terça-feira, 29 de setembro de 2015

INONDICIONAL

Amor incondicional significa amor pleno, completo, absoluto, que não impõe condições ou limites para se amar. Quem ama de forma incondicional não espera nada em troca. O amor está em primeiro lugar.
O amor incondicional é generoso, altruísta e infinito. É o típico “amor de mãe”, que é dado livremente, independente do que recebe de volta.
No relacionamento entre um casal, quem tem amor incondicional ama sem ter razões ou pré-requisitos. Dedica-se totalmente à relação, transformando o amor em uma ação praticada a todo instante, de variadas formas. O conceito é semelhante a amor verdadeiro.
Pelo contrário, o amor condicional requer algum tipo de troca, é finito. O amor é dado apenas com base em determinadas condições (conscientes ou não) satisfeitas pelo companheiro.
Para os cristãos, Deus teve um amor incondicional pela humanidade quando entregou Jesus Cristo, o seu único filho, para ser sacrificado. Deus ama de forma incondicional porque ama a todos. De acordo com a passagem da Bíblia em 1 Coríntios 13:4-7, "o amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."
Na perspectiva religiosa também há um apelo para o amor incondicional entre os homens. Para a prática da generosidade e do amor não só ao próximo, mas a todos os seres.Incondicional é um adjetivo de dois gêneros que classifica alguma coisa que não depende de nenhuma espécie de condições, é o antônimo de condicional. Também significa absoluto, total.
Uma determinada tarefa que deve ser cumprida incondicionalmente, consiste em uma coisa que se é obrigado a fazer independentemente das circunstâncias.
Normalmente, a palavra incondicional é associada com sentimentos positivos como o amor ou compaixão. Um sentimento incondicional é um sentimento irrestrito, ou seja, que não pode ser limitado ou restringido.
Eu sei que muitas pessoas te abandonaram quando você mais precisou. Só quero que você saiba que pode sempre contar com o meu apoio incondicional.
No mundo da música, é possível encontrar várias canções que incluem a palavra incondicional em bandas e artistas como Oficina G3, Luan Santana e Guga Sabatiê. Muitas bandas e artistas têm fãs incondicionais que apoiam e aplaudem os artistas independentemente das suas atitudes e desempenho musical.O amor incondicional é conhecido como o afeto sem quaisquer limitações. Este termo é às vezes associado a outros termos tal como o verdadeiro altruísmo, amor completo, ou "amor maternal". Cada área de conhecimento tem uma certa maneira de descrever o amor incondicional, mas a maioria concorda que é esse tipo de amor que não tem limites e é imutável. É um conceito comparável ao amor verdadeiro, um termo que é mais frequentemente usado para descrever o amor entre amantes. Por outro lado, o amor incondicional é frequentemente usado para descrever o amor entre familiares, companheiros de luta e entre outros em relacionamentos altamente comprometidos. Um exemplo disso é o amor dos pais para os seus filhos, não importa uma nota de prova, uma decisão de mudança de vida, um argumento, ou uma crença forte, a quantidade de amor que permanece entre este vínculo é visto como imutável e incondicional.
Na religião, pensa-se que o amor incondicional faz parte de Os Quatro Amores: afeto, amizade, romance, e incondicional.[1] Em etologia, ou o estudo do comportamento animal, o amor incondicional remete ao altruísmo que por sua vez refere-se ao comportamento de indivíduos que aumentam a aptidão física do outro indivíduo, enquanto diminuem a aptidão física do indivíduo que comete o ato. Na psicologia, o amor incondicional remete a um estado de espírito em que o indivíduo tem o objetivo de aumentar o bem-estar do outro, apesar de qualquer evidência de benefícios para eles mesmos. O termo também é amplamente utilizado na família e em manuais de aconselhamento de casais.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Kramer, J. e Alstead D.; The Guru Papers: Masks of Authoritarian Power, 1993, ISBN 1-883319-00-5
  • Schnarch, David; Passionate Marriage: Keeping Love and Intimacy Alive in Committed Relationships, 1998, ISBN 0-8050-5826-5
  • Schnarch, David; Constructing the Sexual Crucible; An Integration of Sexual and Marital Therapy.
  • Schnarch, David; Resurrecting Sex: Resolving Sexual Problems and Revolutionizing Your Relationship.
  • StendhalOn Love: The Classic Analysis of Romantic Love.
  • Tennov, Dorothy; Love and Limerence: The Experience of Being in Love, 1999.

Referências

  1. Ir para cima Lewis, C.S.. The Four Loves. Irlanda: Harvest Books, 1960. ISBN 0-15-632930-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário