A mecânica (em grego: Μηχανική, em latim: mechanìca, ou arte de construir uma máquina) é o ramo da física que compreende o estudo e análise do movimento e repouso dos corpos, e sua evolução no tempo, seus deslocamentos, sob a ação de forças, e seus efeitos subsequentes sobre seu ambiente.
A disciplina tem suas raízes em diversas civilizações antigas. Durante a Idade Moderna, cientistas tais como Galileu Galilei, Johannes Kepler, e especialmente Isaac Newton, lançaram as bases para o que é conhecido como mecânica clássica.
A mecânica clássica é composta pelo conjunto de três disciplinas, a estática, que estuda a causa dos movimentos (forças), a cinemática, que compreende o estudo do movimento, sem consideração das suas causas, e a dinâmica, que estuda o movimento com suas causas.
O conjunto de disciplinas que abarca a mecânica convencional é muito amplo e é possível agrupá-las em quatro blocos principais:
Mecânica clássica | Mecânica quântica |
Mecânica relativistica | Teoria quântica de campos |
Referências[editar | editar código-fonte]
- Moysés Nussenzveig; Curso de Física Básica - 1 - Mecânica; Editora Edgard Blücher Ltda, 1981.
- David Halliday, Robert Resnick e Jearl Walker; Fundamentos de Física Vol. 1: Mecânica, Editora LTC, 2007.
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
- Mecânica - e-física - Ensino de Física On-line - efisica.if.usp.br
Esse tecnólogo projeta e instala máquinas operatrizes convencionais ou automáticas que integram linhas de produção, além de gerenciar sua operação e manutenção. Pesquisa desenvolve e implanta softwares para operar equipamentos e, em parceria com o engenheiro de produção, escolhe materiais e tecnologias a ser empregados na usinagem. Outra área de atuação encontra-se nas empresas do ramo metalmecânico, como metalúrgicas e fábricas de autopeças.
Testes Profissionais
Mercado de Trabalho
"Até 2011, o mercado vinha em uma onda de crescimento. Já no primeiro semestre de 2012, houve estabilização, em razão da atual conjuntura econômica internacional", diz o professor Emanuel Rezende Rodrigues, da UEA, em Manaus (AM). Os principais empregadores são a indústria de petróleo e gás, o setor automotivo, usinas de geração de energia elétrica e indústrias eletroeletrônicas, em que o profissional atua, principalmente, nas áreas de produção e manutenção. "A especialização em produção mecânica oferece as melhores oportunidades de trabalho por causa da adoção de novas tecnologias e de rigorosos processos de controle da qualidade", diz o professor. O Sul e o Sudeste concentram as melhores oportunidades para o tecnólogo. No Nordeste, há boas perspectivas para os próximos anos, já que o setor industrial vem crescendo muito na região. Manaus, por causa da Zona Franca, também oferece boas chances.
Salário inicial: R$ 3.000,00 (fonte: prof. Sandro de Paula Pires, da Ensitec).
Salário inicial: R$ 3.000,00 (fonte: prof. Sandro de Paula Pires, da Ensitec).
As melhores escolas
Orientação Profissional
Curso
Os enfoques podem variar de instituição para instituição, mas os cursos da área têm uma plataforma curricular comum. Entre as matérias estudadas, estão termodinâmica, dinâmica dos fluidos, tecnologia de dispositivos e processos de produção. Em laboratório, aprendem-se técnicas de tratamento térmico de materiais, construções motoras e sistemas hidráulicos e pneumáticos. Essas disciplinas são complementadas no decorrer do curso com o conhecimento de robótica, manufatura automatizada, óptica, microprocessadores e metrologia. Nem todas as instituições de ensino obrigam os alunos a fazer o estágio. Mas para levar o diploma é preciso preparar um trabalho de conclusão de curso.
Atenção: algumas escolas oferecem formação específica, como projetos e processos de produção. Outras focam numa área determinada, como refrigeração, sistemas automotivos e soldagem.
Duração média: três anos.
Outros nomes: fabric. Mecân.; Manut. Mecân.; proj. Mecân.; refrigeração e Climatização; sist. Automotivos; soldagem.
Atenção: algumas escolas oferecem formação específica, como projetos e processos de produção. Outras focam numa área determinada, como refrigeração, sistemas automotivos e soldagem.
Duração média: três anos.
Outros nomes: fabric. Mecân.; Manut. Mecân.; proj. Mecân.; refrigeração e Climatização; sist. Automotivos; soldagem.
O que você pode fazer
Gestão de manufatura
Dirigir os processos de usinagem, garantindo o bom funcionamento das máquinas e o padrão de qualidade dos produtos produzidos em linha.
Manutenção de máquinas e equipamentos
Consertar equipamentos, dispositivos controladores e processadores e acompanhar seu funcionamento.
Mecânica de precisão
Desenvolver atividades voltadas para a produção de equipamentos controlados por sensores elétricos e ópticos ou por microcontroladores automáticos.
Mecatrônica
Programar e integrar eletronicamente máquinas-ferramentas. Automatizar os processos de produção. Construir robôs industriais com capacidade de reprogramação automática.
Processos
Montar tornos mecânicos, motores de combustão e caldeiras e acompanhar seu desempenho. Usar ferramentas eletrônicas de automatização de máquinas e processos.
Projetos
Criar equipamentos, instalações e dispositivos mecânicos industriais, com a utilização de ferramentas de simulação que permitam a concepção de objetos virtuais em 3D.
Soldagem
Coordenar os serviços de ligação e solda de peças e estruturas metálicas utilizadas na engenharia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário