Condensação é uma das fases em que ocorre a transformação da matéria, do estado gasoso para o estado líquido. A condensação que normalmente ocorre é quando ovapor é resfriado e isso pode ocorrer em sistemas fechados com o vapor comprimido sendo que ambas as situações dependem somente do equilíbrio entre a pressão e temperatura.
Os sistemas de condensação são explorados nas refinarias em destilação e usados na transformação de energia em turbinas termoelétricas e na produção de frio criogenia .
Esse fenômeno pode ser observado também no dia-a-dia quando um copo de água gelado é cercado externamente por gotículas de água. Essas gotículas eram vapor de água que estavam no ar e que, ao serem resfriadas pela superfície gelada do copo condensaram.
A condensação pode servir também, para separação de substâncias. Exemplo: a água salgada pode ser transformada em água potável fazendo com que a água evapore e se condense através de um cano de cobre e se deposite em um recipiente, enquanto o sal fica no outro recipiente durante o processo de ebulição da água.
É notável a condensação da água, como por exemplo, em banhos quentes, a água fica em estado gasoso e ao entrar em contato com superfícies frias, como no espelho ou no azulejo, volta ao seu estado líquido. Este é o motivo de o espelho se embaçar. Outro exemplo, é que em dias de chuva, a temperatura do interior do carro é superior ao do exterior, quando o vapor d'água dentro do carro entra em contato com o vidro frio ele volta ao estado líquido e embaça o vidro. A solução é usar o ar frio para que ocorra a aceleração da condensação e o vidro desembace.
Ver também[editar | editar código-fonte]
Sabemos que os estados ou fases básicas da matéria são três: sólido, líquido e gasoso. E que dependo da situação, ao se retirar ou ceder calor à determinada substância, ela sofrerá uma mudança de estado. De nossa vivencia diária podemos retirar diversos exemplos em que ocorrem mudanças de estado. Por exemplo, como explicar porque uma roupa molhada colocada no varal se seca? Para onde vai a água da roupa molhada colocada no varal? E o que acontece quando colocamos um copo com água gelada sobre uma mesa e depois de algum tempo aparecem gotículas de água na superfície do copo? Será que o copo está furado?
Para responder a esses questionamentos devemos conhecer dois dos processos envolvidos nas mudanças de fase da matéria, são eles: vaporização e condensação.
VAPORIZAÇÃO: é o processo onde partículas de uma substância em fase líquida recebem calor/energia suficiente para a transição do estado líquido para o estado gasoso. Dependendo de como ocorre esse processo, a vaporização pode ser caracterizada de três formas distintas: evaporação, ebulição ou calefação. NaEvaporação a transição de estado se dá em qualquer temperatura; ebulição é a vaporização típica, ou seja, quando atinge seu ponto de ebulição; calefaçãoocorre para uma temperatura acima do ponto de ebulição, e por isso é dita evaporação forçada.
CONDENSAÇÃO: também chamada de liquefação, é o processo inverso ao que se tem na vaporização, logo, corresponde à transição do estado gasoso para o estado líquido. Isso ocorre quando é retirada uma quantidade de calor suficiente para a substância que estava em forma de vapor se condensar.
Agora, sabendo as características das mudanças de fase da matéria, podemos responder aos questionamentos iniciais.
Quando uma roupa molhada é colocada no varal, ao receber o calor em forma de radiação solar, as moléculas de água que estavam na superfície da roupa ficam mais energizadas e mudam de estado, passando do líquido para o vapor. Como vimos acima, essa mudança de fase do líquido para o gasoso é denominada vaporização. Já com o exemplo do copo com água, ao colocar um copo com água gelada sobre uma mesa, as gotículas de água que estão no ar em forma de vapor perdem calor ao chocarem com a superfície do copo, que está com uma temperatura mais baixa, e passam para o estado líquido. Essa transição de fase do gasoso para o líquido recebe o nome de condensação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário