sexta-feira, 23 de outubro de 2015

MICROSITOSE

Microcitose significa uma diminuição do tamanho dos eritrócitos (hemácias ou glóbulos vermelhos), indicada no hemograma através do VCM (Volume Corpuscular Médio). Neste caso, os eritrócitos são denominados microcíticos.
A palavra "microcitose" tem origem no grego, onde micro significa "pequeno", kytossignifica "célula" e ose quer dizer "aumento"
A microcitose é frequentemente observada em anemias causadas por deficiência de ferro, doenças crônicas e nas talassemias.

Normocitose, Macrocitose e Anisocitose

Quando as hemácias estão dentro do tamanho normal (normocíticas), caracteriza-se a normocitose.
macrocitose é o oposto da microcitose, ou seja, é um aumento do tamanho dos eritrócitos (macrocíticos).
Anisocitose significa a presença de eritrócitos de volumes diferentes.

Valores de Referência do VCM em Adultos

  • Normocitose: 81,0;
  • Microcitose: < ou = 81,0;
  • Microcitose Discreta: 80 a 80,9;
  • Microcitose Acentuada: < 60;
  • Macrocitose: > 90;
  • Macrocitose Acentuada: > 120.Não, não é leucemia. A causa mais comum é deficiência de ferro ou por pouca ingestão deste metal ou porque o seu filho tem parasitas intestinais a sugar-lhe o sangue. Pode também estar ocorrendo um sangramento gástrico por uma úlcera estomacal oculta, por exemplo.Ou uma leve colite que sangra sem que se perceba. Também pode ter ele nascido com uma deficiência na fabricação do sangue do grupo das Talassemias ou Anemias Falciformes e suas inúmeras variantes. O tratamento depende da causa. Tem que investigar. Vá a um médico mas não aceite que ele simplesmente prescreva ferro. é imprescindível a determinação da origem da anemia.
    obrigado761 especialista está de acordo

    221401698
    Dr. Irineu Umberto Librenza
    Médico clínico geral
    Paranavaí
    Microcitose não significa anemia. É fundamental essa distinção. Anemia é a diminuição dos glóbulos vermelhos no sangue, traduzido no hemograma através da diminuição da hemoglobina e hematócrito. Já a microcitose é uma redução no TAMANHO dos glóbulos vermelhos, que podem estar na quantidade normal. Além disso, não é incomum a microcitose ser erroneamente diagnosticada nos hemogramas, que utilizam valores de referência de adultos, inadequados para crianças menores. Se ele tiver mesmo apenas microcitose, sem anemia, é possível que seja portador de talassemia (um defeito genético na produção da hemoglobina). Se ele tiver anemia associada, as causas mais comuns de anemia microcítica (com microcitose) em crianças são a deficiência de ferro e/ou talasemias. Fale com seu pediatra sobre isso e, se ele achar necessário, procure um hematologista pediátrico para avaliação.

    +info: http://www.doctoralia.com.br/enfermidade/anemia-13636/pergunta/o-meu-filho-fez-um-hemograma-e-deu-microcitose-estou-preocupado-pode-ser-leucemia-infantil-se-for-so-202342

Nenhum comentário:

Postar um comentário