segunda-feira, 26 de outubro de 2015

AZITROMICINA

Neste artigo vamos abordar as principais indicações da azitromicina, suas interações, contraindicações e  efeitos colaterais.
Para uma visão geral dos antibióticos mais usados na medicina, sugerimos a leitura de: ANTIBIÓTICOS | Tipos, resistência e indicações.

O QUE É A AZITROMICINA

A azitromicina é um antibiótico derivado da eritromicina, um antibiótico mais antigo, que atualmente é pouco utilizado na prática médica, exceto em algumas pomadas e colírios. A claritromicina é outro antibiótico da mesma classe e apresenta muitas semelhanças com a azitromicina.
A azitromicina tornou-se um antibiótico muito popular devido à sua confortável posologia, que costuma ser de apenas 1 comprimido diário por 3 a 5 dias. Há infecções, inclusive, que podem ser tratadas com uma dose única deste antibiótico.

PARA QUE SERVE A AZITROMICINA

A azitromicina é um antibiótico efetivo contra as bactérias Haemophilus, Moraxella, Legionella, Mycoplasma, Streptococcus, Escherichia coli, Salmonella, Yersinia , Shigella, Campylobacter, Vibrio cholerae, Neisseria gonorrhoeae e Clamidia, o que a torna uma boa opção para o tratamento das seguintes infecções:
– Pneumonia (leia: PNEUMONIA | Sintomas e tratamento).
– Uretrites (leia: GONORREIA | CLAMÍDIA | Sintomas e tratamento).
– Amigdalites (leia: DOR DE GARGANTA | FARINGITE | AMIGDALITE).
– Sinusite (leia: SINUSITE | Sintomas e tratamento).
– Coqueluche (leia: COQUELUCHE | Sintomas, tratamento e vacina).
– Diarreias infecciosas (leia: DIARRÉIA | Causas, sinais de gravidade e tratamento).
– Cancro mole (leia: CANCRO MOLE | DST | Haemophilus ducreyi).
– Acne (leia: ACNE | CRAVOS | ESPINHAS | Causas e tratamento).
– Cólera.
– Otites.

NOMES COMERCIAIS DA AZITROMICINA

A azitromicina pode ser encontrada sob a forma genérica ou através dos vários nomes comerciais existentes no mercado. Entre as marcas mais comuns de azitromicina à venda nas farmácias no Brasil e em Portugal, podemos citar:
– Astro.
– Azi.
– Azitrax Gu.
– Azitrix.
– Azitrolab.
– Clindal Az.
– Selimax Pulso.
– Zitromax.
– Zitromil.
A azitromicina pode ser encontrada em comprimidos de 500 ou 1000 mg. Existe também a forma em xarope.

COMO TOMAR A AZITROMICINA

A azitromicina pode ser tomada em jejum ou junto com a comida. O medicamento deve ser tomado apenas uma vez por dia. Nos tratamentos com mais de um dia de duração, deve-se procurar tomar o antibiótico mais ou menos na mesma hora sempre. Se houver esquecimento, tome o comprimido assim que possível; se já estiver próximo da próxima dose, não é preciso tomar dois comprimidos.
Como qualquer medicamento, a azitromicina deve ser guardada em local seco e longe do calor. O banheiro não é um local apropriado para estocar medicamentos.
- Publicidade -
Caso haja qualquer reação alérgica, o medicamento deve ser interrompido e o médico que o prescreveu deve ser avisado.
– Posologia mais comum da azitromicina para sinusite: 500 mg por dia por 3 dias.
– Posologia mais comum da azitromicina para clamídia: 1000 mg em dose única.
– Posologia mais comum da azitromicina para pneumonia: 500 mg no primeiro dia, seguido por 250 mg por dia por 4 dias.
– Posologia mais comum da azitromicina para cancro mole: 1000 mg em dose única.
– Posologia mais comum da azitromicina para faringite: 500 mg no primeiro dia, seguido por 250 mg por dia por 4 dias.

