Gota serena (ou gota-serena) é uma expressão popular da região Nordeste do Brasil, cujo significado se refere a um estado emocional de irritação, impaciência, nervosismo ou exaltação. Estar com ou dar a gota serena é o mesmo que estar furioso, danado, bravo.
Em alguns casos, a expressão também é usada para indicar surpresa ou admiração; para referir a algo muito bom; ou ainda, quando um determinado acontecimento é incrível, grandioso e memorável.
É bastante frequente a redução da expressão para, simplesmente, "da gota".
As frases abaixo são exemplos do uso cotidiano da expressão:
"Hoje ela está com a gota serena."
"É um rapaz bonito da gota!"
"Aquela cachaça é da gota."
"Foi uma festa da gota serena!"
Existe uma frase bem humorada sobre o povo do Nordeste que exemplifica o emprego da expressão: "Nordestino não fica bravo, fica com a gota serena!".
Popularmente, gota serena é também uma forma de referir a um tipo de cegueira que não deixa lesão no olho, mas provoca a perda total ou parcial da visão (amaurose).Quando um homem sai muito de casa com a esposa dele para festas e eventos, isso não é sinal que o casamento deles vai bem. É sinal de que a relação é tão insuportável dentro de casa que eles só se aturam saindo de casa.
***
Não se pode punir certos tipos de erros. Eu não serviria para ser guarda de trânsito porque não vou multar uma pessoa que ultrapassou o sinal vermelho quando ela viu claramente que todos os demais lados estavam vazios e ultrapassou o sinal com convicção.
Eu não serviria para ser juiz de direito também, porque entendo que a maioria das pessoas que processa outras pessoas é movida pelo ranço, e não pelo amor à verdade e à justiça.
***
Sempre consideramos inteligente aquele que nos elogia e consideramos imbecil aquele que nos critica. Daí logo se vê que não somos pessoas de confiança.
***
Uma coisa misteriosa e que até hoje eu nunca entender é porque em todas as minhas discussões eu estou sempre certo e os outros estão sempre errados.
***
Passou a vida toda defendendo que havia vida depois da morte e depois que morreu desistiu de provar que estava certo.
***
Ninguém é inocente. Todo mundo merece uns tapas. Todo mundo é culpado. Concordo com Hamlet: “Qual homem não mereceria umas boas chicotadas se fosse julgado pela própria consciência?”.
***
Tenho uma idéia para se melhorar a saúde pública no Brasil: construir cemitérios ao lado dos hospitais.
***
Trate todo mundo como regra e diga a cada pessoa que ela é uma exceção.
***
Conheço pessoas que nada sabem sobre nada, mas parecem saber tudo sobre tudo. Espertalhões que conhecem uma frase de um autor e parecem conhecer a obra dele inteira pelo uso que faz de tal frase. Um homem bonito, bem vestido, de voz agradável, vai sempre se parecer culto para uma massa que enxerga primeiro esses detalhes para só depois prestar atenção em qualquer outra coisa.
***
Quando se é jovem se sonha ser um animal livre, ajusta ao corpo o pano que melhor o realça, ensaiamos revoluções comportamentais e detestamos os donos do mundo. Depois se percebe que precisamos trabalhar feito jumento para que possamos comprar uma “carroça” moderna, depois nos quebramos na rotina dos escritórios, e o corpo, antes realçado em panos apertados agora é escondido em paletós frouxos, em roupas de gente quebrada pela vida, gente que deixou de sonhar, gente fraca demais pra mudar qualquer coisa em relação à sua vida e à sua conduta por vergonha e por medo dos iguais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário