Migração é o deslocamento de indivíduos dentro de um espaço geográfico, de forma temporária ou permanente. Esses fluxos migratórios podem ser desencadeados por vários motivos: econômicos, culturais, religiosos, políticos e naturais (secas, terremotos, enchentes etc.).
A migração econômica é a que exerce maior influência na população. É entendida como o deslocamento de contingentes humanos para áreas onde o sistema produtivo concentra uma maior ou uma melhor oportunidade de trabalho.
Tipos de migrações
Migrações internacionais – as que ocorrem de um país para outro:
- Imigração – é caracterizada pela entrada de indivíduos ou grupos, em outro país. O imigrante é visto do ponto de vista do país que o acolheu O termo se aplica só às pessoas que pretendem fixar residência permanente no país adotivo, participando da sua vida social.
- Emigração – é caracterizada pela saída de indivíduos ou grupos, de seu país de origem, para se estabelecer em outro. Emigrante é aquele que mudou de seu país para residir em outro, visto do ponto de vista do país de origem.
Migrações internas – são aquelas que ocorrem dentro do próprio país:
- Êxodo rural ou rural urbana – é o deslocamento da população rural para a cidade.
- Migração urbano-rural – é o deslocamento das pessoas da cidade para o campo.
- Migração urbano-urbana – é a mudança de indivíduos de uma cidade para outra.
- Migração pendular – típica das grandes cidades, onde centenas de pessoas saem de sua cidade para trabalhar em outra, retornando no final do dia.
- Migração sazonal – ligada às estações do ano, onde o migrante sai de sua cidade, em determinado período do ano, retornando posteriormente. Um exemplo são os trabalhadores que saem das regiões secas do Nordeste em busca de trabalho em outras regiões.
Migrações internas no Brasil
As migrações pelo território brasileiro estão, em grande maioria, associadas a fatores econômicos, desde o tempo da colonização. Quando terminou o ciclo da cana de açúcar no Nordeste e teve início o ciclo do ouro, em Minas gerais, houve um enorme deslocamento de pessoas e intenso processo de urbanização no novo centro econômicos do país.
Graças ao ciclo do café e, posteriormente, com o processo de industrialização, a região Sudeste se tornou o grande polo de atração de migrantes, que saiam de sua região de origem em busca de emprego. A partir da década de 70, com o processo de descentralização da atividade industrial, a migração em direção ao Sudeste apresentou significativa queda.
Nas últimas décadas, as regiões Norte e Centro Oeste têm atraído grande quantidade de migrantes, que buscam as atuais fronteiras agrícolas do país. O Nordeste tem recebido um grande número de migrantes vindos da várias regiões, em busca de trabalho nos grandes polos industriais formados ao longo das últimas décadas. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio de 2009, divulgadas pelo IBGE, Pernambuco foi o estado nordestino com maior taxa de retorno de migrantes, seguido do Rio Grande do Norte e Paraíba. A região de fornecedora de mão de obra passou a empregá-la.MIGRAÇÃO é a movimentação de pessoas de um lugar para outro. A migração pode ser internacional (movimentação entre países diferentes) ou interna (movimentação dentro de um país, muitas vezes, das áreas rurais para as áreas urbanas). Neste artigo, consideramos os impactos da migração sobre o indivíduo, o lugar deixado pelo migrante e o lugar que recebe o migrante. Também consideramos os fatores determinantes internos e externos da migração.
Há mais pessoas migrando hoje em dia do que em qualquer outro momento da história humana. Os migrantes viajam de muitas formas diferentes e por muitos motivos diferentes. As pessoas mudam-se para melhorar seu padrão de vida, para proporcionar melhores oportunidades aos filhos ou para escapar da pobreza, do conflito e da fome. Hoje em dia, com os meios de transporte e comunicação modernos, há mais pessoas motivadas a se mudarem e capazes de fazê-lo.
FATORES DETERMINANTES INTERNOS
Estes são os fatores que fazem com que as pessoas migrem, tais como secas, fome, falta de emprego, superpopulação, guerras civis, perseguição.
