Equívoco é um substantivo que significa erro, engano, lapso, mal entendido. Ex.: A indicação do funcionário foi um equívoco. Isso quer dizer que a indicação foi um erro, um engano, um equívoco.
A palavra “equívoco” é também um adjetivo, quando usada para fazer referência ao que é duvidoso, confuso, ambíguo, ou seja, ao que se presta para mais de uma interpretação. Ex.: Ele escreveu um texto repleto de equívocos.
Sem o acento agudo, a palavra “equivoco”, é o presente do indicativo do verbo equivocar, que significa induzir ao erro, a um deslize. Ex.: Eu me equivoco quando afirmo que ele é sincero.
No âmbito da Lógica, equívoco é uma palavra que tem mais de um significado é um sofisma verbal que consiste em dar sentidos diferentes a uma palavra dentro de um mesmo raciocínio. Ex.: Quatro e dois são seis. Logo, quatro são seis e dois são seis.Palavra pertencente a classe gramatical dos adjetivos e substantivos masculinos, além disso, sua separação silábica se dá da seguinte maneira: e-quí-vo-co, e também pode ser utilizado para designar a forma de plural, ficando do seguinte modo: equívocos. A palavra também possui 8 letras, dentre as quais possuem vogais e consoantes, as vogais são as seguintes: e i o u, já as consoantes são: c q v. Por outro lado a palavra pode ser escrita de um outro modo, ou seja, pode escrita ao contrário: ocovíuqe.
Significado de equívoco
Proveniente do latim aequivocus, a palavra equívoco significa uma falácia que consiste numa afirmação com um significado diferente do que seria apropriado ao contexto, ou seja, a utilização da mesma palavra, mas com um sentido diferente, distorcendo o que seria na realidade dos fatos. Que pode ser entendido de diversas maneiras ou admitir diferentes explicações. ambígua. Erro que alguém comete, ou não entendem alguma coisa ou por interpretar mal uma situação que pode ser entendido de diversas maneiras. Um mal-entendido. Figura de linguagem usando palavras ambíguas. Dar razões para a formação de uma suposição ou julgamento sobre a ilegalidade ou que tenha cometido. Suspeito. Que pode ser compreendida de diversas maneiras. Inspira desconfiança. Palavra cujo significado é apropriado para coisas diferentes. Figura que usa palavras propositadamente ambíguas. Unívoco, que pode ser interpretada de várias maneiras de manter uma atitude equívoca, palavra exata que pode causar má interpretação ou declarações enganosas, inspira desconfiança por sua aparência ou comportamento, levar uma vida equívoca. Expressão de precisão que pode ser interpretada de várias maneiras, um mal-entendido verbal. Por ser um substantivo masculino, também pode designar uma anfibologia, ambiguidade, impropriedade. Um mal-entendido. Já considerada como um adjetivo, designa uma atitude duvidosa, problemática, anfibológica e até mesmo ambígua, além de ser algo que está escuro e também designa uma atitude suspeita, ou uma pessoa que está se confundindo, equivocado, ambíguo, algo que está errado, um mal-entendido. Pode ser conhecido como um trocadilho, uma chalaça, um jogo de palavras que contém um duplo sentido. E esse tipo de mal-entendido é característica de seus escritos, sempre com a intenção de se falar o contrário, sempre havendo um mal entendido e uma equivocação.
Sinônimos de equívoco
Equivocar, duvidoso.
Exemplos de usos e frases
Houve um equívoco na sala de aula, porque a professora pensou que João estava colando, quando na verdade ele estava apenas a assuar o nariz.
O maior equívoco de um jogador de futebol é achar que vai ganhar dinheiro por toda a sua vida.
Depois de perder quase tudo, meu amigo se deu conta que o equivoco era evidente no caminho que estava andando.Equívoco é uma falácia que consiste em usar uma afirmação com significado diferente do que seria apropriado ao contexto, ou seja, é a utilização da mesma palavra, mas com um sentido diferente[1]
Exemplos[editar | editar código-fonte]
- Os assassinos de crianças são desumanos. Portanto, os humanos não matam crianças.
- Confundir uma afirmação de "pode" com uma afirmação de "deve":
- (Argumentador A): Acho que hoje deve chover.
- (Argumentador B): Você está dizendo que hoje necessariamente irá chover? Você é profeta?
Nenhum comentário:
Postar um comentário