Gato escaldado tem medo de água fria é um ditado muito utilizado para dizer que quando um indivíduo faz alguma coisa e sofre com isso, jamais fará algo onde correrá o risco de voltar a se sentir da mesma maneira. A frase tem esse sentido, pois se o gato um dia se escaldou, nunca mais vai querer tomar banho.
É conhecido o pavor que os gatos tem de banho, consequentemente, o gato que foi escaldado, ou seja, caiu água quente nele, porém agora ele corre ate de água fria, pois realmente já não sabe mais a diferença. Quando o gato tem medo, ele se torna precavido, pois sabe que se não foi bom uma vez, provavelmente não será novamente.
O ditado gato escaldado tem medo de água fria também é utilizado em inglês, que tem sua correspondência em “once burned, twice shy”, ou seja, uma vez queimado, duas vezes tímido. A idéia é que, para alguém que viveu uma má experiência, é natural, que ela tenha medo de se ver na mesma posição Todo mundo sabe do pavor que o gato tem de banho. E quando já foi queimado com água quente, ele foge até mesmo quando a água é fria. A experiência desagradável lhe ensinou a ficar precavido, receoso de que vá se queimar de novo. Ele sabe que se não foi bom na primeira vez, também não será na próxima.
A experiência vale como advertência para que não se repitam situações outrora passadas. Cada um tem seus medos, uns mais e outros menos traumáticos. Todos adquiridos e vivenciados no caminhar da vida. São nas marcas, tatuadas na pele, que nos impede de repeti-los.
Quem não aprende com os erros e com os sofrimentos estar sujeito a viver eternamente incorrendo em deslizes que machucam e provocam dores físicas e morais. Se algo não foi bom uma vez, provavelmente não será na segunda. Eis a lição desse provérbio.
Outro ditado popular diz que “persistir no erro é burrice”. Então, porque não aproveitar o ensino do saber popular? Em todo provérbio há uma mensagem e ainda que não expresse a verdade absoluta, vale a reflexão na experiência do fato. Ao se projetar como um dito popular, a comunicação implícita deve ser analisada.
Fica a reflexão para que no curso da nossa passagem pela terra não tenhamos de “nos queimar com banho quente” mais de uma vez.
* Integra a coletânea de textos que intitulei “REFLETINDO A SABEDORIA POPULAR (ditados, expressões e provérbios)”.
* Integra a coletânea de textos que intitulei “REFLETINDO A SABEDORIA POPULAR (ditados, expressões e provérbios)”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário