quinta-feira, 19 de novembro de 2015

CACOFONIA

Cacofoniacacófato ou cacófaton, é o nome que se dá a sons desagradáveis ao ouvido formados muitas vezes pela combinação do final de uma palavra com o início da seguinte, que ao ser pronunciadas podem dar um sentido ridículo, ou apenas serem indístinguiveis entre si.
A cacofonia pode constituir-se em um dos chamados vícios de linguagem.

Na literatura[editar | editar código-fonte]

Exemplos vários podem ser coletados na Literatura de cacófatos que, entretanto, podem ser justificáveis.
Em Camões, no soneto "Alma Minha...", a própria expressão-título é criticada por formar o cacófaton "maminha".
O historiador José Marques da Cruz[1] , porém, justifica a expressão como:
"própria do século XVI, em que vários clássicos empregaram frases assim: amigo meuamiga minhaalma minha (...) É que toda gente estudava o latim puro, onde se diz amicus meus (e não meus amicus),anima mea ( e não mea anima), mostrando sempre os escritores da época, nos seus escritos, a profunda influência da sintaxe latina."
Cacofonia é um vício de linguagem comum na língua portuguesa, quando uma palavra ou sílaba, em união com outras, formam expressões com sons desagradáveis ou ambíguas; com duplo significado, normalmente termos de baixo calão. 
Etimologicamente, a palavra cacofonia tem origem de duas palavras gregas: kako +phóne, que tem um significado similar à malsonância, ou seja, algo que soa mal. 
Exemplos de cacofonia são utilizados nas escolas como uma ferramenta lúdica para ensinar as crianças a articular as palavras com seus fonemas, com a ajuda de "trava-língua" - exercícios textuais formados por expressões cacofônicas. Exemplo: "Num ninho de mafagafos tem seis mafagafinhos. Quem os desmafagafizar bom desmafagafizador será".
No ramo musical, a cacofonia é o nome dado para a junção de vários sons discordantes e desafinados.
eufonia é o antônimo da cacofonia, ou seja, quando a junção de fonemas de uma ou mais palavras têm um som agradável aos ouvidos. 

Exemplos de cacofonia

  • "Vi ela" = (viela)
  • "Amo ela" = (moela)
  • "A boca dela" = (cadela)
  • "Uma mão lava outra" = (mamão)
  • "Ela tinha" = (latinha)
  • "Na vez passada..." = (vespa)
  • "Ela te tinha contado..." = (tetinha)

Veja também:

significado de Cacofonia está nas categorias: GeralLíngua Portuguesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário