Taxa de natalidade é a percentagem de nascimentos ocorridos em uma população, em determinado período de tempo.
A taxa de natalidade de uma população reúne informações que permitem estabelecer um panorama nacional da quantidade de nascimentos que foram registrados durante certo tempo.
Nas mesmas condições, a taxa de mortalidade reúne a quantidade de óbitos ocorridos em uma determinada população durante certo período. O excesso de nascimentos sobre os óbitos exprime o crescimento populacional ou vegetativo da população, ou seja, é um crescimento positivo. Quando o número de nascimentos é menor do que o de mortes, a população apresenta um crescimento negativo. Podendo ainda esse crescimento ser nulo, quando o número de nascimentos é igual ao de mortes.
A taxa de natalidade é um índice obtido entre duas variáveis: a população de determinado período e a quantidade de nascimentos registrados no mesmo período. Ao se fazer a divisão da quantidade de nascimentos pela população do período, obtém-se a taxa de natalidade.
Um dado preocupante em muitos países desenvolvidos é que a taxa de natalidade se apresenta bastante reduzida, o que aumenta cada vez mais o envelhecimento da população.
No Brasil, ao longo das últimas décadas a taxa de natalidade vem decrescendo. Em 1970, cada mulher tinha em média 5,8 filhos, em 2013, esse índice caiu para 1,77.
Entre os países que possuem as menores taxas de natalidade no mundo, estão: Japão, Rússia, Suécia, Itália e Alemanha etc. Entre os que apresentam uma maior taxa de natalidade estão: Afeganistão, Angola, Congo, Somália, Sudão etc.A natalidade é o número proporcional dos nascimentos que ocorrem numa população e num tempo determinado. Para a demografia, a taxa de natalidade é uma medida de quantificação da fecundidade.
Em geral, a natalidade é medida sobre o período de um ano e tem por base o número de nascimentos de uma população por cada mil habitantes. Esse dado é fácil de obter e de interpretar, mas não costuma ser muito preciso para calcular a fecundidade, já que depende da faixa etária e do género (sexo) da população. Numa localidade em que a maior parte das pessoas tenha idade superior a 40 anos, por exemplo, a taxa de natalidade será inferior à de uma localidade cujos habitantes sejam mais jovens.
Outras medidas utilizadas para medir a fecundidade são a taxa de fecundidade geral (analisa a relação entre o número de nascimentos num determinado período de tempo e a quantidade de habitantes do sexo feminino em idade fértil) e a taxa global de fecundidade.
Leia mais: Conceito de natalidade - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/natalidade#ixzz3lKRxINaTaxa de natalidade é um ramo da demografia que determina o número de nascidos vivos a cada mil habitantes de uma determinada área ou região, por umdeterminado período de tempo,geralmente um ano.
O cálculo é feito dividindo-se o número de nascimentos vivos pela população total da região. Depois se multiplica esse número encontrado por mil.
O índice de natalidade ou taxa bruta de natalidade é a obtenção dos dados a partir de pesquisas feitas por institutos como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), da percentagem de nascimentos ocorridos em uma população.
Os resultados anuais são geralmente divulgados em forma de gráficos e outros demonstrativos, o que dá alguns parâmetros seguros de quantos nascimentos aconteceram em determinado local em determinado período.
Além disso, a taxa de natalidade é um reflexo de fatores sociais e fisiológicos, já que a fertilidade feminina ou masculina não são os únicos determinantes para a quantidade de nascimentos anuais.
Em países e regiões mais desenvolvidas, é comum que a taxa de natalidade seja mais baixa, já que essas pessoas tendem a ter mais acesso a informações e a umaquantidade maior de métodos contraceptivos, realizando planejamento familiar e evitando gravidezes indesejadas.
Taxa de natalidade no Brasil
A taxa de natalidade no Brasil costumava apresentar índices altos em quase todo o país há cinqüenta anos. De lá pra cá, houve uma significativa diminuição denascimentos nas regiões Sul e Sudeste. No Nordeste, onde a taxa continuava mais alta, resultado do afastamento da população do acesso a informação, a taxa vem caindo anualmente, como no restante do país, também reflexo do comportamento moderno e o acesso às formas seguras de contracepção.
Além da taxa de natalidade, existem também outros indicadores, como a taxa de fecundidade, que é uma estimativa do número de filhos que uma mulher poderia ter, e também a taxa de mortalidade, responsável por determinar a quantidade de óbitos a cada mil habitantes numa determinada região no período aproximado de um ano.Em demografia, por taxa de natalidade, ou ainda taxa bruta de natalidade, deve entender-se o número de nados-vivos que nascem anualmente por cada mil habitantes, numa determinada área.[1]
A taxa de natalidade pode ser representada pela equação matemática:
onde n é o número de crianças nascidas no ano e p é a média populacional do período em questão.
Dado que a fertilidade feminina ou masculina não é o único fator que determina o aumento/diminuição desta taxa, deve-se ter em conta uma série de outros factores que estão relacionados com esse aumento/diminuição: sociais, fisiológicos e outros. Deste modo, a taxa de natalidade nos países desenvolvidos é, em geral, mais baixa (devido ao conhecimento de métodos contraceptivos, melhores condiçõesmédicas e econômicas), enquanto que nos países em desenvolvimento a taxa de natalidade é, em geral, superior face ao desconhecimento ou não-divulgação de métodos contraceptivos e à tendência para seguirtradições familiares e religiosas.
A tendência da população brasileira nas últimas décadas tem sido, diminuir a natalidade.
Ver também[editar | editar código-fonte]
- Lista de estados do Brasil por taxa de natalidade
- Lista de países por taxa de natalidade
- Taxa de fecundidade
- Lista de estados do Brasil por taxa de fecundidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário