropicais ou sub-tropicais quando os ventos superam os 50 km por hora.
Por último, existe o tornado, o mais forte de todos os fenômenos meteorológicos. Embora menor que os anteriores a velocidade dos ventos costuma atingir 490kh por hora nas zonas temperadas do hemisfério norte alcançando um poder de destruição enorme.
Os tufões, furacões ou ciclones se iniciam em regiões oceânicas onde a temperatura ultrapassa os 27º C. A água dos oceanos começa a evaporar e se acumular em forma de nuvens na camada mais baixa da atmosfera. Isso cria uma camada de baixa pressão atmosférica, fazendo com que o ar comece a subir ainda mais rápido e com que o ar frio da camada superior comece a descer pelo centro da tempestade. Então, ventos em sentido contrário fazem com que a tempestade comece a girar. À medida que o furacão se movimenta sobre o mar, mais água evapora, alimentando o furacão. Quando o tufão atinge algum continente, que é mais frio e seco, ele se dissipa, mas, não sem antes deixar um rastro devastador.
O tufão "Ike", com ventos de 220Km/h, que atingiu as Filipinas em dois de setembro de 1985, matou 1363 pessoas, feriu 300 e deixou 1,12 milhões de desabrigadas.O tufão Tip foi o maior e o mais intenso ciclone tropical já observado. Sendo o décimo nono sistema tropical nomeado, o décimo segundo tufão e o terceiro super tufão da temporada de tufões no Pacífico de 1979, Tip formou-se de uma perturbação num cavado de monção em 4 de Outubro perto de Pohnpei. Inicialmente, uma tempestade tropical ao seu noroeste impediu o desenvolvimento e o deslocamento de Tip, embora a tempestade tenha se afastado para uma região mais ao norte e Tip foi capaz de intensificar-se. Após passar por Guam, o sistema fortaleceu-se rapidamente e alcançou o pico de intensidade com ventos máximos sustentados de 305 km/h (190 mph) e uma pressão atmosférica de 870 mbar (hPa) ao nível do mar em 12 de Outubro, sendo a menor pressão atmosférica já registrada ao nível do mar. Durante seu pico de intensidade, Tip também foi o maior ciclone tropical em tamanho, com um recorde de 2.220 km de diâmetro. O tufão enfraqueceu-se lentamente assim que continuou a seguir para oeste-noroeste e depois começou a seguir para nordeste sob a influência de um cavado em aproximação. Tip fez landfall no sul do Japão em 19 de Outubro e tornou-se um ciclone extratropical pouco depois.
Aviões de reconhecimento sobrevoaram o tufão em 60 missões, fazendo de Tip um dos ciclones tropicais mais observados in situ de todos os tempos.[1] A chuva do tufão causaram o colapso de um dique de retenção de enchentes no campo de treinamento do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos da América na prefeitura de Kanagawa, Japão, levando a um incêndio que feriu 68 e matou 13 Fuzileiros Navais.[2] Em outros lugares do Japão, Tip causou enchentes generalizadas e 42 mortes. Outros 44 morreram ou ficaram desaparecidos devido ao mar agitado ao largo da costa.[3]
Nenhum comentário:
Postar um comentário