Mosquiteiro ou rede mosquiteira (às vezes também rede anti-mosquito) é uma rede de protecção contra mosquitos do gênero Anopheles para evitar a infecção com amalária. No sentido mais amplo, é uma rede protetora contra insectos em geral.
Um mosquiteiro consiste de uma rede fabricada com fibras sintéticas finas em poliéster ou náilon que evite a entrada de insectos mas possibilita uma circulação suficiente de ar. A rede é empregada como uma barraca sobre uma cama ou rede de descanso.
Nos anos 80 foram desenvolvidos redes mosquiteiros impregnados com inseticidas como piretróides para afugentar e matar mosquitos (em inglês: Insecticide Treated Nets, ITN), com a desvantagem da perda da impregnação após diversas lavagens. Por isso, a indústria desenvolveu mosquiteiros de longa vida (em inglês: Long-lasting Insecticidal Mosquito Nets, LLINs) que usam inseticidas tratadas com um agente aglutinante, evitando a perda da impregnação por mais tempo.Tela mosquiteiro, tela anti-pragas (ou popularmente apenas mosquiteiro ou cortinado[1] ) é um tipo de tela com tramas milimetricamente entrelaçadas, usada para a proteção contra insetos e outros animais pequenos, que ficam assim impedidos de aproximarem-se da pessoa ou objetos por ela guardados.
Usos[editar | editar código-fonte]
É usada na proteção contra insetos em indústrias onde há a manipulação de alimentos ou medicamentos, sendo obrigatórias por lei em estes casos, nalguns países como o Brasil, onde é fiscalizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. As telas devem ficar nas portas e janelas que se comunicam com o exterior, devem ser facilmente removíveis para limpeza e, ainda, ser conservadas em bom estado e possuir aberturas limitadas a um padrão predeterminado (ex: 2 mm).[2]
O tamanho do orifício é importante para determinar a passagem do ar: furos muito pequenos tolhem a aeração do ambiente, o que torna-se incômodo nos períodos de maior calor.[1]
No ambiente doméstico a tela mosquiteira protege principalmente contra os mosquitos (pernilongos).
Na África o uso de mosquiteiros permitiu grande redução no número de contaminações de malária.[1]Quando você vai comprar uma barraca, se olhar com detalhe as informações técnicas dos produtos, vai perceber que muitos modelos têm a seguinte especificação: Telas de Mosquiteiro No-See-Um.
Mas o que é isso afinal?
No-see-um é o nome em inglês para uma família de insetos que, no Brasil, são chamados de Maruís ou Maruins. Eles medem de 1 a 4 milímetros e podem ser encontrado em diversas regiões do Brasil, especialmente em praias e áreas de montanha. Algumas espécies são hematófagas (ou seja, sugam seu sangue) e sua picada pode gerar muita coceira no local, além de serem transmissoras de doenças.
Portanto, as Telas de Mosquiteiro No-See-Um são aquelas que possuem uma trama mais fina que as telas de mosquiteiro normais. Nesse tipo, a trama é tão fina que ela não permite nem mesmo que esses indesejados insetinhos passem por ela.
A desvantagem é que essas telas de mosquiteiro naturalmente não permitem tanta passagem de ar quanto as telas normais, que possuem buraquinhos maiores para a troca de ar.
Hoje em dia a maioria das barracas vem com tela No-See-Um. Mas não custa nada sempre conferir isso nas informações técnicas para evitar incomodações depois. Assim você fica a salvo dos insetinhos e de suas picadas indesejáveis caso acampe em um local com infestação de Maruí, embora sua barraca fique um pouco mais abafada. Aí é você quem tem que avaliar o que é mais importante!
Nenhum comentário:
Postar um comentário