Os desenhos animados são o fascínio das crianças e até mesmo dos adultos. O desenho animado ou a animação é o processo pelo qual os desenhos ‘manuais’ ganham vida, ou seja, ganham movimentos e assim pode formar histórias animadas. Grandes desenhistas comoWalt Disney utilizaram este processo para dar ‘vida’ aos seus desenhos até então nascidos apenas numa simples folha de papel. A animação é feita por fotogramas. Cada um deles é feito separadamente e assim podem ser fotografados através de um programa de computação gráfica que cria os movimentos e dá vida ao desenho, fazendo-o andar, sorrir, falar e etc.
E para fazer essa animação, além de muita técnica e imaginação a pessoa precisa de tempo, já que cada movimento do desenho precisa ser preciso para que pareça ser real. Nenhuma falha pode existir só assim a criança vai ter a ilusão de que o desenho animado é realmente de verdade.
O primeiro desenho animado que foi criado foi idealizado pelo francês Émile Reynaud em 1892. Ele fez um sistema de animação em 12 imagens (hoje é usado 16 imagens). A primeira projeção desse desenho foi no Musée Grévin em Paris, no moderno projetor do próprio desenhista. Era uma das coisas mais avançadas para a época.
Depois dessa primeira exibição, o desenho animado ganhou grande repercussão e foi sendo aprimorado até que em 1917 foi lançado o primeiro longa-metragem animado chamado de El Apóstol, feito por um argentino e divulgado na Argentina.
Os desenhos animados vieram para somar no mundo do faz de conta das crianças e dos adultos. Com a animação fadas, princesas, ratos e outros animais ganharam vida e ficaram ainda mais perto do imaginário popular e tornando-se assim muito mais fácil de soltar a imaginação vendo a animação na tela e se colocando no lugar dela.
E claro que falar de desenho animado e não citar nenhum personagem da Disney é praticamente impossível. São tantos desenhos famosos, como o clássico A Branca de Neve, o primeiro filme feito totalmente em formato de animação e que tinha mais de uma hora de duração; ele foi lançado em 1937 e a produção durou mais de três anos.
Grandes desenhos animados marcaram a infância das crianças nas décadas de 1950 a 1990, podemos citar alguns famosos e que até hoje continuam a nos encantar como: Flintstones, Manda-Chuva, Pica-Pau, Scooby-Doo, Tom & Jerry, Piu-Piu & Frajola, Zé Colméia, etc.
Com o avanço da tecnologia, a animação ficou mais fácil de ser produzida, e muito mais desenhos e filmes foram lançados. Hoje em dia já é possível juntar atores de verdade com desenhos animados no mesmo filme, sendo que eles interagem entre si como se fossem realmente uma coisa só.
Atualmente as animações são todas produzidas no computador, sem uso de rascunhos ou fotografias. A animação gráfica tornou muito mais fácil o processo de animação dos desenhos, e eles já são usados inclusive em comerciais.
Os desenhos animados são um mercado muito promissor, são faculdades e cursos técnicos que fazem o profissional capacitado para trabalhar em grandes produtoras de animação. Por isso as crianças e adolescentes fascinados pelo mundo mágico dos desenhos animados, pode agora também começar a sonhar um dia trabalhar na produção e execução de um delesAnimação refere-se ao processo segundo o qual cada fotograma de um filme é produzido individualmente, podendo ser gerado tanto por computação gráfica quanto fotografando uma imagem desenhada ou repetidamente fazendo-se pequenas mudanças a um modelo (ver claymation e stop motion), fotografando o resultado. Quando os fotogramas são ligados entre si e o filme resultante é visto a uma velocidade de 16 ou mais imagens por segundo, há uma ilusão de movimento contínuo (por causa do fenômeno phi). A construção de um filme torna-se assim um trabalho muito intensivo e por vezes entediante. O desenvolvimento da animação digitalaumentou muito a velocidade do processo, eliminando tarefas mecânicas e repetitivas.
A produção da animação consome muito tempo e é quase sempre muito complexa. Animação limitada é uma forma de aumentar a produção e geração. Esse método foi usado de forma pioneira pela UPA e popularizada.
Índice
[esconder]História[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: História da animação
A história do filme de animação começa com os primeiros momentos do cinema mudo e continua até os dias de hoje.
Contudo, a história das Imagens Animadas começa antes, com a produção de Brinquedos Ópticos tais como o Fenaquiscópio (ou também, fenaquistiscópio), inventado em 1832 pelo belga Joseph Plateau e pelo austríaco Simon von Stampfer, simultaneamente.
