quarta-feira, 30 de setembro de 2015

PESAMES

A palavra pêsames – plural de pêsame – é originária da forma verbal “pesar” que, acompanhada do pronome pessoal “me” (“pesa-me”), remete ao sentimento de compaixão de uma pessoa em relação a outra quando esta sofre pela morte de um ente querido. Neste caso, o verbo “pesar” é usado no sentido de “dor” ou “causar desgosto”. Logo, pêsames significa “causa-me desgosto vê-lo sofrer”. A língua portuguesa adotou a palavra do espanhol, pésame.
Os pêsames são proferidos em funerais, para expressar sentimentos de amparo e dor em relação ao sofrimento de pessoas que perderam pessoas próximas do seu convívio. Geralmente, a expressão “meus pêsames” é dita a viúvos, viúvas, filhos, pais e mães da pessoa falecida, além de outros parentes ou pessoas mais próximas.
Apesar de ser uma frase comum, “meus pêsames” pode ser substituída por “lamento sua perda” ou “sinto muito pela sua perda”. De fato, qualquer expressão que deixe claro o sentimento de compaixão em relação à perda da família e demonstre a solidariedade de quem profere a frase e em relação à dor de quem perdeu alguém.

Pêsames e condolências

A palavra condolências é tida como um sinônimo de pêsames. No entanto,condolências pode ser usada como uma manifestação de sentimentos solidários a pessoas que passam por qualquer situação adversa (perda de emprego, falência, descoberta de doença etc.). Os pêsames, por outro lado, se restringem a situações de falecimento.
Vale ressaltar que o uso das expressões pêsames ou condolências torna desnecessário o uso da expressão “meus profundos sentimentos”, pelo sentido estar implícito nas expressões anteriores. Além disso, muitas pessoas consideram que tais termos não são de grande ajuda para aqueles que passam por situações difíceis e preferem demonstrar sua solidariedade por meio de um abraço.
No inglês, pêsames é traduzido como condolences, ou condolências. Não há, portanto, a diferenciação feita pela língua portuguesa.  Pêsames é um substantivo masculino plural que expressa um sentimento de pesar, dor e compaixãoem relação à morte de uma pessoa.
A expressão "meus pêsames", é muitas vezes dita em funerais para as pessoas mais próximas da pessoa falecida. A frase "os meus pêsames pela sua perda" pode ser substituída pelas frases "lamento muito a sua perda" ou "sinto muito a sua perda".
Expressar os pêsames a alguém é uma manifestação de pesar e de compaixão, servindo para demonstrar que está solidário com a dor sentida pela perda de uma pessoa querida.
Um sinônimo de pêsames é condolências, sendo que esta palavra pode revelar não só a dor pela morte de uma pessoa, mas também por causa de uma situação adversa na vida de um indivíduo.
Muitas pessoas não concordam com a utilização desta expressão, dizendo que ela em nada ajuda a pessoa que perdeu alguém. Algumas pessoas acreditam que o melhor é demonstrar carinho através de um abraço.
Em inglês, a palavra pêsames é traduzida como condolences. Exemplo: My condolences for your loss - Os meus pêsames pela sua perda.Nunca diga “meus pêsames”. Não diga que está triste por alguém que se foi, sendo que não está realmente. Se a pessoa representou pouco ou quase nada para você, oferecer condolências é hipocrisia, e não existe nada mais hipócrita do que a morte, que finge estar longe só para te levar a qualquer momento. Quando alguém parte para um outro plano, o plano de quem fica nesse é sofrer em um primeiro momento, sentir saudades no segundo e praticamente esquecer que a pessoa se foi na última etapa. O melhor a se fazer é trocar o seu falso pesar por algo que realmente tenha peso no momento, como um abraço, um ombro, ouvidos ou silêncio. Ofereça ajuda psicológica, mas nunca palavras que não fazem sentido para você. Quem perde alguém de verdade não vai querer meia dúzia de mentiras. Em vida, viva pelo o que você deve fazer, não dizer.Nunca diga “meus pêsames”. Não diga que está triste por alguém que se foi, sendo que não está realmente. Se a pessoa representou pouco ou quase nada para você, oferecer condolências é hipocrisia, e não existe nada mais hipócrita do que a morte, que finge estar longe só para te levar a qualquer momento. Quando alguém parte para um outro plano, o plano de quem fica nesse é sofrer em um primeiro momento, sentir saudades no segundo e praticamente esquecer que a pessoa se foi na última etapa. O melhor a se fazer é trocar o seu falso pesar por algo que realmente tenha peso no momento, como um abraço, um ombro, ouvidos ou silêncio. Ofereça ajuda psicológica, mas nunca palavras que não fazem sentido para você. Quem perde alguém de verdade não vai querer meia dúzia de mentiras. Em vida, viva pelo o que você deve fazer, não dizer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário