terça-feira, 8 de setembro de 2015

EFETIVIDADE

Efetividade é a característica, particularidade ou estado do que é efetivo, ou seja, o que é real, verdadeiro e legítimo. Pode ser também a consequência ou o efeito daquilo que é real; a realidade ou a existência. 
O significado de efetividade também está relacionado com aquilo que se consegue verificar, cuja existência seja real e verdadeira, incontestável. 
A palavra efetividade pode fazer referência àquilo que é permanente, definitivo, estável, fixo, não interrompido. Exemplo: aefetividade trabalhista de um funcionário público.
efetividade na administração está ligada à particularidade daquilo que é capaz de atingir suas metas. Já a efetividade militar é uma circunstância do serviço efetivo que é desenvolvido em um órgão militar. 

Sinônimos de efetividade

  • realidade
  • competência
  • verdade
  • legítimo 

Efetividade do processo

A efetividade é um dos princípios do direito processual. A efetividade do processo consiste na garantia de descobrir qual das duas partes está com a razão e entregar para cada uma o verdadeiro e real valor que merecem. 
Um processo judicial ideal, portanto, deverá ter a máxima efetividade possível, garantindo não apenas o direito material, mas também uma resposta em tempo razoável e satisfatório. 

Eficiência, eficácia e efetividade

Efetividade, eficiência e eficácia são palavras às vezes consideradas como sinônimos, no entanto existem algumas diferenças entre os significados distintos de cada uma. É possível que uma ação seja ao mesmo tempo realizada com eficiência, eficácia e efetividade, como também pode ser eficaz sem ser eficiente. 
efetividade é a qualidade do que atinge seu objetivo, é a capacidade de funcionar regularmente, satisfatoriamente, fazendo referência ao que é real e verdadeiro. Exemplo: “O resultado da reunião foi bastante efetivo”.
eficiência é a qualidade do que se faz com excelência, que dá bom resultado, que produz o efeito desejado com competência. Exemplo: “O trabalho foi realizado com eficiência”.
Eficácia é chegar ao objetivo proposto, é cumprir a função, a meta, é executar o que foi determinado. Exemplo: “O equipamento mostrou ser eficaz”.Os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade, apesar de serem usados indistintamente, não têm o mesmo significado.
eficiência é a obtenção de resultados através da ênfase nos meios, da resolução dos problemas existentes e da salvaguarda dos recursos disponíveis com o cumprimento das tarefas e obrigações. Significa fazer bem as tarefas, administrar os custos, reduzir as perdas e o desperdício. É um conceito que tem um cunho “analógico”, o que significa que pode haver mais, ou menos eficiência.
eficácia é a obtenção de resultados através da ênfase nos próprios resultados e nos objetivos a serem alcançados, com a exploração máxima do potencial dos processos. Significa a otimização das tarefas com a agilização de recursos para alcançar o resultado esperado. É um conceito que tem um cunho “digital”, o que significa que há, ou não há eficácia.
Já a efetividade é a obtenção de resultados através da ênfase na percepção do cliente. Significa que há preenchimento das expectativas do cliente, através de uma ação programada e planejada para satisfazer os seus desejos. É um conceito que tem um cunho “sensitivo”, o que significa que há comprovação, pelo cliente, dos resultados alcançados.Se você procurar no dicionário alguma palavra desconhecida ou que você tenha dúvidas a respeito do seu significado, provavelmente encontrará o que procura. Isto se aplica a maioria das palavras e expressões que utilizamos em nossa vida, porém, algumas delas têm um sentido muito maior do que um dicionário pode nos mostrar. Você sabe a diferença entre eficiência, eficácia e efetividade?  Se você não sabe o que é, vamos tentar explicar da forma mais clara e objetiva possível, se sabe, contribua com comentários que enriqueçam este conteúdo.
De acordo com alguns autores de livros sobre administração, economia e comunicação, a eficiência consiste em fazer alguma coisa da maneira certa. Ter um dever ou obrigação e fazê-lo da forma correta. Uma pessoa eficiente é uma pessoa que, diante de uma determinada circunstância, é capaz de exercer aquilo que lhe é proposto.
Já a eficácia diz respeito a coisa certa a ser feita. A eficácia está relacionada ao processo de escolha, de tomada de decisão. Enquanto a eficiência está ligada em como as coisas devem ser feitas, a eficácia refere-se ao resultado deste processo. Segundo Paulo Sandroni, mestre em economia e professor da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas e da Faculdade de Economia e Administração da PUC-SP, “Fazer a coisa certa de forma certa é a melhor definição de trabalho eficiente e eficaz”. Uma pessoa eficaz é aquela que não só faz algo da maneira certa, mas se preocupa com os resultados, independente do esforço e tempo que isso pode levar.
Depois de entender o significado e a relação existente entre eficiência e eficácia, fica mais fácil falar sobre efetividade, o que não quer dizer que seja um conceito simples. Entre eficiência, eficácia e efetividade, o último dos três termos é o mais complexo. Enquanto a eficiência consiste na condição e aptidão para a realização de uma tarefa, a eficácia em alcançar os objetivos, a efetividade é a satisfação, o sucesso na prática do que é feito. Simplificando, ser efetivo é realizar aquilo que foi feito (eficiência) da maneira certa (eficácia).
Apesar da relação interessante existente entre estes termos, é importante ressaltar que nem sempre elas dependem umas das outras. É possível ser eficaz sem ser eficiente, por exemplo. Mesmo com estas possibilidades, busque sempre aliar eficiência, eficácia e efetividade. Você só tem a ganhar com isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário