Agregar é um verbo transitivo que significa juntar com o outro, reunir a algo já existente. Por exemplo: agrupar pessoas, incorporar novas ideias, novas técnicas, inserir novos elementos, novas informações e novos conceitos etc.
Alguns sinônimos de agregar podem ser: acumular, somar, anexar, associar, adicionar e incluir.
Agregar valor
Agregar valor é acrescentar inovações, valores, é diferenciar aquilo que é colocado no mercado, de modo a satisfazer seu cliente. Agregar valor é um desafio para os donos de empresas que buscam manter seu negócio mais atraente ao longo do tempo.
Agregar valor é anexar ao produto ou serviço, ideias práticas com objetivos claros e fáceis de mensurar. Ao agregar valor deve-se buscar ganho de qualidade que logo sejam assimiladas pelos clientes, às vezes com pequenos detalhes, mas que aos olhos do consumidor fazem a diferença.
O valor agregado é perceptível quando na visão do cliente, além da qualidade, da inovação, do preço acessível, o produto atende às suas necessidades, que o torna diferenciado e, portanto, ganha sua preferência na hora da compra.Quantas vezes já ouvimos falar que a solução dos problemas ou o caminho para o sucesso das pequenas empresas, independente do setor de atividade, é agregar valor aos produtos e serviços oferecidos ao cliente. O que poucos dizem é que, para agregar valor, são necessários investimentos e uma boa dose de inovação. O mesmo que colocar as idéias em prática, com objetivos claros e fáceis de mensurar.
Agregar valor não é fazer o que todos já fazem e cobrar um pouco menos. Também não é melhorar algo que já é percebido como bom ou ótimo pelo cliente. Muito menos divulgar melhor a empresa. Agregar valor é dar um salto de qualidade em uma ou mais características, do produto ou serviço, que de fato são relevantes para a escolha do consumidor.
A empresa que pretende diferenciar-se agregando valor precisa, antes de tudo, conhecer o que seus clientes necessitam e mais do que isso, quais são os atributos dos produtos e serviços que de fato são determinantes no processo de compra. Para isso é fundamental conhecer profundamente o cliente, suas vontades, seus hábitos e seus valores. Podem-se partir das necessidades básicas e bastante conhecidas, como rapidez e conveniência, porém dificilmente uma empresa consegue agregar valor sem interagir continuamente com os seus clientes, identificando suas verdadeiras carências e anseios. Somente as empresas, que sabem o que cliente quer e valoriza conseguem direcionar seus esforços e otimizar seus gastos na melhoria da qualidade.
Mas, não basta conhecer as novas demandas da clientela, se a empresa não possuir o conhecimento ou a tecnologia adequada para inovar. A inovação pode derivar tanto de uma tecnologia inédita como de uma nova forma de organizar e gerir a empresa. O importante é que a inovação seja percebida pelo cliente. Os restaurantes por quilo é um exemplo. Quando sugiram os primeiros, a inovação não estava na refeição ou no modo de produzi-la, mas na maneira como o cliente selecionava o que desejava comer e na forma de pagamento mais justa, proporcional ao volume colocado no prato. Além desses atrativos os restaurantes por quilo também proporcionam um valor básico que é a rapidez.
A empresa deve buscar ganhos de qualidade que os clientes entendam facilmente, que aconteçam de imediato ou num futuro muito próximo, que possam ser divulgados com rapidez e clareza, sem a necessidade de explicações ou cálculos complexos. Inovar não é tornar o produto ligeiramente melhor ou um pouco mais barato, pois isso dificilmente será percebido pela grande maioria dos consumidores.
Agregar valor, portanto, depende tanto de investimentos em pesquisas para detectar as necessidades dos clientes, como no desenvolvimento de tecnologias e formas de administrar mais eficazes. Em outras palavras para agregar valor precisamos ter um olho no cliente e outro na inovação.
——————————————————————————
Este artigo é de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es), não refletindo, necessariamente, o ponto de vista do Sebrae/RJ.�
Sobre o autor: Gustavo Carrer I. Azevedo é consultor Orientação Empresarial do SEBRAE/SP
Este artigo é de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es), não refletindo, necessariamente, o ponto de vista do Sebrae/RJ.�
Sobre o autor: Gustavo Carrer I. Azevedo é consultor Orientação Empresarial do SEBRAE/SP
Muitos empresários pecam em buscar melhores preços/qualidade, para neutralizar ações das concorrência e não sabem das últimas mudanças de seus clientes.
Obrigado
Marcionita
O cliente necessita de ser ” encantado ” pelo seu negócio, tanto é que o lema de nossa loja é exatamente a palavra “encante-se “, estampado tanto na vitrine como em nosso layout externo.
Muito obrigado, e nos sentimos mais uma vez em lendo este artigo, no caminho certo
http://www.ackdata.com.br
Numa planta industrial de pequenas dimensões, é necessário um grande investimento para agregar valor e crescer. Os comentários já feitos são muito interessantes e colaboram parea a melhor elucidação do assunto.
