Em função da grande extensão territorial, encontramos na região Nordeste do Brasil quatro tipos de climas:
Clima Semiárido
Presente principalmente na região interior do Nordeste (região do sertão nordestino). É uma área que apresenta temperaturas elevadas quase todo o ano. As chuvas são irregulares e em pouca quantidade (de 300 a 500 mm por ano). A umidade também é muito baixa, tornando o clima seco. É comum ocorrer a ausência de chuvas por vários meses. É a área onde ocorre a conhecida Seca do Nordeste, que leva muitos prejuízos, principalmente, para a agricultura e pecuária da região do sertão.
Clima Tropical
Presente nas regiões sul da Bahia e central do Maranhão. Caracteriza-se por temperaturas elevadas durante o ano todo. Há pouca quantidade de chuva no inverno, enquanto o verão é marcado por muita chuva.
Clima Litorâneo Úmido
Presente na região litorânea do Nordeste. As chuvas são bem distribuídas durante o ano todo, embora no verão chova em maior quantidade em função da alta evaporação provocada pelas temperaturas elevadas. O clima é úmido e as temperaturas são mais elevadas no verão do que no inverno.
Clima Equatorial Úmido
Presente no litoral do Maranhão (extremo oeste do estado). Apresenta alta pluviosidade (entre 1.800 e 2.200 mm por ano), temperaturas elevadas e alta umidade.
Dados Gerais
- Temperaturas médias anuais: entre 20 e 28ºC
- Índice pluviométrico anual: de 300 mm a 2.200 mm.
Curiosidade:
- Cabaceiras, localizada no interior da Paraíba, é a cidade mais seca do Brasil. O índice pluviométrico da cidade fica em torno de 300 mm anuais. É comum estiagens por até 9 meses.
O Festival Nordestino do Agricultor é um evento musical brasileiro que ocorre em Chã Grande. Ele foi idealizado em 1994 pela Prefeitura Municipal de Chã Grande, e sua primeira edição ocorreu ainda no mesmo ano, em homenagem aos agricultores da região. Neste festival acontece o desfile para a escolha da Garota Agricultura e, em sua mais recente versão, o mesmo desfile escolheu também o Garoto Agricultor.1
O festival é realizado em datas variáveis, entre os últimos dias de novembro. Sua característica mais marcante é a diversidade musical, devido ao fato de receber artistasdos mais variados gêneros.2
Referências
- ↑ http://www2.uol.com.br/JC/_1999/2006/tu1706l.htm Chã Grande entra no circuito do forró. Jornal do Commercio On-line (17.06.99), acessado em 22 de abril de 2008
- ↑ Programação do XVI Festival Nordestino do Agricultor em Chã Grande.
Nenhum comentário:
Postar um comentário