Portable Document Format (PDF) é um formato de arquivo usado para exibir e compartilhar documentos de maneira compatível, independentemente de software, hardware ou sistema operacional. Inventado pela Adobe, o PDF agora é um padrão aberto mantido pela International Organization for Standardization (ISO). PDFs podem conter links e botões, campos de formulário, áudio, vídeo e lógica de negócios. Eles também podem ser assinados eletronicamente e são facilmente exibidos com o software gratuito Acrobat Reader DC*.
PDF: A maneira de compartilhar documentos comerciais importantes.
Na primavera de 1991, o cofundador da Adobe John Warnock lançou a revolução do impresso ao digital com uma ideia que ele chamou de "The Camelot Project". O objetivo de "Camelot" era dar às organizações as ferramentas de que elas precisavam para “captar documentos de qualquer proveniência, enviar versões eletrônicas desses documentos a qualquer lugar e exibi-los e imprimi-los em qualquer computador”.
Até o outono de 1992, "Camelot" se tornou o formato PDF. E mais de 20 anos depois, ele é o formato em que empresas ao redor do mundo confiam, pois arquivos PDF:
- Mantêm a mesma aparência em várias plataformas e dispositivos
- Atendem aos requisitos do ISO 32000 para compartilhamento de documentos eletrônicos, inclusive padrões de PDF para usos específicos
- Podem ser assinados eletronicamente por usuários do software gratuito Adobe Acrobat Reader DC ou doaplicativo móvel Acrobat DC
- Podem ser protegidos por senha para evitar a cópia e a edição
- Podem ser redigidos para excluir informações confidenciais permanentemente
- Preservam todas as informações de arquivos originais, até mesmo quando textos, gráficos, áudio, mapas 3D e muito mais são combinados em um único arquivo
- São fáceis de pesquisar, inclusive em texto digitalizado convertido usando a tecnologia de reconhecimento óptico de caracteres (OCR)
- São compatíveis com tecnologias assistenciais, tornando arquivos PDF mais acessíveis para pessoas com deficiência, como visão fraca ou debilitada.O PDF (Portable Document Format) é um formato de arquivo, desenvolvido pela Adobe Systems em 1993, para representar documentos de maneira independente do aplicativo, do hardware e do sistema operacional usados para criá-los. Um arquivo PDF pode descrever documentos que contenham texto, gráficos e imagens num formato independente de dispositivo e resolução.O PDF é um padrão aberto, e qualquer pessoa pode escrever aplicativos que leiam ou escrevam neste padrão. Há aplicativos gratuitos para Microsoft Windows, Apple Macintosh e Linux, alguns deles distribuídos pela própria Adobe e há diversos aplicativos sob licenças livres.PDF pode ser traduzido para português como formato de documento portátil.É possível gerar arquivos em PDF a partir de vários formatos de documentos, como ODF (do LibreOffice) ou DOC (do Microsoft Word) e imagens, como Jpeg e PNG. No entanto, a qualidade do foco gerado, no que se refere à exibição do conteúdo, pode variar de acordo com o formato do arquivo matriz, a partir do qual o PDF foi criado. Portanto, a escolha do formato mais adequado pode ser um esforço válido, principalmente em se tratando de PDFs que contêm informações institucionais ou corporativas.Um bom método para conseguir o máximo de qualidade é gerar PDFs diretamente dos programas gráficos onde as peças foram produzidas (ocos), por exemplo, Inkscape,Gimp, Scribus, Photoshop (também da Adobe), Illustrator, Freehand ou CorelDraw. Se o usuário não tem esses programas ou não tem os arquivos fontes do material em questão (SVG, XCF, SLA, PSD, AI, FH* ou CDR), segue a lista com os formatos mais populares e que permitem alta qualidade ao serem convertidos para PDF:
- PNG
- HTML
- PostScript
- Documentos do LibreOffice e Microsoft Office (e correspondentes).
A Wikipedia tem a opção de gerar arquivo PDF, no menu Imprimir/exportar, à esquerda, com o nome de Descarregar como PDF, para a maioria de seus artigos.Referências
- ↑ ISO 32000-1:2008 - Document management -- Portable document format -- Part 1: PDF 1.7 www.iso.org. Visitado em 18 de abril de 2012.
Ver também[editar | editar código-fonte]
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
Nenhum comentário:
Postar um comentário