Penso que agregar valor passa pela criatividade, quando não se dispõe de recursos financeiros suficientes.Agergar valor é de relevante, é tudo o que todos desejam, para que seus produtos e/ ou mercadorias alcancem melhores ou maiores preços no mercado consumidor. No entanto, apenas para reflexão, há segmentos, como o da água mineral natural, que é bombardeada constantemente por uma pesada exigência burocrática, onde os que mais ganham são os intermediários ou atravessadores, igualzinho ao que acontece com os produtores rurais não alinhados em cooperativas ou associações. É claro que nos referimos às fontes que não possuem distribuição própria e, assim, ficam à mercê de camioneiros e distribuidores; a oferta é maior do que a demanda e, por via de conseqência, os preços da água mineral são pífios, ao contrário do que afirmou recentemente o presidente da Petrobrás. Ele só esqueceu de dizer que a empresa que preside é rica e tem apoio integral do Govêrno…com livre trânsito pelos tesouros do BNDES…
Numa planta industrial de pequenas dimensões, é necessário um grande investimento para agregar valor e crescer. Os comentários já feitos são muito interessantes e colaboram para a melhor elucidação do assunto.
Penso que agregar valor passa pela criatividade, quando não se dispõe de recursos financeiros suficientes.Agregar valor é relevante, é tudo o que todos desejam, para que seus produtos e/ ou mercadorias alcancem melhores ou maiores preços no mercado consumidor. No entanto, apenas para reflexão, há segmentos, como o da água mineral natural,por exemplo, que é bombardeado constantemente por uma pesada exigência burocrática, onde os que mais ganham são os intermediários ou atravessadores, igualzinho ao que acontece com os produtores rurais não alinhados em cooperativas ou associações. É claro que nos referimos às fontes que não possuem distribuição própria e, assim, ficam à mercê de camioneiros e distribuidores; a oferta é maior do que a demanda e, por via de conseqência, os preços da água mineral são pífios (nas fontes) ao contrário do que afirmou recentemente o presidente da Petrobrás. Ele apenas se esqueceu de dizer que a empresa que preside é rica e tem apoio integral do Govêrno…com livre trânsito pelos tesouros do BNDES…Também é preciso melhorar a qualidade e treinar os colaboradores, pois tudo se pode fazer dentro na indústria, enquando fora, quase nada se pode fazer, em face dos recursos de marketing e de logística das grandes empresas.
Perguntas:
1° Como é que eu poderia beneficiar os meus clientes?
2° É possivél oferecer excursões de qualidade e de baixio custo? Por favor, me envie algumas dicas.
SOU ESTUDANTE DE DESIGN DO CEFET CAMPOS, E APRENDI COM MEUS MESTRES QUE AGREGAR VALOR E TER UM DIFERENCIAL INTANGÍVEL QUE SEJA ACEITO E NECESSÁRIO A SEU PÚBLICO ALVO.
POR EXEMPLO: TELEFONES CELULARES SERVEM PARA UM MESMO FIM, MAS SABEMOS QUE CADA MARCA OFERECE UM VALOR INTANGIVEL DIFERENTE, SEJA MELHOR SOM, SEJA MAIS NA MODA, SEJA O QUE AQUELA ATRIZ LINDA O REPRESENTA E SE EU USAR VOU FICAR COMO ELA, SEJA … ENFIM QUANDO VOU COMPRAR, NÃO COMPRO QUALQUER UM ESCOLHO MUITO OU JÁ VOU SABENDO QUE QUERO AQUELE QUE PARA MEU PERFIL AGREGA VALOR.
Concordo plenamente com seu pensamento.
Entendo que devemos ter uma estratégia com Inovação de Valor aonde possamos ter preço, diferencial e com foco em um nicho de mercado inexplorado.
E-mail: diretoria@ticorporate.com
http://www.ticorporate.com
tão fácil a gregar valor!…
valeu como dizem por ai!…
fui empresaria hoje estou aposentada,
agreguei a vida inteira!…
eu via o final d, ano que dava balanço,
sempre fazia +++ algumas coisas!…puxa prá la,puxa pra, cá,
que o ponto era nosso.
O meu Falecido Marido! se via doido comigo! coitado!…
que eu gostava da coisa!…sei lá!…eu queria ver o Barco andar enquanto estava jovem!… pensava muito no futuro hó!…meu Deus!…
como hoje vejo tantos tipos de estudo… curso, Faculdade!…
os jovéns todos de,BRANQUINHO!…fico pensado!…
como vai ser o futuro deles!…
\ ALGUÉM TEM QUE FAZER ALGUMAS COISAS!…/.
/ O Brasil Preisa d, Nós!…/.
\ Gente + ou-Normais!… /.
com o tema: “Como agregar valor sem agregar custo”mais no sentido pessoal não empresarial. me ajudem !!!
Existe algum estudo a respeito?
A influencia cultural nas formas dos produtos.
Se quiserem discutir como desenvolver essa forma de agregar valor estou a disposição.
Propriedade Intelectual, registro, proteção por Direito autoral ou desenho industrial, marca tridimencional…
Eu que já estou aposentado, administro uma empresa de lubrificantes.Agregar valores não é cobrar mais por certa mercadoria ou por mais dinheiro na firma e sim valorisar o cliente no atendimento:educação**presteza**atensão**e outros mais,não deixar o cliente em duvida,e sempre ter os produtos que vende.Isso eu penso que é*** AGREGAR VALORES***