sexta-feira, 30 de outubro de 2015

ERRATA

Errata são correções feitas em materiais escritos, como livros, manuais ou obras científicas. É um termo oriundo do latim.
A inclusão de uma erratas em determinada obra, se faz necessária quando o autor da obra admite oficialmente que houve um erro, e que não foi modificado durante as correções.
As erratas são bastante comuns, e são geralmente impressas nas últimas páginas ou em uma folha separada da obra que contêm o erro. A errata acontece quando o autor do livro não viu o erro a tempo, e teve que publicar então a errata, que é sinalizar a forma que deveria ter sido escrita.
Erratas podem estar presentes em editais de concursos, por exemplo, em monografias, teses etc.
Para publicar uma errata, o autor deve seguir o padrão estabelecidos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Embora seja uma parte opcional no trabalho, a errata pode ser uma ferramenta valiosa para compensar algum escorregão que passou pelo processo de impressão. Ela deve ser posicionada logo depois da folha de rosto. Para localizar o erro é preciso usar uma referência em que se informe a página e a linha onde se encontre o erro. Em seguida expõe-se o texto da errata e imediatamente ao lado a correção.

leia-se:
“<texto corrigido>”
b. As errata propriamente ditas são publicadas imediatamente pelo SciELO na modalidade Ahead of Print (AOP) nos formatos XML e PDF com link para a versão do documento com o erro. Ao final do documento online que sofreu alteração, haverá um link indicando que o referido artigo possui uma errata e direcionando para o texto da errata.
c. As errata devem ser publicadas também no final dos respectivos artigos.
d. Quando da publicação do próximo número do periódico a erratum ou as errata são migradas do Ahead of Print como documento do novo número e apresentadas no sumário mantendo o mesmo DOI. Nesse caso o link ao final do documento publicado online será direcionado para a errata publicada no novo número.
O procedimento para publicação de errata segue a orientação das bases internacionais e visa preservar o registro original do manuscrito informando todavia sobre eventuais correções.
A Figura 1 apresenta exemplo de indicação da existência de errata no final do documento que sofreu alteração.
Figura 1. Exemplo de notificação de erratum no final de artigo
No PDF do documento com erratum, a indicação é apresentada no final do texto como na Figura 2. Havendo necessidade de incluir a notificação da correção em página seguinte no PDF do documento, pode ser inserida nova página com o mesmo número da última página seguida da letra a, como por exemplo, 31a.
Figura 2. Exemplo de notificação de erratum no final de artigo no formato PDF
Finalmente, é importante notar que correções nos dados que compõem os registros bibliográficos como títulos, autores, palavras chaves, etc. afetam os registros nos índices bibliográficos e no DOI, como reflexos nas buscas e eventualmente nos indicadores bibliométricos.
No caso de correção em autoria e título do documento, a correção altera o registro original com reflexo na recuperação da informação e nos dados bibliométricos.
Para esclarecimento de dúvidas no processo de correção de registro publicado solicitamos contatar a equipe pelo email: producao@scielo.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário