Isso mesmo, por definição, um “courier” nada mais é do que a pessoas que faz as entregas, leva pacotes e até mesmo correspondências – “quase” um carteiro ou menino de recados. Entretanto, há todo um segmento econômico que congrega empresas de courier no mundo inteiro, algumas delas gigantes logísticos que detêm algumas das maiores frotas mundiais de caminhões, veículos de carga e até mesmo aeronaves. Mas como uma coisa levou à outra então?
Bem, como dissemos, um “courier” é uma pessoa que se assemelha muito a um carteiro – deve fazer entregas. Entretanto, há alguns atributos que, mesmo antes da Era Industrial, faziam do courier um profissional diferente do carteiro tradicional:
- Rapidez – para um courier, o que conta não é o volume de entregas, mas sim a rapidez com que faz cada uma delas. Em geral incumbidos de entregas urgentes, esses profissionais tiveram sempre como missão bater recordes sucessivos de tempo para fazer remessas chegarem aos lugares certos;
- Segurança – muitos dos “courier”, mesmo na antiguidade, andavam armados e levavam encomendas de alto valor ou confidenciais. Sua missão era a de passarem despercebidos ou fazer todo o possível para garantir a segurança da remessa e sua entrega intacta ao destinatário;
- Especialização – couriers não entregavam qualquer coisa e, para dizer a verdade, alguns deles se especializavam em rotas ou tipos de mercadorias específicas. Um exemplo desses é o Pony Express, nos EUA, colocado em funcionamento em 1860. Na época do “Velho Oeste”, a empresa fazia entregas rápidas a cavalo entre o Missouri e a Califórnia, passando pelos perigos do Oeste Selvagem.
Depois de listar as características do “courier” como profissional, não fica muito difícil entender o porquê da adoção da palavra pelas maiores empresas mundiais de logística expressa. Sua missão é entregar remessas de forma rápida, com segurança e em rotas específicas com precisão de minutos.
É claro que a definição também é largamente utilizada por empresas de carga em geral e até mesmo firmas de motoboys, mas o fato é que o segmento em sua forma pura envolve um pouco mais do que a simples rapidez. Numa definição em uma única palavra, ela seria “garantia”. Clientes de serviços de courier têm a garantia de que suas encomendas serão entregues no local e prazo determinado, do modo com que foi solicitado, sem surpresas negativas. É nisso que elas se pautam para crescer.Courier é uma palavra de origem inglesa, e que significa “correio” na tradução literal para a língua portuguesa.
Este termo também pode ser utilizado no sentido de“mensageiro” ou “guia”, referindo-se ao profissional responsável em entregar mensagens, pacotes e o correio para os destinatários.
Existem algumas diferenças singelas entre um couriere um carteiro normal, entre elas está a valorização da rapidez sobre a quantidade.
Para um courier, a prioridade é entregar a encomenda no tempo mais rápido possível, sempre com o objetivo de superar recordes de entrega.
O courier também é conhecido pela segurança, tanto que antigamente chegavam a andar armados para proteger as encomendas que levavam, muitas vezes preciosas ou confidenciais.
E, por fim, diferenciam-se dos carteiros tradicionais pela especialização. Muitoscouriers trabalham seguindo apenas uma rota específica ou transportando apenas determinados tipos de mercadorias.
Atualmente existe o chamado courier express (“correio expresso”, em português), um serviço postal de entregas que valoriza a rapidez, segurança e qualidade das encomendas.
Existem grandes empresas especializadas em entregas courier, como a FedEx, a TNT e a DHL.
O Courier também é o nome de uma fonte tipográfica, criada para simular a grafia da escrita impressa através de uma máquina de escrever.
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