Um bom exemplo disso é a chamada “cold reading”, método pela qual uma pessoa manipula outras, muito frequentemente clientes, de maneira que pareca que tenha poderes sobrenaturais. Mentalistas, médiuns, advinhas e cartomantes usam essa manipulação para “adivihar” o futuro. Enquanto os mágicos exploram nossa limitações de campo de visão e interpretação da imagem, os praticantes do “cold reading” tomam proveito da maneira que interpretamos o mundo. Principalmente atravês da apelação para o emocional e para nossa falhas cognitivas
A técnica
Ao começar a conversa a cartomante irá dizer que precisa da “ajuda” do cliente para poder entrar em contato com alguma divindade ou qualquer coisa semelhante. O futuro estará nebuloso, logo ela fará várias perguntas para conseguir ver no meio da bruma. Está fase inicial será uma sondagem para avaliar as caracteristicas gerais da pessoa. A aparência do cliente também é muito importante, uma pessoa jovem com roupas esportistas provavelmente não tem problemas de saúde por exemplo.
Cartomantes usam muito pistas para saber se determinadas perguntas e respostas foram efetivas. Essas consistem principalmente em analisar a expressão facial a todo momento. Combinando essas técnicas a pessoa terá um grande quantidade de informação para seu “algoritimo” de adivinhações. Para o truque parecer mais real cartomante usa vários maneiras para valorizar os acertos e minimizar os erros. Vou citar alguns para que fique mais claro :
Shotgun (arma com baixa acurácia)
A cartomante faz uma série de afirmações para conseguir descobrir qual chegou mais perto da realidade. Assim o próximo “tiro” vai ser mais certeiro e assim por diante. Os tiros sempre relacionam eventos de grande possibilidade de acontecer multiplicado por várias pessoas. Perceba que neste estágio não há espaço para diálogo, o ouvinte apenas escuta e responde com expressões corporais ou sim e não (quase um faustão). Leia os exemplos e calcule a probabilidade delas terem acontecido em qualquer família do mundo. Exemplos:
– Eu vejo que você teve problemas com a figura de pai na sua familia, avô, tio, um primo…
– Vejo alguém próximo que não seja da familia. Alguém que teve problemas com cancer de pulmão, doença cardiáca, cancer de mama …
Efeito zoodíaco (“Barnum statements“)
Esse é bem conhecido, é só abrir qualquer jornal ou até ver a tv do metro para ver essa manipulação. A astrologia faz previsões ou descreve sua personalidade de maneira a parecer específica, mas que na verdade pode servir para qualquer pessoa. Dessa maneira, o cliente fica convencido da pretença veracidade das alegações. Abaixo coloquei exemplos da astrologia mas que podem ser usados pelos cartomantes e um video do CQC explicando claramente o efeito. Exemplos:
-Sinto que as vezes você se sente inseguro, especialmente com alguém que não conhece
– Você está tendo problemas com amigos ou parentes
Pessoa X: X é um pioneiro, um visionário que respeita o que sente. Em algum campo da vida, o X tem de se projetar, impor na vida o fogo que inspira sua vida, e para sentir que está vivo, é capaz de remar contra todas as correntes. (só um depressivo não será assim…)
Pessoa y: Nas profissões, é o y é um grande administrador, dos políticos e de todos os que constroem projetos de enorme envergadura social. (quem não quer ser assim, ou acreditar ser assim ? )
Fraude do arco-íris
Essa é a mais fácil de entender porque é uma clara manipulação. O cartomante cita sempre dois traços de personalidade conflitantes em suas previsões, dessa maneira não haverá chance da pessoa não se “encaixar”. Além disso as adivinhações são baseadas em coisas que um pessoa deseja ser verdade ou se torne verdade. Exemplos:
Na maioria do tempo você é positivo e alegre, mas as vezes no passado você se sentiu muito triste
Você é muito gentil com as outras pessoas, mas quando quebra sua confiança você se fica muito nervoso
Você casará em um lugar lindo e terá alguns filhos
Vejo aqui que você terá um vida longa e saudável
Consertando os erros
Essa é utilizanda somente quando a cartomente faz um erro muito fora do esperado. Para não perder credibilidade o erro é concertado por um acerto guiado. Em ciência constumamos chamar esse fenomeno de pos-hoc, que consite em justificar algo depois da descoberta ou afirmação (em linhas gerias). Exemplos:
Exemplo 01:
Cartomante: Você teve problemas com figura masculina na sua fase de criança/adolescente
Cliente: Mas fui criada pela minha mãe e minha vô
cartomante: Justamente, a sua vô ou sua mãe podem representar a figura masculina
Exemplo 02:
Cartomante: Vejo que teve problemas perda recente na sua família
Cliente: Não, faz quase 10 anos da última morte
Cartomante: Mas para você essa morte é recente, já que você ainda lembra desta pessoa
Nenhum comentário:
Postar um comentário