Contudo, a história das Imagens Animadas começa antes, com a produção de Brinquedos Ópticos tais como o Fenaquiscópio (ou também, fenaquistiscópio), inventado em 1832 pelo belga Joseph Plateau e pelo austríaco Simon von Stampfer, simultaneamente.
O primeiro desenho animado foi realizado pelo Francês Émile Reynaud, que criou o praxinoscópio, sistema de animação de 12 imagens, e filmes de aproximadamente 500 a 600 imagens, projetado no seu própriothéatre optique, sistema próximo do moderno projetor de filme, no Musée Grévin em Paris, França, em 28 de Outubro de 1892.
O primeiro desenho animado em um projetor de filmes moderno foi Fantasmagorie pelo diretor francês Émile Courtet (também chamado de Émile Cohl), projetado pela primeira vez em 17 de Agosto de 1908 no 'Théâtre du Gymnase', em Paris. Courtet foi para Fort Lee, NY próximo da cidade de Nova York em 1912, onde trabalhou para o estúdio francês Éclair e espalhou sua técnica pelos Estados Unidos.
O primeiro filme de longa-metragem animado foi El Apóstol (1917) do Argentino Quirino Cristiani, mostrado na Argentina
História da animação no cinema[editar | editar código-fonte]
Primeiro desenho com som[editar | editar código-fonte]
Steamboat Willie[editar | editar código-fonte]
No desenho que celebrizou Mickey Mouse. O próprio Walt Disney regeu a orquestra responsável pela trilha sonora e fez a voz do camundongo, criado no mesmo ano em duas animações mudas que passaram quase despercebidas. A estreia sonorizada impulsionou o personagem ao estrelato: em apenas um ano, Mickey ganhou mais de 15 desenhos.
Primeiro desenho transmitido pela televisão[editar | editar código-fonte]
O Gato Félix[editar | editar código-fonte]
Lançado pelo americano Otto Messmer e pelo australiano Pat Sullivan, o risonho gato preto apareceu pela primeira vez na animação Feline Follies ("Folias Felinas"), em 1919. Félix foi o maior astro da era dos desenhos mudos, mas não conseguiu sobreviver ao cinema sonoro. Apesar do fracasso na TV, a animação teve o privilégio de ser a primeira a ser transmitida pela televisão, em 1930.
Primeiro desenho colorido[editar | editar código-fonte]
Flowers and Trees[editar | editar código-fonte]
Em 1932, Walt Disney foi à Technicolor, empresa que tinha criado um sistema para usar cores em filmes, e pediu-lhes exclusivamente por dois anos. O primeiro resultado da parceria foi Flowers and Trees ("Flores e Árvores"), o pioneiro desenho colorido, que deu a Disney um Oscar no primeiro ano em que foi criado um troféu específico para celebrar a animação.
Animação na web[editar | editar código-fonte]
Junto com a popularização da Web, animações para a mesma também foram se popularizando. GIF, uma sigla para Graphics Interchange Format (Formato de Intercâmbio de Gráficos), é um tipo de arquivo de imagem que permite que animações sejam vistas num Web Browser. Ele era o formato mais popular para animações na Web até relativamente pouco tempo. Porém, é um formato limitado, permitindo apenas 256 cores simultâneas e muitas vezes gerando arquivos grandes para animações mais complexas. Com o surgimento de outros formatos, como o Flash, criado pela Macromedia e actualmente mantido pela Adobe, ele passou a ser utilizado apenas para pequenas animações. O Flash também tem a vantagem de permitir uso de efeitos sonoros e de criar animações interativas, dentre outras.
A nova versão do Flash já conta até com ferramentas para animação em 3D, que permite maiores possibilidades de efeitos nas animações.