FATORES DETERMINANTES EXTERNOS
Estes são os fatores que atraem as pessoas para um determinado lugar, tais como oportunidades de trabalho, melhor instrução, liberdade, vínculos familiares.
Por que as pessoas migram?
As pessoas migram por diferentes motivos. Estes motivos podem ser econômicos, sociais, políticos ou ambientais.
MIGRAÇÃO ECONÔMICA Quando a pessoa se muda para encontrar trabalho ou seguir uma carreira específica.
MIGRAÇÃO SOCIAL Quando a pessoa se muda para ter uma qualidade de vida melhor ou para estar perto de familiares ou amigos.
MIGRAÇÃO POLÍTICA Quando a pessoa se muda para escapar de conflito ou perseguição política, religiosa ou étnica.
MIGRAÇÃO AMBIENTAL Algumas causas deste tipo de migração são os desastres naturais, tais como inundações ou secas.
O impacto no lugar deixado pelo o migrante
VANTAGENS
- A migração alivia a pressão populacional e reduz o desemprego, o que diminui a pressão na economia local ou nacional. Ela também reduz a demanda pelos recursos naturais.
- As famílias que ficaram para trás beneficiam-se com o dinheiro que os migrantes lhes mandam. A maioria das famílias gasta o dinheiro em alimentos, outras necessidades domésticas básicas e educação. Os migrantes internacionais mandam para casa bilhões de dólares em transferências de dinheiro a cada ano. Em alguns países, este dinheiro beneficia muito a economia nacional.
DESVANTAGENS
- O país perde algumas das pessoas nas quais mais se investiu, como enfermeiros e contadores. Isso é chamado, às vezes, de “fuga de cérebros”.
- A maioria dos migrantes são homens jovens, muitos dos quais são casados. Suas esposas permanecem em casa, mas carregam um fardo muito maior que antes, por terem de realizar sozinhas todas as tarefas domésticas.
- Quando a migração é comum, o tráfico humano pode aumentar, pois os traficantes aproveitam-se da oportunidade para ganhar dinheiro. Os pais pobres são incentivados a vender os filhos por uma pequena quantia.
- Uma proporção significativa dos migrantes tenta voltar para casa depois de vários anos. Os migrantes que voltam, muitas vezes, são mais abastados que as pessoas à sua volta e freqüentemente se comportam de maneira diferente, o que pode causar atrito dentro das comunidades.
- Pode haver um índice maior de infecção do HIV quando os migrantes trazem o HIV consigo para casa.
O impacto no indivíduo
VANTAGENS
- Os migrantes podem conseguir ganhar mais dinheiro se migrarem.
- Se a pessoa estiver fugindo de conflito ou perseguição, ela pode migrar para outro país em busca de segurança, embora o processo de asilo possa ser longo e complicado.
- Os migrantes podem ser reunidos com os familiares que já migraram.
- Os migrantes podem ter acesso a cuidados de saúde melhores e outros serviços de bem-estar no lugar para onde migraram.
- Eles podem ter acesso a uma educação melhor para seus filhos.
DESVANTAGENS
- O trabalho disponível pode ser temporário, imprevisível, perigoso ou ilegal.
- Apesar de ganhar mais dinheiro, o migrante, muitas vezes, ganha pouco em comparação ao padrão de vida do novo lugar, e ele pode não alcançar o alto padrão de vida freqüentemente descrito na mídia.
- Migrar significa deixar para trás o apoio de amigos e familiares e uma cultura com a qual se está acostumado e mudar-se para um lugar novo, diferente e, às vezes, hostil.
- Os migrantes enfrentam estigma quando a comunidade para onde vão não os compreende ou não confia neles.
- As crianças deixadas para trás ou que vão morar longe dos pais ficam mais vulneráveis ao abuso.