EFEITOS COLATERAIS E CONTRAINDICAÇÕES DA AZITROMICINA

A azitromicina é um medicamento muito seguro, com baixas taxas de efeitos colaterais graves. Náuseas, vômito, cólicas e diarreia são os efeitos mais comuns e ocorrem em aproximadamente 5-10% dos casos. Estes sintomas gastrointestinais são mais comuns quando se administram doses maiores ou iguais a 1g por dia.
A azitromicina não deve ser usada em pacientes com problemas hepáticos, principalmente hepatite ou cirrose (leia: HEPATITE | Tipos, causas e sintomas e CIRROSE HEPÁTICA | Causas e Sintomas), pois é uma droga que pode ser tóxica para o fígado. A azitromicina também não deve ser usada em pacientes com Miastenia Gravis.
Apesar de não haver comprovação de que haja risco de malformações, a azitromicina não é indicada durante a gravidez, uma vez que não há trabalhos que demostrem inequivocamente sua segurança nesta população. Também deve-se evitar este antibiótico durante o aleitamento materno.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS COM A AZITROMICINA

As seguintes drogas apresentam interações com a azitromicina (a lista abaixo não é completa, há muitas outras drogas que podem sofrer interação):
– Amiodarona.
– Antiácidos.
– Ciclosporina.
– Tacrolimo.
– Digoxina.
– Magnésio.
– Nelfinavir.
– Fenitoína.
– Varfarina (leia: INTERAÇÕES COM A VARFARINA (MAREVAN, VARFINE …).A azitromicina é um antibiótico semelhante estruturalmente à eritromicina. É considerada o primeiro antibiótico da classe dos “azalídeos”, cujos membros são derivados da classe dos Macrolídeos, através da inserção de um átomo de nitrogênio no anel lactônico da eritromicina.[1] Azitromicina diferencia-se da eritromicina em dois aspectos: sua lactona é constituída por 15 membros e contém um átomo de nitrogênio, ao passo que a lactona da eritromicina é de 14 membros, não possuindo o átomo de nitrogênio. Essas diferenças são responsáveis pelas melhores características farmacológicas e microbiológicas da azitromicina: seu espectro de ação é mais amplo frente aos microorganismos Gram-positivos, sua difusão tecidual é mais rápida e mais elevada e sua meia-vida biológica é mais prolongada do que a de outros macrolídeos. É muito mais estável em meio ácido do que a eritromicina. Tem como mecanismo de ação a inibição da síntese proteica bacteriana através da sua ligação com a subunidade ribossomal SOB, impedindo assim a translocação dos peptídeos. Seu espectro de ação é semelhante ao da eritromicina.

Interações com outros medicamentos[editar | editar código-fonte]

  • Antiácidos: Podem reduzir os picos de concentração plasmática da azitromicina, contudo sem alterar sua biodisponibilidade.
  • Digoxina: Deve ser considerada a possibilidade de um aumento nos níveis de digoxina no sangue.
  • Ciclosporina: Se for necessário que sejam usados em conjunto, a quantidade de ciclosporina no sangue deve ser monitorada e a dose deve ser ajustada adequadamente.
  • Carbamazepina: Se for necessário que sejam usados em conjunto, a quantidade de carbamazepina no sangue deve cuidadosamente ser monitorada.
  • Varfarina: Podem ser usados em conjunto, mas a monitoração do tempo de protrombina deverá ser realizada.

Modo de ação[editar | editar código-fonte]

A azitromicina tem como mecanismo de ação, a inibição da síntese protéica bacteriana através da sua ligação com a subunidade ribossomal 50S impedindo assim a translocação de peptídeos.

Espectro de ação[editar | editar código-fonte]

Bactérias aeróbicas Gram-positivas: Staphylococcus aureusstreptococcus pneumoniae, outros estreptococos e Corynecbacterium diphtheriae. Bactérias aeróbicas Gram-negativas: Haemophilus influenzaeHaemophilus parainfluenzaeMoraxella catarrhalisAcinobacter spYersinia sp,Legionella pneumophilaBordetella pertussisBordetella parapertussisShigella spPasteurella spVibrio cholerae e parahaemolyticusEscherichia coliainda em teste de suscetibilidade, Salmonella enteritidisSalmonella typhi e outras. Bactérias Anaeróbicas: Microorganismos de doenças sexualmente transmissíveis Outros microorganismos:

Efeitos secundários[editar | editar código-fonte]

Contra-Indicações e Precauções[editar | editar código-fonte]

  • Os anti-ácidos podem interferir com a absorção da Azitromicina
  • Deve ser evitada na gravidez e amamentação

Nomes comerciais[editar | editar código-fonte]

Nenhum comentário:

Postar um comentário