segunda-feira, 19 de outubro de 2015

FAST FOOD

Fast-food significa comida rápida em inglês, é um tipo de comida, geralmente lanches, para as pessoas que muitas vezes não dispõem de muito tempo para fazer suas refeições acabam optando por alimentos que ficam prontos rapidamente, e na maioria das vezes são muito calóricos.
Fast food, ou comida pronta, é o nome dado ao consumo de refeições que podem ser preparadas e servidas em um intervalo pequeno de tempo. Alguns exemplos de comidas de fast food são sanduíches,pizzasbatatas fritaspastéis entre outros.
Fast Food geralmente estão ligadas à grandes redes, normalmente com acompanhamentos como refrigerantes, batata frita e outros. O fast foodvirou sinônimo de um estilo de vida estressante que vem sendo criticado desde o final do século XX. O principal movimento contrário é chamado de slow food ("comida lenta"), que teve sua origem na Itália, no ano de 1986.
Uma forma de fast food também são os alimentos servidos nas ruas (cachorro quente, por exemplo), por vendedores ambulantes, é uma prática muito antiga e está presente em praticamente todas as regiões do mundo moderno.
Muitas pessoas são contra os restaurantes de fast food, porque grande parte dos alimentos vendidos não são saudáveis mas, ao longo dos anos, as franquias têm criado um cardápio mais equilibrado, com comidas mais saudáveis, mas mesmo assim, continuam tendo muita oposição.
Em 2004 foi divulgado o documentário estadunidense Super Size Me(intitulado no Brasil de A dieta do Palhaço), no qual Morgan Spurlock (autor, diretor e produtor) decide fazer todas as suas refeições durante 30 dias no McDonald's. O documentário revela os efeitos desastrosos que o consumo excessivo de fast food pode ter para a saúde.

Franquias de Fast Food

Muitas vezes, cada país possui suas próprias redes de Fast Food, mas existem algumas que estão presentes no mundo todo, como McDonald's, Burger King, KFC, Subway, KFC, Pizza Hut e outros. No Brasil, existem algumas como Bob's, Habib's,  Giraffa's e outros.Fast Food é um termo inglês que significa comida rápida. Este tipo de alimentação, surgida nos Estados Unidos, tem como característica principal a produção de lanches e acompanhamentos (batatas fritas, empanados) de forma rápida.

Quem produz 

As grandes cadeias de lanchonete são as maiores representantes deste tipo de alimentação, que se espalhou pelo mundo a partir da década de 1970. 

Com o crescimento das cidades e do acúmulo de tarefas diárias, muitas pessoas passaram a buscar a alimentação rápida e prática como forma de ganhar tempo. Porém, deixaram de lado a preocupação com os nutrientes dos alimentos.

Tipos e problemas de saúde

Os lanches, empanados, batatas fritas, refrigerantes, milk shakes e sucos oferecidos por grande parte das lanchonetes de fast foods são ricos em gorduras e açúcares. Se uma pessoa passar a se alimentar muito deste tipo de comida, poderá ficar obesa e até desenvolver algumas doenças com o passar do tempo.

Indicação de documentário

Um interessante documentário que aborda o fast food e seus efeitos na saúde é "Super Size me - a dieta do palhaço".
Fast-food [fést fud][1] (traduzido do inglês, significa "comida rápida") ou, em Portugal, também comida pronta, é o nome genérico dado ao consumo derefeições que podem ser preparadas e servidas em um intervalo pequeno de tempo. São comercializados, desta maneira, sanduíchespizzas e pastéis (noBrasil), entre outros. Aplica-se comumente à comida vendida em lojas pertencentes às grandes redes de alimentação. O mesmo alimento, que, por vezes, é vendido como refeição rápida, pode também ser consumido em restaurantes.
fast-food virou sinônimo de um estilo de vida estressante que vem sendo criticado desde o final do século XX. O principal movimento organizado de contraposição é chamado de slow food (traduzido do inglês, "comida lenta"), e teve sua origem na Itália, no ano de 1986.
Alimentos servidos nas ruas por vendedores ambulantes fazem parte de uma prática conhecida como street food (traduzido do inglês, "comida de rua"). É uma prática que remonta à Antiguidade e que tem presença em praticamente todas as regiões do mundo moderno, podendo ser considerado uma forma de fast-food.
Fast-food é o nome dado ao consumo de refeições preparadas em restaurantes como McDonald'sGiraffasBurger KingPizza HutTelepizzaBob'sHabib's, entre outros.

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Fast-food no Brasil (do inglês fasti + foodi' = rápida + alimentação, ou comida-rápida, em português, é o conceito de tratar da alimentação como mero combustível)
  • Fast casual (fast + casual = rápida + descolado = é um conceito novo e crescente nos Estados Unidos, com decoração sofisticada e preço justo)
  • Slow Food (slow + food = lenta + comida = é o conceito de se manter a tradição culinária regional, de se preparar e de se degustar as refeições com calma)Fast–food quer dizer, literalmente, comida rápida. Trata-se de um setor diferenciado no serviço de alimentação, onde a padronização, a mecanização e a rapidez, além da garantia da procedência dos ingredientes, atraem os clientes. Os restaurantes ou lanchonetes do tipo fast-food são uma evolução dos restaurantes e lanchonetes do tipo drive-in, que surgiram na década de 40, no sul da Califórnia.
    Foto: Goncharuk Maksim / Shutterstock.com
    Foto: Goncharuk Maksim / Shutterstock.com
    A idéia de aperfeiçoar o atendimento, agilizando o serviço e economizando com os salários dos funcionários (garçons, cozinheiros) foi de Maurice e Richard McDonald, que foram donos de um drive-in por mais de 10 anos. Apostaram então em um sistema de “produção” parecido como uma linha de montagem, e idealizaram uma cozinha que comportasse os equipamentos para o preparo de pouca variedade de alimentos, em grandes quantidades.
    Com poucos funcionários e com um serviço padronizado, os irmãos McDonald tiveram seu patrimônio multiplicado rapidamente. A idéia foi logo imitada por diferentes setores do serviço da alimentação.
    Atualmente, além da McDonald"s, outras multinacionais especialistas em fast-food estão espalhadas pelo mundo todo, como o Bob’s, a Pizza Hut e o Baked Potato, entre outros. Essas empresas fizeram uso do sistema de franquias para se multiplicarem. Ceder uma franquia significa vender, ou melhor, alugar o direito do uso da marca, dos produtos e dos métodos utilizados a um terceiro, o franqueado, que além de pagar as instalações, paga taxas e, geralmente, repassa um percentual de seu lucro para a matriz.
    Apesar de ser muito apreciada, a comida do tipo fast-food está na mira dos médicos e nutricionistas. Isso por que os padrões nutricionais desses alimentos não são indicados para o consumo constante. São alimentos ricos em gorduras hidrogenadas, açúcar, sódio, e calorias. Fibras e vitaminas não fazem parte do cardápio tipo fast-food.
    A população de obesos dos Estados Unidos cresceu muito nos últimos anos, inclusive entre as crianças. Muitos especialistas apontam o fast-food como responsável por esses índices. Como as redes de fast-food são encontradas em diversos países, o alerta dado pelos especialistas merece atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário