Proativo ou pró-ativo é um adjetivo da língua portuguesa que define alguém queage antecipadamente, evitando ou resolvendo situações e problemas futuros.
O ato de uma pessoa proativa, chamado de proatividade, é uma das grandes qualidades que várias empresas e instituições buscam na personalidade de um indivíduo na hora da contratação para um trabalho, por exemplo.
No inglês, proativo pode ser traduzido para "self-starter" ("começar algo por conta própria", na tradução literal para o português) ou "proactive".
Proativo ou Pró-ativo
Antes do Novo Acordo Ortográfico, a palavra "proativo" era escrita com a seguinte grafia: "pró-ativo". No entanto, as duas versões ainda são aceitas como corretas no Brasil, dependendo do tipo de pronúncia aplicada na palavra: átona ou tônica.
Segundo a regra gramatical, o que define se a palavra leva ou não acento agudo e o hífen é a sua entonação, tônica ou átona. Quando o prefixo "pro" é dito com uma pronúncia fechada (átona) "prô", a palavra não deve ter hífen. Exemplo: proativo.
Caso a pronúncia seja aberta (tônica) o prefixo "pro" leva acento agudo e é separado da outra palavra por um hífen. Exemplo: pró-ativo.
Caso a pronúncia seja aberta (tônica) o prefixo "pro" leva acento agudo e é separado da outra palavra por um hífen. Exemplo: pró-ativo.
No Brasil, é mais comum pronunciar a palavra como se estivesse na forma proativo (com entonação fechada), enquanto que em Portugal, usa-se o som da palavra mais aberta, fazendo com que a grafia mais usada seja pró-ativo.
Proativo e Reativo
Um comportamento proativo está relacionado ao ato de evitar ou resolver um provável problema antes mesmo que ele aconteça. Planejando e executando ideias e tarefas, uma pessoa proativa (ou pró-ativa) consegue evitar situações negativas ou de prejuízo para uma empresa, por exemplo.
Reativo é o ato de reagir após um acontecimento, após uma ação, é ter uma reação. O oposto da proatividade.
Um comportamento reativo, ao contrário do proativo, não possui uma qualidade positiva, pois indica alguém que não se preocupa atempadamente com os problemas ou que deixa as situações sem resolução.
Dentro da química, as substâncias reativas são utilizadas para identificar a natureza dos corpos, em face das reações que produzem.A proatividade é o comportamento de antecipação e de responsabilização pelas próprias escolhas e ações frente às situações impostas pelo meio. O uso da palavra proativo foi limitado ao domínio da psicologia experimental na década de 1930. Grande parte desta teoria foi formada nos campos de concentração nazistas, onde Viktor Frankl perdeu sua esposa, pai, mãe e família, mas decidiu que, mesmo sob as piores circunstâncias, as pessoas podem criar e encontrar um significado para a existência. Alain Paul Martin observou que a ideia original de Frankl foi gradualmente reduzida a uma oposição binária entre as opções reativa e proativa. Restringindo as escolhas apenas às opções reativas e proativas podemos impedir a liberdade de escolha e corremos o risco de prejudicar gravemente a inovação e a criatividade.
Proatividade no trabalho[editar | editar código-fonte]
Segundo Meiry Kamia, o comportamento proativo é definido como sendo um conjunto de comportamentos extrapapel em que o trabalhador busca espontaneamente por mudanças no seu ambiente de trabalho, solucionando e antecipando-se aos problemas, visando a metas de longo prazo que beneficiam a organização.
Suas principais características são:
Busca ativa por oportunidades de mudança;
Planejamento e execução de ideias;
Enfrentamento de obstáculos.
Referências[editar | editar código-fonte]
http://www.qwiki.com/q/#!/Proactivity
http://en.wikipedia.org/wiki/Proactivity
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
The Proactivity Research in Organizations Programme
Nenhum comentário:
Postar um comentário