domingo, 1 de novembro de 2015

RACIOCÍNIO

Raciocínio (ou raciocinar) é uma operação lógica discursiva e mental. Neste, o intelecto humano utiliza uma ou mais proposições, para concluir, através de mecanismos de comparações e abstrações, quais são os dados que levam às respostas verdadeiras, falsas ou prováveis. Das premissas chegamos a conclusões.
Foi pelo processo do raciocínio que ocorreu o desenvolvimento do método matemático, este considerado instrumento puramente teórico e dedutivo, que prescinde de dados empíricos.
Através da aplicação do raciocínio, as ciências como um todo evoluíram para uma crescente capacidade do intelecto em alavancar o conhecimento. Este é utilizado para isolar questões e desenvolver métodos e resoluções nas mais diversas questões relacionadas à existência e sobrevivência humana.
O raciocínio, um mecanismo da inteligência, gerou a convicção nos humanos de que a razão unida à imaginação constituem os instrumentos fundamentais para a compreensão do universo, cuja ordem interna, aliás, tem um caráter racional, portanto, segundo alguns, este processo é a base do racionalismo.
Logo, resumidamente, o raciocínio pode ser considerado também um dos integrantes dos mecanismos dos processos cognitivos superiores da formação de conceitos e da solução de problemas, sendo parte dopensamento.Raciocínio é um substantivo masculino que significa o ato ou maneira depensar ou raciocinar. É sinônimo de argumento, pensamento ou juízo.
Com origem no termo em latim ratiocinatio, um raciocínio também pode ser descrito como uma sequência de juízos ou argumentos usados para chegar a uma determinada conclusão.
Um raciocínio pode ser classificado como um pensamentocálculodeliberação oudeduçãoEx: Tenho que sair daqui porque este barulho está prejudicando o meu raciocínio.
No âmbito da lógica, um raciocínio é uma operação intelectual que tem início em duas premissas conhecidas e que permite chegar a uma terceira que deriva de forma lógica das duas anteriores. De acordo com a lógica clássica, o fundamento interno do raciocínio é o princípio de razão.
Um raciocínio pode ser usado para fazer uma inferência através de proposições supostamente válidas.

Existem vários erros de raciocínio que são caracterizados em latim comoquaternio terminorum ou "falácia dos quatro termos". Neste caso, as premissas usadas em um silogismo (normalmente compostos por premissa maior, premissa menor e conclusão) não são usadas no mesmo sentido, o que causa um erro de raciocínio. Por exemplo:
Premissa maior: Nada é melhor do que um amor correspondido.
Premissa menor: Um cachorro quente é melhor que nada.
Conclusão: Um cachorro quente é mehor do que um amor correpondido.

Raciocínio lógico

A lógica determina três tipos de raciocínio: deduçãoindução abdução.
É possível resolver problemas usando o raciocínio lógico. A resolução de exercicíos lógicos contribui para o desenvolvimento de algumas habilidades mentais.
Muitas empresas utilizam exercícios de raciocínio lógico (problemas matriciais, geométricos e aritméticos) para testarem a capacidade dos candidatos. Este tipo de avaliação também é comum em concursos públicos.

Tipos de raciocínio

Raciocínio verbal - consiste na capacidade de apreensão e estruturação de elementos verbais, culminando na formação de significados e uma ordem e relação entre eles.
Raciocínio espacial - remete para a aptidão para criar e manipular representações mentais visuais. Está relacionada com a capacidade de visualização e de raciocinar em três dimensões.
Raciocínio abstrato - responsável pelo pensamento abstrato e a capacidade para determinar ligações abstratas entre conceitos através de ideias inovadoras.
    • FCC - 2004 - Analista Judiciário - TRT)
      A figura mostra a localização dos apartamentos de um edifício de três pavimentos que tem apenas alguns deles ocupados:

      Sabe-se que:
      - Maria não tem vizinhos no seu andar, e seu apartamento localiza-se o mais a leste possível;
      - Taís mora no mesmo andar de Renato, e dois apartamentos a separam do dele;
      - Renato mora em um apartamento no segundo andar exatamente abaixo do de Maria;
      - Paulo e Guilherme moram no andar mais baixo, não são vizinhos e não moram abaixo de um apartamento ocupado.
      - No segundo andar estão ocupados apenas dois apartamentos.
    Alt text
  • Se Guilherme mora a sudoeste de Tais, o apartamento de Paulo pode ser:

Nenhum comentário:

Postar um comentário