O impacto no lugar que recebe o migrante
VANTAGENS
- Os migrantes freqüentemente vão para lugares que não têm pessoas locais suficientes com as habilidades para os empregos disponíveis. As lacunas que os migrantes preenchem concentram-se em empregos altamente especializados, como médicos, ou empregos manuais, como operários de obras. Isso ajuda a sustentar a economia.
- Os migrantes freqüentemente estão mais dispostos a aceitar trabalhos que as pessoas locais não querem, entre eles, colher frutas, cuidar de crianças e serviços de limpeza.
- A integração dos migrantes na cultura da região ou do país que os recebe pode resultar em diversidade cultural no local, como na culinária e na música.
DESVANTAGENS
- Os migrantes freqüentemente sofrem abuso e discriminação racial, o que divide as comunidades e pode aumentar o crime.
- O migrantes freqüentemente vivem em bairros com outras pessoas provenientes do mesmo lugar. Uma comunidade grande de migrantes pode causar mais pressão nos serviços locais (tais como escolas e serviços de saúde).
- Os países que recebem migrantes freqüentemente têm de responder à chegada repentina de um grande número de imigrantes ilegais, muitos dos quais arriscaram a vida viajando em caminhões e barcos.
- Os migrantes podem trazer consigo doenças, como a tuberculose e o HIV.
Migração: movimento de entrada ou saída de indivíduos em países diferentes ou dentro de um mesmo país (de um estado para o outro, de uma cidade para a outra, etc)
Imigração: entrada de estrangeiros em um país; estabelecimento de indivíduos em cidade, estado ou região do seu próprio país, que não é de sua origem ou país que também não é de sua origem.
Emigração: saída espontânea de um país; movimentação de uma para outra região dentro de um mesmo país; sair de um país ou lugar onde se vive para viver em outro, provisória ou definitivamente.
Pra deixar mais claro. Migração é todo movimento populacional, independente de estar saindo da cidade, país, estado ou região, ou entrando. Agora, um paulista em Minas Gerias: para os mineiros ele é um IMIGRANTE paulista em Minas, agora já para os paulistas, ele é um EMIGRANTE paulista em Minas. Simples não? Não sei o motivo de tanta complicação. (rsrs)
Como disse, as migrações ocorrem a todo tempo, seja uma viagem a passeio ou a trabalho. Há tantas formas de migrar. Maria Aparecida de Moraes Silva retrata em seu livro "Errantes do fim do século" a migração de diversas pessoas para o trabalho, abusivamente explorado e sem nenhuma garantia, nas grandes colheitas de cana-de-açúcar, café e laranja. Errantes descreve também os processos de expropriação de terra dos pequenos proprietários e que tiveram como obrigação migrar para outra região.
O principal movimento migratório brasileiro, o Êxodo Rural, ocorreu no processo de intensa industrialização e de uma forte seca. A busca por um sonho fez com que milhares de famílias (principalmente nordestinas) deixassem seu lugar natal para tentar melhorar de vida no intenso crescimento dos centros urbanos. Outro fato que motivou o êxodo foi a construção da Capital Federal em 1957 porém, dessa vez não foi um êxodo exclusivamente do norte e nordeste, vieram pessoas do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo além de cariocas, catarinenses e tantos outros.
Atualmente, segundo o IBGE, o êxodo rural está em processo de extinção. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística acredita que, no máximo, em 10 anos o êxodo rural estará extinto no Brasil.
O principal movimento migratório brasileiro, o Êxodo Rural, ocorreu no processo de intensa industrialização e de uma forte seca. A busca por um sonho fez com que milhares de famílias (principalmente nordestinas) deixassem seu lugar natal para tentar melhorar de vida no intenso crescimento dos centros urbanos. Outro fato que motivou o êxodo foi a construção da Capital Federal em 1957 porém, dessa vez não foi um êxodo exclusivamente do norte e nordeste, vieram pessoas do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo além de cariocas, catarinenses e tantos outros.
Atualmente, segundo o IBGE, o êxodo rural está em processo de extinção. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística acredita que, no máximo, em 10 anos o êxodo rural estará extinto no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário