Ignomínia é um substantivo feminino que significa vergonha pública grave, e é sinônimo de infâmia, opóbrio, estultícia, vitupério.
Esta palavra tem origem no termo em latimignominia que significava uma desgraça ou o ato de perder o "bom" nome.
A ignomínia é uma manifestação que tem como objetivo humilhar ou rebaixar uma pessoa, consistindo em um ultraje ou afronta. Ex: Quando eu fui demitido, o meu chefe me insultou na frente dos meus colegas. Essa foi a maior ignomínia que eu já passei.
Em várias ocasiões, a ignomínia está relacionada com certas injustiças e em situações de pessoas desfavorecidas pela pobreza, por exemplo.
A ignomínia consistia em um castigo aplicado na altura da hegemonia doImpério Romano. Naquela altura, a ignomínia só podia ser instaurada por um censor e era um castigo militar que servia como descrédito e vergonha pública. A ignomínia poderia consistir no rebaixamento do grau militar, ou em alguns casos o castigado tinha que se apresentar publicamente sem o seu cinto militar, o que era uma grande vergonha para um militar.Ignomínia é uma palavra que vem do latim ignominĭa e que faz referência à afronta pública. A etimologia do termo está relacionada a in-nomen (“sem nome”) uma vez que é mesmo esse o efeito que causam as acções desonrosas que se conhecem como ignomínias.
A conduta ignominiosa, regra geral, procura expor as debilidades do próximo para que este sinta vergonha, uma situação que se nota pela ruborização do rosto (ficando rosado) e pelos olhos virados para o chão, por exemplo. A ignomínia supõe um proceder que não tem em conta o mal que causa ou que, inclusive, o quer provocar.
Leia mais: Conceito de ignomínia - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/ignominia#ixzz3q8XkDR1b
Nenhum comentário:
Postar um comentário