A dermatite seborreica é uma inflamação na pele que causa descamação e vermelhidão principalmente em algumas áreas da face, como sobrancelhas e cantos do nariz, além de afetar couro cabeludo e colo. É uma doença crônica, com períodos de melhora e piora dos sintomas.
A dermatite seborreica em recém-nascidos, conhecida como crosta-láctea, é uma condição inofensiva e temporária. Aparecem crostas grossas e amarelas ou marrons sobre o couro cabeludo da criança. Escamas semelhantes também podem ser encontradas nas pálpebras, nas orelhas, ao redor do nariz e na virilha.
Atualmente, a dermatite seborreica acomete cerca 18% da população mundial. Tanto em adultos como em crianças a doença não é contagiosa e não é causada por falta de higiene. Não é uma alergia, e não é perigosa.
Causas
As causas exatas da dermatite seborreia ainda não são conhecidas. Parece ser uma combinação de vários fatores, tais como:
- Tendência individual (tipo de pele)
- Estresse
- Um fungo (Pityrosporum ovale) que vive normalmente na pele
- Certas condições médicas e medicamentos
- Tempo frio e seco.
No entanto, sabe-se que a dermatite seborreica não é causada por uma alergia ou falta de higiene.
Fatores de risco
Os recém-nascidos e adultos com idades entre 30 e 60 anos são mais propensos a desenvolver uma dermatite seborreica. É mais comum em homens do que em mulheres e em pessoas com pele oleosa. Além disso, essas condições médicas também podem aumentar o risco:
sintomas
Sintomas de Seborreia
As características clínicas da dermatite seborreica incluem:
- Flocos de pele (caspa) em seu couro cabeludo, cabelo, sobrancelhas, barba ou bigode
- Crostas de pele que descamam
- Pele avermelhada
- Vermelhidão ou descamação das pálpebras (blefarite)
- Coceira ou ardor, que pode piorar caso a área seja infectada pelo ato de “cutucar” a pele
- Oleosidade na pele e no couro cabeludo.
A dermatite seborreica pode ocorrer em diversas áreas do corpo. Normalmente se forma onde a pele é oleosa ou gordurosa, como couro cabeludo, sobrancelhas, pálpebras, vincos do nariz, lábios, atrás das orelhas e tórax.
diagnóstico e exames
Buscando ajuda médica
Marque uma consulta médica se:
- Apresentar sinais de dermatite seborreica
- Sua condição está causando constrangimento e ansiedade
- Você suspeita que sua pele está infectada
- Você já tentou medidas de autocuidado sem sucesso.
Na consulta médica
Você provavelmente visitará clínico geral ou dermatologista. Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:
- Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram
- Histórico médico, incluindo outras condições que o paciente tenha e medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade
- Leve suas dúvidas por escrito, começando pela mais importante. Isso garante que você conseguirá responder as perguntas relevantes antes da consulta acabar.
O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:
- Quais são os seus sintomas e quando você começou a notálos?
- Essa é a primeira vez que você teve esses sintomas, ou você teve antes?
- Quão grave são os seus sintomas? Eles estão sempre do mesmo jeito ou vezes pioram/melhoram?
- Alguma coisa parece piorar os sintomas?
- Que medicamentos, vitaminas ou suplementos você está tomando?
- Você esteve sob estresse recentemente ou experimentou grandes mudanças na vida?
Diagnóstico de Seborreia
O diagnóstico é feito clinicamente por um dermatologista, que irá se basear na localização das lesões e no relato do paciente. O dermatologista poderá necessitar de alguns exames clínicos, como:
- Exame micológico
- Biópsia
- Teste de contato.
tratamento e cuidados
Tratamento de Seborreia
Às vezes, a dermatite seborreica vai desaparecer por si só. Pode ser um problema que vai e volta durante a vida ou durar anos. Em todos os casos, é possível amenizar os sintomas. Muitas vezes, os melhores resultados vêm de uma combinação de tratamentos, tanto de medicamentos e estilo de vida. Se a dermatite seborreica não melhorar, ou se a área se tornar dolorosa, com vermelhidão, inchaço e pus, marque uma consulta médica.
