Neste dia queremos lembrar a vida da santa que na liturgia comemoraremos amanhã, Joana Francisca de Chantal, modelo de jovem, mãe, irmã e, por fim, de religiosa. Nasceu em Dijon, centro da França, em 1572 e foi pelas provações modelada até a santidade.
A mãe tão amada faleceu quando Joana era criança; o pai, homem de caráter exemplar, era presidente da câmara dos vereadores e por causa de maquinações políticas chegou a sofrer pobreza e muitas humilhações. Joana, que recebeu da família a riqueza da fé, deu com 5 anos um exemplo marcante quanto a presença de Jesus no Santíssimo Sacramente, pois falou a um calvinista que questionava o pai: “O Senhor Jesus Cristo está presente no Santíssimo Sacramento, porque Ele mesmo o disse. Se pretendeis não aceitar o que Ele falou, fazeis dele um mentiroso”.
Santa Joana Francisca com 20 anos casou-se com um Barão (Barão de Chantal), tiveram quatro filhos, e juntos começaram a educar os filhos, principalmente com o exemplo. Joana era sempre humilde, caridosa para com o esposo, filhos e empregados; amava e muito amada.
Tristemente perdeu seu esposo que foi vítima de um tiro durante uma caça e somente com a graça de Deus conseguiu perdoar os causadores, e corajosamente educar os filhos. Como santa viúva, Joana conheceu o Bispo Francisco de Sales que a assumiu em direção espiritual e encontrou na santa a pessoa ideal para a fundação de uma Ordem religiosa. Isto no ano de 1604. A partir disso, começou e se desenvolveu uma das mais belas amizades que se têm conhecido entre os santos da Igreja.
Santa Joana Francisca de Chantal, já com os filhos educados, encontrou resistência dos seus familiares, porém, diante do chamado de Cristo, tornou-se fundadora das Irmãs da Visitação de Nossa Senhora. Seguindo o exemplo de Maria, a santa de hoje com suas irmãs fizeram um grande bem à sociedade e à toda Igreja. A longa vida religiosa da Senhora de Chantal foi cheia de trabalhos, sofrimentos e consolações. Faleceu em Moulins, no ano de 1641. Nessa época, já existiam na França noventa casas da sua Ordem.
São Francisco de Sales nunca abandonou a filha espiritual; sobreviveu-lhe ela dezenove anos e repousa a seu lado na capela da Visitação, em Annecy (local da fundação da primeira casa da Ordem das Irmãs da Visitação de Nossa Senhora).
Santa Joana Francisca de Chantal, rogai por nós!
Esta é uma página de desambiguação, a qual lista artigos associados a um mesmo título. |
Santa Joana pode referir-se a:
- Santa Joana D'Arc (†1431) - a "Donzela de Orleáns", santa e mártir católica. É geralmente a "Santa Joana" nos países lusófonos.
- Santa Joana, Princesa de Portugal (†1490) - princesa portuguesa beatificada pela Igreja Católica, mas tratada como "santa" na devoção popular.
- Santa Joana de França (†1505) - rainha da França e duquesa de Berry (1498).
- Santa Joana de Lestonnac (†1640) - fundadora da Companhia de Maria.
- Santa Joana de Chantal (†1641) - fundadora da Ordem da Visitação.
Topônimos[editar | editar código-fonte]
- Santa Joana - uma freguesia do concelho de Aveiro;
- Santa Joana - um rio brasileiro do estado do Espírito Santo;
- Avenida Santa Joana Princesa - uma avenida em Lisboa.
- Santa Juana - comuna chilena
Outros[editar | editar código-fonte]
- Santa Joana, obra teatral de George Bernard Shaw.
Nenhum comentário:
Postar um comentário