Exemplos[editar | editar código-fonte]
Técnicas de animação[editar | editar código-fonte]
- Animação tradicional
- Animação digital
- Animação de recortes
- Animação análogica por computador
- Captura do movimento
- Animação por stop-motion
- Animação limitada
- Animação por cel shading
- Animação desenhada em filme
- Rotoscopia
Prêmios[editar | editar código-fonte]
- Winsor McCay Award
- Oscar, categoria Melhor Curta-Metragem de Animação
- Oscar, categoria Melhor Longa-Metragem de Animação
- César, categoria Melhor Curta-Metragem de Animação
- BAFTA, categoria Melhor Curta-Metragem de Animação
- BAFTA, categoria Melhor Longa-Metragem de Animação
Ver também[editar | editar código-fonte]
- Animação digital
- Anime
- Arte digital
- Blender 3D
- Série de desenho animado
- História da animação no Brasil
- História da animação em Portugal
- Lista de desenhos animados
- Categoria:Animadores
- Categoria:Estúdios de animação
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
Escolas de animação[editar | editar código-fonte]
Festivais de animação[editar | editar código-fonte]
- Brasil
- Portugal
- Cinanima (site)
- (Monstra) (site)Quem não é do ramo nem imagina o tamanho da ralação. O primeiro passo, claro, é definir uma história para contar. Em seguida, é preciso bolar um roteiro, o documento que traz as falas do desenho e as indicações técnicas para orientar a produção - como será cada cena, o que cada personagem vai fazer e assim por diante. A terceira etapa é transformar o roteiro no chamado storyboard, uma espécie de história em quadrinhos que dá uma idéia do que vai acontecer em cada quadro. Quando o storyboard está pronto, aí sim desenhistas, diretores de arte e dubladores assumem o desafio de compor a mágica da animação. Aliás, mágica coisa nenhuma: por trás de um desenho animado, o que tem é muito suor. Veja por exemplo os números do desenho A Turma da Mônica, que era exibido no canal de TV a cabo Cartoon Network. Para produzir apenas um episódio de sete minutos, os desenhistas usam mais de 200 mil folhas ilustradas! Participam do processo mais de 20 artistas, que demoram cerca de um mês para aprontar cada episódio. A idéia de dar ação a desenhos começou a ser concretizada pelo belga Joseph Plateau. Em 1832, ele inventou um disco com várias figuras que dava a impressão de movimento quando os rabiscos eram girados na frente de alguém. Mais de 70 anos depois, em 1906, o inglês James Stuart Blackton fotografou mais de 3 mil desenhos quadro a quadro, criando o filminho Humorous Phases of Funny Faces ("Fases Humorísticas de Caras Engraçadas"), considerado o primeiro desenho animado da história. Nas obras pioneiras, praticamente tudo era feito a mão. A história mudou na década de 90, com a ajuda dos computadores. Graças a eles, ficou mais fácil e rápido adicionar cor e movimento aos personagens. As máquinas também abriram caminho para as animações 3D, como as sagas de Toy Story e Shrek.Mergulhe nessaNa Internet:"Toneladas" de trabalhoUm episódio de 7 minutos usa 200 mil ilustrações e leva um mês para ficar pronto1. A produção de um desenho animado começa longe das pranchetas. Primeiro, é preciso escrever um roteiro com as indicações principais sobre a história. Esse roteiro dá origem a um storyboard, uma espécie de história em quadrinhos com as principais cenas do desenho. Só para dar uma idéia, o storyboard de um filminho de sete minutos costuma ter de 200 a 250 quadrinhos2. A etapa seguinte é detalhar as cenas do storyboard, gravando a história em quadrinhos em vídeo. Para definir o tamanho de cada cena, os próprios animadores imitam as falas dos personagens. Essa espécie de "rascunho" de som e imagem forma o rolo da história, uma fita de vídeo que serve de base para as próximas fases da produção3. Com o rolo da história na mão, os animadores iniciam o planejamento do desenho, definindo cenários, enquadramentos, expressões e posições dos personagens. Depois de tudo decidido, entra em cena a equipe de desenhistas. A produção é segmentada: uma parte do time cuida só do cenário, enquanto outra dá vida aos personagens4. Nessa fase, os desenhos ainda são riscados a lápis, direto em folhas de papel. Toda essa montanha de rabiscos mais o rolo da história ficam guardados na partitura de animação, uma grande pasta com as informações essenciais da produção: a base de som para os dubladores, o planejamento de cada imagem e os desenhos que depois ganham tinta e cor5. Todas essas informações são analisadas pelo diretor de animação. Ele verifica se as falas cabem em cada cena e avalia se o movimento dos personagens está legal. Para que a animação fique perfeita, cada segundo de desenho precisa ter pelo menos 24 desenhos. Um simples "Oi, tudo bem?", de 1 segundo e meio, consome 36 desenhos!6. Depois que o diretor analisou o movimento e a evolução das cenas, a equipe de arte final entra em ação. Nessa fase, os desenhos recebem um traço a tinta. Depois, eles são escaneados e pintados no computador. Em uma animação de sete minutos, quase 200 mil folhas de sulfite passam por esse processo7. O passo seguinte é a composição da animação. Com a ajuda de um programa de computador, os desenhos dos personagens são inseridos no cenário e a seqüência da animação é montada. Depois disso, o filminho digital fica gravado no disco rígido do computador. Por meio de outro software, ele é convertido para película, dando origem a um rolo de filme8. Ainda falta gravar o áudio final. Em um estúdio de som, os dubladores dão voz aos personagens e os sonoplastas acrescentam efeitos sonoros. Por último, a película e a trilha de áudio vão para um laboratório onde som e imagem são fundidos na mixagem. E o rolo de filme está pronto!
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