No couro cabeludo
Os adultos com dermatite seborreica no couro cabeludo podem usar um xampu anticaspa que contenha algum desses ingredientes:
- Alcatrão de hulha
- Cetoconazol
- Ácido salicílico
- sulfeto de selênio
- Piritionato de zinco.
No corpo
Já para a dermatite seborreica no rosto e no corpo, podem ser utilizados cremes e pomadas antifúngicas. Além disso, outros tratamentos podem ser usados, como:
- Loções de corticosteroides
- Produtos de enxofre.
Dermatite seborreia em crianças
Para as crianças com dermatite seborreica, o pediatra pode receitar um xampu que ajuda a lidar com o problema. Um xampu anticaspa normal pode irritar o couro cabeludo de seu bebê. Para suavizar as escamações mais grossas, escove suavemente o couro cabeludo do bebê para ajudar a descascar sem ferir a pele.
Se as escamas não se soltarem facilmente, passe um pouco de óleo mineral no couro cabeludo e enrole um pano quente e úmido na cabeça da criança por até uma hora antes de dar o banho. Depois disso, lave o cabelo como indicado anteriormente. É importante lembrar que os bebês perdem muito calor através do couro cabeludo. Se você usar um pano quente e úmido com o óleo mineral, verifique-o com frequência para não deixar o pano esfriar. O pano frio e úmido pode baixar drasticamente a temperatura do bebê.
Medicamentos para Seborreia
Os medicamentos mais usados para o tratamento de seborreia são:
Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.
convivendo (prognóstico)
Convivendo/ Prognóstico
A melhor abordagem para você depende do seu tipo de pele, a gravidade do seu estado e se os seus sintomas afetam o couro cabeludo ou outras áreas de seu corpo. Mas, mesmo que a sua condição desapareça, é provável que vá voltar em algum momento. Fique atento para os sintomas e retome o tratamento da condição quando se repetir.
Durante as crises de dermatite seborreica, você pode adotar alguns hábitos que, juntamente com o isso de xampu e outros medicamentos, ajudam a eliminar as escamas da pele:
- Lave a pele regularmente com água e sabão. Evite usar perfumes, cremes e sabonetes muito perfumados
- Evite produtos que contenham álcool, pois eles podem fazer com que a doença se espalhe
- Use roupas leves e de algodão, isso ajuda a manter o ar circulando em torno de sua pele e reduz a irritação
- Se você tem barba ou bigode, considere barbear-se. A dermatite seborreica pode ser piorar com bigodes e barbas
- Evite coçar. Coçar pode aumentar a irritação e seu risco de infecção
- Limpe suavemente as pálpebras. Se suas pálpebras mostrarem sinais de vermelhidão ou descamação, lave-as com xampu neutro e limpe as escamas com um cotonete. Fazer compressas mornas ou quentes também pode ajudar
- Delicadamente, lave couro cabeludo do bebê. Se a criança tem dermatite seborreica de berço, lavar o couro cabeludo uma vez por dia. Delicadamente, solte as escamas com um pincel pequeno de cerdas macias antes de enxaguar o xampu.
É necessário seguir o tratamento correto, o qual irá depender da localização das lesões e da intensidade dos sintomas. Alguns cuidados podem ajudar na melhora dos sintomas, como:
- Evitar o uso de sprays, pomadas e géis para o cabelo
- Evitar usar chapéus ou bonés
- Evitar a ingestão de alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas
- Não tomar banhos muito quentes
- Enxugar-se bem antes de vestir-se
- Usar roupas que não retenham o suor
- Controlar o estresse e a ansiedade
- Retirar completamente o xampu e o condicionador dos cabelos quando lavar a cabeça
- Cessar o tabagismo.
Complicações possíveis
Caso a higiene não seja feita corretamente e você coçar a área afetada, pode ser que aconteça uma infecção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário