domingo, 22 de novembro de 2015

BIGODE

Bigode é o conjunto de pelos faciais, localizados entre o nariz e o lábio superior e é comum ser preservado por alguns homens junto ou não de uma barba. Também ocorre emmulheres que, em sua maioria, optam por eliminá-los.
Historicamente, pode dizer-se que o bigode é um traço facial que tende a identificar diferentes culturas. Na sociedade ocidental o bigode caiu em desuso nas últimas décadas, sendo substituído por uma crescente exigência de limpeza visual.
Não é despropositado dizer que a sociedade global associa o bigode a alguns fenómenos sociais que não dependem da geografia. Teve grande importância na sociedade doséculo XIX e primeira metade do século XX. A utilização demonstrava ostentação socioeconómica e tinha uso quase que obrigatório entre os homens de grande importância no período acima citado.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Os enormes bigodes que os germanos costumavam usar na Idade Média chamaram a atenção dos habitantes da Península Ibérica, como também os juramentos e as imprecações que aqueles bárbaros proferiam. Com inusitada frequência, os germanos exclamavam ‘bei Gott’, ‘por Deus!’ Mais que um juramento, era uma mera interjeição. Sem entender o que aquelas palavras significavam, os ibéricos começaram a chamar ‘bigod’ os homens bigodudos até que, com o tempo, a palavra já aportuguesada como bigode passou a designar o apêndice peludo.
Muitos acreditam que bigode chegou a nossa língua durante o Império de Carlos V da Alemanha (Carlos I da Espanha), com o forte contingente germânico que entrou nessa época na Península. Embora a etimologia pareça suficientemente comprovada, não é certo que tenham sido os germânicos que trouxeram a palavra. Carlos V governou o Império em começos do século XVI e no século XII, na França, já se chamavam bigod os normandos. Daí surgiu a dúvida sobre se este termo foi trazida pelos germanos ou pelos franceses.Pare de raspar o bigode: adote um e divirta-se com ele. Você estará em boa companhia. De Charlie Chaplin a Rembrandt, de Little Richard a Salvador Dalí, os homens flertam com essa moita facial há mais de 2 000 anos.
Agora, foi a vez dos rapazes de “Mad Men”, que voltou domingo à TV para seus episódios finais, entrarem na onda: Roger Sterling e Ted Chaough surpreenderam com este novo visual.
Se você está pensando em deixar um crescer, nosso conselho é começar com o shape clássico e, então, experimentar modelos mais atrevidos conforme fique seguro. Apenas um aviso: adotar um bigode significa assumir a responsabilidade por ele. Acima de tudo, você precisa ser convincente.
Mas não importa qual shape você decida usar — uma rotina regular de cuidados aliada a uma alta dose de confiança funcionará uma beleza com as mulheres. Se você estiver convencido, confira abaixo algumas dicas de como cuidar bem do seu bigode.
1# Aparando o bigode
O ator Tom Selleck, famoso por seu papel másculo em "Magnum"
O ator Tom Selleck, famoso por seu papel másculo em “Magnum”
Está parecendo uma morsa? Então use o seu barbeador para desenhar uma linha em torno do lábio. Para apará-lo, utilize uma tesoura ou o próprio barbeador com um pente mais alto.
2# Dando a ele uma definição
O icônico nadador olímpico Mark Spitz também era um adepto
O icônico nadador olímpico Mark Spitz também era um adepto
Raspe cuidadosamente a barba em torno de seu bigode; isso o deixará com um aspecto mais definido. Há também uma imensa variedade de cremes de barbear à venda, então escolha um da sua preferência. Ou, se você quiser um substituto barato e eficiente, pode passar condicionador — eles são indicados mesmo para as peles sensíveis.
3# Fazendo a sua manutenção
O comediante Eddie Murphy não faz piada na hora do grooming
O comediante Eddie Murphy não faz piada na hora do grooming
Lavar o bigode com shampoo pelo menos duas vezes por semana garantirá a ele um aspecto bonito. Isso também removerá o odor da fumaça de cigarro (caso você fume) ou das refeições.
Ocasionalmente passar condicionador o deixará macio e brilhante. Agora, se você o quiser tão rijo quando o pelo de um Yorkshire, misture o condicionador com espuma de sabão — isso resolverá o problema.
4# Modelando a pelugem
O artista Salvador Dalí e seu famosos bigode
O artista Salvador Dalí e seu famoso bigode pontudo
Um bigode bem-sucedido é sempre tratado com atenção; se você tiver alguns acessórios que te ajudem nessa tarefa, perfeito. Nós sugerimos que você compre um pente facial, eles são uma maneira barata de transformar a bagunça em organização.
As ceras são, também, um ótimo modo de moldar ou domesticar os pelos do bigode. E, para dar um tapa rápido nele no dia-a-dia, você pode usar protetor labial, que tem a mesma composição básica da cera e fácil de carregar no bolso.
5# Últimas palavras
O ator Clark Gable foi um dos maiores galãs na história de Hollywood
O ator Clark Gable foi um dos maiores galãs na história de Hollywood
Um último aviso: lembre-se de hidratar a área atrás de seu bigode. Ninguém quer, afinal, uma tempestade de neve em seu lábio. Um hidratante comum fará o serviço. Esfregue no rosto e limpe o excesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário