Chavão é um substantivo masculino da língua portuguesa e significa uma ideia, frase ou pensamento que já está desgastado, que foi muito utilizado e que é considerado "lugar-comum", clichê.
Um chavão também está relacionado com o aumentativo da palavra "chave" ou um molde de metal utilizado para construir objetos e/ou formas decorativas em bolos e tortas.
No sentido linguístico da palavra, o chavão possui uma característica vulgar, sendo desprezado o seu uso em textos técnicos, científicos ou jornalístico, sempre que possível.
Outro uso para o termo é relacionado com o que obrigatório para o aprendizado ou conhecimento de algo. Exemplo: um estudante de artes, antes de aprofundar os seus conhecimentos em obras menos conhecidas do público, deve estudar os "autores chavões", ou seja, aqueles que são considerados a base para qualquer outro patamar.
"Mó chavão"
A expressão popular "mó chavão" é a forma abreviada de "maior chavão", que quer dizer algo ou alguém que é muito repetitivo ou clichê.
A expressão também pode significar que alguém é bastante experiente em algo, por já ter feito ou experimentado determinada coisa por várias coisas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário